Consultoria

5 tipos de consultoria financeira para deixar cada detalhe das finanças da empresa em ordem

By 2 de maio de 2019 No Comments
tipos de consultoria financeira

Gerenciar as finanças de uma empresa sempre será um desafio. E a verdade é que nem todo empreendedor é um expert em finanças.

Muitas vezes, são excelentes líderes, ou grandes especialistas em marketing, ou técnicos incríveis na área de atuação de seu negócio.

Assim, quando a empresa cresce e se decide por contratar um gerente ou diretor financeiro, muitas vezes é preciso primeiro pôr a casa ordem.

Mas esse é apenas um dos tipos de consultoria financeira. Existem muitos outros. Mesmo grandes empresas já consolidadas, podem, por exemplo, mudar sua distribuição societária, ou receber um aporte de capital importante de um investidor e precisam de ajuda para usar esses recursos da melhor forma.

Independentemente dos tipos de consultoria financeira que você procura, o serviço acaba se tornando essencial para auxiliar na organização das finanças e nas estratégias de investimento.

Ninguém quer ter problemas no caixa, ficar no vermelho ou sem recursos para investir no desenvolvimento da própria empresa. Mas sem o acompanhamento adequado, as chances dos recursos serem mal empregados são muito grandes.

Então que tal colocar as finanças em ordem?

Entenda melhor sobre os tipos de consultoria financeira e saiba como tomar decisões mais assertivas em relação ao financeiro do seu negócio!

Leia também: Como fazer um planejamento financeiro de uma empresa de forma ágil e prática

Qual é o papel de uma consultoria financeira?

Qualquer que seja a consultoria, seja na área de gestão, finanças ou comunicação, o foco estará sempre na proposta de melhorias para a empresa.

Além de auxiliar na resolução de problemas, um consultor é capaz de analisar processos já em andamento e planejar ações que continuem colaborando para o crescimento de um negócio.

O trabalho envolve uma análise criteriosa da empresa e de seu momento, cultura, particularidades. Assim como o diagnóstico de problemas ou situações que precisam de uma estratégia mais elaborada para melhorar os resultados da empresa.

Mais especificamente na área financeira, o papel do consultor é:

Levantar as necessidades do cliente e traçar estratégias e ações que possam melhorar o setor financeiro da empresa.

O controle, a organização e a análise das finanças fazem com que as tomadas de decisões sejam muito mais planejadas e, consequentemente, assertivas.

O papel é totalmente estratégico. E, por se tratar de uma visão externa e 100% profissional, sem conflito de interesses, a ideia é que envolva um planejamento financeiro completo. Assim, são indicadas as melhores práticas para o empresário seguir e manter a saúde financeira do negócio.

Saiba mais: Gestão financeira: melhore o controle de gastos empresariais

Você sabe quais são as características mais importantes para ser um bom gestor financeiro? Confira neste infográfico:

tipos de consultoria financeira

Fonte: NFe.io

Tipos de consultoria financeira

Poderíamos dizer que existem três tipos de consultorias financeiras:

  • as pessoais e familiares;
  • a empresariais;
  • de investimentos.

Mas, como estamos aqui para te ajudar com questões relacionadas ao seu negócio, vamos listar agora os 5 principais tipos de consultoria financeira em relação às atividades que podem ser realizadas para empresas.

1- Planejamento financeiro

O planejamento financeiro começa pelo diagnóstico da situação financeira da empresa.  Assim, tem como objetivo propor ações de melhoria.

Com foco no aumento de lucro e na redução de custos, envolve a administração de todos os recursos financeiros, como:

  • as despesas;
  • os centros de custos;
  • a distribuição de lucros.

Definir políticas de capital de giro também são importantes neste tipo de consultoria financeira.

2- Controles financeiros

Você pode até achar que tem o controle financeiro da sua empresa. Mas com certeza já se deparou com algum dado que não batia. As informações incoerentes são comuns nas empresas que não fazem consultoria financeira.

Não se tratam apenas de números. Eles indicam o lucro ou prejuízo do seu negócio, o dinheiro que entra e sai através de trabalho duro e muito planejamento estratégia. E por isso também devem ser analisados.

Com a estruturação e melhoria nos processos de controle financeiro, contabilizando corretamente as entradas e saídas, você terá mais clareza na leitura dos números no fim do mês.

3- Fluxo de caixa

A consultoria financeira também pode auxiliar na análise do fluxo de caixa, desde questões mais simples até as mais complexas.

Assim, com esse tipo de consultoria, você consegue bater o olho em documentos e compreender se realmente está retornando lucro para a empresa.

Outro benefício é entender melhor as despesas que mais afetam o fluxo de caixa.

4- Precificação

Outro tipo de consultoria financeira é aquele que envolve a precificação. O consultor, neste caso, pode analisar a viabilidade de novos negócios para a empresa e calcular preços de produtos e serviços mais precisamente.

5- Investimentos

Você saberia dizer quais são as possibilidades de investimento de sua empresa com os recursos disponíveis hoje?

Bem, a consultoria financeira aparece justamente para identificar essas oportunidades e fazer o controle delas para você.

O acompanhamento diário de aplicações financeiras, resgates e investimentos pode melhorar, e muito, sua situação financeira.

Confira em nosso blog: 7 Ferramentas financeiras simples que auxiliam na gestão da empresa

Outro ponto importante para o planejamento financeiro são os indicadores, confira alguns dos principais:

Tipos de consultoria financeira

Fonte: NFe.io

4 etapas da consultoria financeira

Em todos os tipos de consultoria financeira, o que geralmente será semelhante são as 4 etapas para realizar o trabalho:

  1. Diagnóstico: a avaliação de problemas e processos existentes e o diagnóstico da situação financeira da empresa;
  2. Planejamento: a definição do que pode ser feito para melhorar, com foco nos objetivos da empresa e na viabilidade para chegar às ações ideais;
  3. Execução: o auxílio prático para as ações pré-definidas, com toda a administração dos recursos financeiros;
  4. Acompanhamento: com o projeto estratégico em andamento, é possível acompanhar se os resultados estão surtindo os efeitos esperados. Se necessário, ajustes e novas propostas de melhorias podem ser estabelecidos.

E então, o que achou sobre os tipos de consultoria financeira e qual deles você acredita que resolveria os problemas da sua empresa?

Compartilhe conosco os pontos fortes e fracos do seu negócio e continue nos acompanhando para saber como aumentar seu lucro de forma estratégica, sem prejudicar as finanças da empresa!

Leia mais: 4 razões que mostram como um bom planejamento financeiro pode ajudar sua empresa a crescer

A Setting é uma empresa de consultoria empresarial com foco em geração de valor e resultados para seu negócio. Trabalha por meio de uma visão sistêmica, a valorização das pessoas e na gestão baseada em fatos.

Baixe nosso e-book gratuito e entenda melhor como uma consultoria pode ajudar sua empresa: O que esperar de uma consultoria em gestão e como escolher o parceiro certo 

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

More posts by Jorge Secaf Neto

Comentários no Facebook