Gestão Empresarial

Ferramentas de gestão financeira: 5 opções para implementar na sua empresa e otimizar a rotina do setor de finanças

Ferramentas de gestão financeira

Compartilhe isso!

Uma gestão financeira de qualidade é essencial para que uma empresa consiga se desenvolver de maneira sustentável.

Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Atualmente, existem diferentes ferramentas de gestão financeira para pequenas e médias empresas.

Essas soluções tecnológicas permitem automatizar uma série de tarefas repetitivas, promover a integração e a centralização de dados e otimizar diferentes processos que envolvam as finanças de uma empresa.

Com isso em mente, elaboramos este conteúdo para mostrar estas 5 dicas de ferramentas que prometem melhorar a gestão financeira do seu negócio:

  1. QuickBooks
  2. ContaAzul
  3. Granatum
  4. Nibo
  5. Bkper

Continue a leitura e descubra qual delas atende melhor as necessidades da sua empresa.

Leia também: 7 Ferramentas financeiras simples que auxiliam na gestão da empresa

5 dicas de ferramentas de gestão financeira

Para manter as finanças de sua empresa em dia, é fundamental ter os números e as contas de seu negócio sob controle. E, para isso, acompanhamentos manuais em papel já não dão mais conta do recado faz muito tempo.

Nesse contexto, algumas empresas apelam para planilhas eletrônicas. No entanto, elas são difíceis de compartilhar e manter atualizadas. Além disso, sua capacidade computacional é limitada, começando a ficar lentas e ineficientes conforme a quantidade de dados e informações aumenta, com o passar do tempo.

Assim, há empresas que optam por drives compartilhados, em que essas planilhas são editadas em tempo real e podem ser acessadas por diversos colaboradores da empresa ao mesmo tempo, inclusive definindo-se níveis de acesso, como visualização, comentário e edição.

Mas mesmo essas planilhas compartilhadas podem não ser suficientes para um bom acompanhamento. Por isso, o ideal é que você use ferramentas de gestão financeira colaborativas.

Nesse caso, há mais segurança que as simples planilhas, funcionalidades mais específicas e, assim, maior possibilidade de se fazer um acompanhamento profissional das finanças.

Conheça algumas delas, a seguir.

Leia também: O que são ferramentas de colaboração? Saiba usá-las para organizar processos e entregar +!

1. QuickBooks

Iniciando a nossa lista de ferramentas de gestão financeira, temos o QuickBooks. Este sistema online ajuda a manter as entradas e as saídas sob controle.

Empresas que costumam ter unicamente o fluxo de caixa como ferramenta de gestão financeira vão adorar o QuickBooks. Isso porque a plataforma organiza as contas a pagar e a receber e emite notificações sobre os prazos que se aproximam.

Além disso, o QuickBooks faz o envio de faturas para os seus clientes e categoriza as despesas da sua empresa.

A interface desse sistema é bastante amigável e funciona muito bem em dispositivos móveis.

Não podemos deixar de citar a função que o QuickBooks apresenta de importar dados da sua conta bancária empresarial para obter relatórios e insights que vão orientar as suas tomadas de decisão.

2. ContaAzul

Dando continuidade à nossa lista com ferramentas de gestão financeira para micro e pequenas empresas, e as de médio porte também, temos o ContaAzul.

Este conhecido sistema trabalha com movimentação de contas, controle de fluxo de caixa, vendas e gerenciamento de estoque.

O ContaAzul permite integrar os diferentes setores da empresa que, direta ou indiretamente, exercem impacto no departamento de finanças.

Nesta plataforma online, é possível também emitir boletos de cobrança de clientes e gerar diferentes tipos de relatórios automaticamente para entender melhor a situação financeira do seu negócio.

3. Granatum

Se a sua empresa não abre mão de ter o fluxo de caixa como ferramenta de gestão financeira, então o Granatum pode ser uma ótima alternativa.

Essa plataforma online, também disponível na versão mobile para Android e iOS, oferece uma visão completa sobre todas as entradas e saídas do caixa da empresa. Em uma única tela, é possível visualizar as contas a pagar e a receber e seus respectivos prazos, aplicar filtros e selecionar períodos específicos.

Integrado a sistemas de mais de 700 prefeituras, o Granatum facilita a emissão de notas fiscais de serviço eletrônica.

Além disso, o sistema gera gráficos interativos e relatórios gerenciais de maneira automática para você acompanhar o desempenho do seu setor financeiro.

4. Nibo

O Nibo é uma ferramenta com recursos bem completos para gestão financeiras. Ele permite, por exemplo, automatizar processos de cobrança, monitorar e projetar o fluxo de caixa, organizar o estoque, emitir notas fiscais eletrônicas e analisar as suas finanças a partir de relatórios claros e objetivos.

Há também a possibilidade de importar dados do seu extrato bancário e realizar conciliações inteligentes.

5. Bkper

O Bkper é uma ferramenta de gestão financeira que utiliza alguns recursos do Google, como o aplicativo Planilhas.

Um dos principais atributos que essa plataforma apresenta é a possibilidade de os colaboradores trabalharem de maneira colaborativa e o armazenamento de dados na nuvem.

O Bkper está disponível tanto para dispositivos móveis como para desktops.

Conheça mais algumas: Ferramentas de gestão financeira: conheça as essenciais para o seu negócio

Essas foram as nossas 5 dicas de ferramentas de gestão financeira. O que você achou? Já sabe qual pretende implementar na sua empresa?

Com um sistema especializado, você consegue otimizar bastante as rotinas do seu setor de finanças e alcançar melhores resultados.

A Setting é uma empresa de consultoria focada em resultados, que usa a gestão sistêmica e a tomada de decisão tomada em fatos para aprimorar os processos de sua empresa.

Para isso, faz diagnósticos, analisa os processos atuais, desenha processos melhorados e promove sua implementação e acompanhamento, dentre outras atividades.

Confira 3 cases de sucesso que compravam o sucesso de nossa maneira de trabalhar:

Quer entender melhor como se dá esse processo de diagnóstico empresarial? Então, baixe nosso e-book gratuito: Por dentro de um diagnóstico empresarial

Vera Maria Stuart Secaf

Author Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Ministrou aulas nos cursos de pós graduação da FUPAM, FEA/USP, FGV in Company e ANBIMA. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

More posts by Vera Maria Stuart Secaf

Comentários no Facebook