Processos

Como estruturar o setor financeiro de uma empresa: funções, cargos e estrutura

Como estruturar o setor financeiro de uma empresa

Compartilhe isso!

Para saber como estruturar o setor financeiro de uma empresa, o primeiro passo é compreender qual a dimensão do seu empreendimento.

Em um negócio que está iniciando ou que seja de pequeno porte, uma PME, por exemplo, muitas vezes o departamento financeiro é comandado pelo proprietário.  Isso porque esse tipo de empresa costuma ainda não possuem uma separação de setores definida.

No caso dos grandes empreendimentos, empresas de maior porte, a estrutura do setor financeiro precisa ser bem definida e planejada. Afinal, o profissionalismo e a maturidade na gestão serão decisivas para o sucesso do negócio.

Assim, manter um setor financeiro organizado dentro de uma empresa é algo de extrema importância. Pois é por meio dele que novos recursos podem ser captados, investimentos realizados, gastos pagos devidamente e o fluxo de caixa mantido sempre positivo.

Dessa forma, os setores operacionais da empresa podem trabalhar com mais tranquilidade, sabendo que as finanças do negócio estão em dia.

Mas como organizar essa área da organização? É isso que varemos a seguir, em um passo a passo de como estruturar o setor financeiro de uma empresa em 10 etapas.

Leia também: Ciclo operacional e financeiro: guia definitivo com conceito, importância, cálculo e exemplos

Como estruturar o setor financeiro de uma empresa

Antes de  ver o passo a passo, você precisa conhecer algumas características importantes de um setor financeiro.

Funções do departamento financeiro

Para saber como organizar um setor financeiro de uma empresa, é preciso conhecer cada uma de suas funções e como, exatamente, elas funcionam.

Um departamento financeiro é constituído por pequenos outros setores, que compõem sua estrutura.

Estrutura do setor financeiro

  • A administração de riscos é um setor que assume a responsabilidade de analisar o mercado, ou seja, qualquer risco de impacto negativo que venha acometer a empresa pode ser prevenido com a ajuda desse setor;
  • A gestão de contabilidade é a responsável por cuidar do patrimônio da empresa e criar todos os demonstrativos e demais burocracias legais para que a empresa esteja com seu números em dia, assim como tributos e outras obrigações junto a órgãos governamentais;
  • Para que as contas não sejam pagas após o vencimento, existe um setor específico para realizar essas ações, conhecido gestão de contas;
  • O fluxo de caixa de um negócio é gerenciado pela tesouraria.

Veja também: Como projetar um fluxo de caixa empresarial em 5 passos descomplicados

Cargos do departamento financeiro

Após entender como estruturar o setor financeiro de uma empresa, o que vem a seguir é a distribuição dos cargos dentro de cada um desses setores.

No momento em que fica compreendido a importância desse departamento para o futuro da empresa, saber como organizar um setor financeiro que venha a contribuir grandemente para atingir as metas é um marco para o seu empreendimento.

veja alguns cargos que precisam ser preenchidos:

  • Um analista financeiro é o profissional que cuidará, diariamente, dos gastos e lucros que estão sendo recebidos. Conferindo fluxo de caixa para analisar se tudo está em seu devido lugar;
  • Já o analista fiscal, atuará na parte de tributações e impostos de uma empresa;
  • O diretor financeiro atua para manter todos os outros cargos trabalhando de forma colaborativa. É responsável por fazer o setor atingir suas metas. Caso algo esteja fora do planejamento, é esse profissional que trabalhará em novas projeções, para evitar impactos negativos;
  • O supervisor financeiro vai ser responsável por verificar se os orçamentos estão dentro das metas e também traçar as novas metas para que a empresa cresça cada vez mais.

Veja mais: Como ser diretor financeiro: 5 dicas para chegar ao topo da carreira de finanças

Confira mais algumas dicas para esse cargo, segundo a NFe.io:

conceitos básicos de finanças corporativas

Fonte: NFe.io

Dicas práticas para o departamento financeiro: como organizar em 10 passos

O primeiro passo na hora de organizar o setor financeiro de uma empresa é definir quais processos são usados em seu negócio.

Por exemplo: algumas empresas tem vendedores externos, fazendo visitas. Eles fazem gastos de viagem, combustível, alimentação etc. Assim, é preciso definir um fluxo de processo do setor financeiro especificamente para isso.

Veja este exemplo:

Como estruturar o setor financeiro de uma empresa

Fonte: HEFLO

Mas esse é só o começo.

Veja um resumo do passo a passo de como organizar o setor financeiro de uma empresa:

  1. Analise quais processos financeiros você precisa desenvolver em seu negócio.
  2. Verifique que equipamentos e softwares serão necessários para isso e os adquira.
  3. Estude quantos colaboradores precisará contratar para manter esses processos em dia.
  4. Anuncie as vagas e faça a seleção dos colaboradores. DICA: você pode começar contratando um gerente financeiro e delegar a seleção dos colaboradores para ele.
  5. Desenhe os processos e crie manuais de como devem ser desempenhados.
  6. Treine os colaboradores contratados.
  7. Defina metas de performance e os indicadores de desempenho para os processos.
  8. Inicie a operação e fique de olho nos indicadores de desempenho.
  9. Caso eles indiquem que os processos não vão bem, tente redesenhá-los com melhorias, buscando sanar os erros.
  10. Mantenha esse ciclo de melhorias contínuas sempre, mesmo quando os indicadores estiverem bons.

Esse é um passo a passo básico de como criar um fluxo de processo para os setor financeiro. Agora, faça o diagnóstico de seu negócio e descubra que processos financeiros você precisa estruturar.

Saiba mais: 4 razões que mostram como um bom planejamento financeiro pode ajudar sua empresa a crescer

A Setting é uma consultoria que ajuda sua empresa a analisar seus processos, encontrar oportunidades de melhoria, colocá-las em prática e monitorar seu desempenho.

Saiba mais sobre como planejar o sucesso de seu negócio, baixando nosso e-book gratuito: O guia para fazer o Planejamento Estratégico de sua empresa

Vera Maria Stuart Secaf

Author Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Ministrou aulas nos cursos de pós graduação da FUPAM, FEA/USP, FGV in Company e ANBIMA. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

More posts by Vera Maria Stuart Secaf

Comentários no Facebook