Gestão Empresarial

4 razões que mostram como um bom planejamento financeiro pode ajudar sua empresa a crescer

planejamento financeiro

Compartilhe isso!

Ao falar sobre questões econômicas, um dos principais desafios encontrados na gestão de uma empresa é o planejamento financeiro. Isso porque, geralmente, as empresas desconhecem a forma de gerir adequadamente os seus recursos e de se prepararem para enfrentar os momentos de aperto financeiro. A construção de um planejamento financeiro pela empresa é de fundamental importância para o seu crescimento, pois ele visa orientar a tomada de todas as suas decisões. E pensando nisso, preparamos 4 razões que mostram como um bom planejamento financeiro vai ajudar a sua empresa a crescer. Acompanhe:

Tenha um orçamento

Sua empresa deve sempre ter um orçamento das receitas e despesas que irá guiá-lo na hora de tomar decisões financeiras, especialmente se você tem algum caixa disponível para reinvestir em seu negócio. Os juros, a inflação e as taxas de câmbio também devem ser levados em consideração na hora de planejar o orçamento. O planejamento financeiro deve ser feito sempre levando em conta essas projeções, evitando assim que a empresa perca dinheiro.

Conheça a concorrência

Uma boa maneira de ganhar mais conhecimento sobre a melhor forma de gerir o dinheiro é analisar alguns dados sobre o setor em que a sua empresa opera. Descubra se as suas vendas diminuíram ou aumentaram em determinado período e saiba quais foram os piores meses. Essa visão, combinada com as informações de seu setor, vai ajudar a sua empresa a se planejar melhor para enfrentar os meses que possivelmente serão ruins.

Mantenha as contas em dia

Mantenha um registro diário de suas receitas e despesas. Esse fluxo de entradas e saídas deve ser a base para a criação do seu planejamento financeiro, permitindo que você planeje os seus pagamentos e, por sua vez, defina suas obrigações imediatas e quanto de capital de giro você precisa para pagá-las.

O prazo estabelecido para cumprir seus compromissos financeiros, tais como cartões de crédito ou empréstimos recebidos, deve ser respeitado. Às vezes a empresa pode registrar um aumento de resultados, e acaba-se pensando que esse resultado pode ser permanente. Mas para garantir a longevidade de uma empresa, é necessário administrar as dívidas adequadamente.

Outra opção para cobrir suas obrigações de pagamento, que pode ser uma saída de emergência, é manter uma linha aberta com um banco, mas isso deve ser contratado apenas quando você considerar que a sua capacidade de crescer com base nas alternativas que o banco oferece é uma boa opção no momento.

Tenha novas opções

Para o crescimento de uma empresa, ela deve gerar lucros suficientes para que possa reinvestir em seu crescimento. No entanto, o planejamento financeiro pode mostrar que há outras ideias que você pode considerar para multiplicar seus recursos, desde que você tenha feito uma avaliação do que pode significar para a sua empresa a obtenção de um empréstimo:

  • Se sua empresa for uma start-up, você pode recorrer a investidores que acreditem no seu negócio e possam oferecer capital de risco em troca de participação societária. Para tanto você deve ter um plano de negócio bem estruturado.
  • Se a sua empresa já fez um empréstimo, existe a alternativa de uma renegociação assegurando-se que a nova linha de créditos passa representar juros baixos.

E então? Compreende melhor agora porque o planejamento financeiro é tão essencial? Se ainda houver alguma dúvida ou questionamento, deixe seu comentário e venha participar da conversa!

Vera Maria Stuart Secaf

Author Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Ministrou aulas nos cursos de pós graduação da FUPAM, FEA/USP, FGV in Company e ANBIMA. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

More posts by Vera Maria Stuart Secaf

Comentários no Facebook