Consultoria

O que faz e quanto custa uma consultoria empresarial?

By 14 de junho de 2018 No Comments
Quanto custa uma consultoria empresarial

Antes de adentrarmos em detalhes sobre quanto custa uma consultoria empresarial, é importante saber o que é consultoria, o que faz exatamente um consultor e quais são os tipos de consultoria.

Consultoria é uma prestação de serviço profissional de um consultor, uma pessoa que, tendo estabelecido experiência e prática em um assunto, aconselha e auxilia seu cliente na realização de atos, fornece informações e opiniões.

Com o termo consultoria empresarial não nos referimos a um tipo de consultoria, mas ao agrupamento de consultas quando voltadas para o mundo das empresas e órgãos públicos.

O consultor de negócios deve ser capaz de “ler o cliente”, suas preocupações, a sua visão do mercado, a sua descrição dos problemas reais da sua empresa, a análise dos concorrentes, do seu pessoal e como acredita estar a satisfação de seus clientes.

Deve também, ser capaz de ajudar a empresa de maneira muito concreta e os resultados de sua intervenção devem ser tangíveis e mensuráveis.

Uma das grandes vantagens de contar com uma consultoria empresarial é agregar aos conhecimentos dos seus profissionais e executivos uma visão externa, uma opinião de alguém (ou de uma equipe) que pode enxergar seus problemas e necessidades de um novo ângulo.

Somente por esses aspectos, já se observa que não é uma tarefa fácil estabelecer os parâmetros de quanto custa uma consultoria empresarial.

4 tipos de consultoria empresarial

Existem muitos tipos de consultorias de negócios, dependendo do setor a que pertencem e do tipo de habilidades que o consultor oferece; no entanto, podemos exemplificar algumas atividades de consultoria:

O consultor legal:

Figura muito comum no ambiente de negócios é a do profissional que presta assessoria jurídica.

Fornece toda a informação útil ao seu cliente, propõe todas as possíveis consequências das diferentes possibilidades de ação e apresenta ao seu cliente, tanto para questões criminais e civis, diferentes modalidades de ação.

O consultor político:

É um profissional que lida com o estudo do contexto social e econômico de acordo com um ponto de vista administrativo, a fim de identificar necessidades e oportunidades de ação.

O consultor financeiro:

Lida com valores mobiliários, gestão de ativos, cobrança de ordens de compra etc. O consultor realiza um planejamento financeiro, onde ele verifica e avalia o potencial dos recursos alocados pelo cliente para atingir o objetivo.

O consultor tributário:

Profissional que exerce atividade na área de contabilidade, tributos, serviços administrativos e de negócios.

Realiza manutenção contábil, elaboração de demonstrações financeiras e declarações fiscais correlatas, relatórios de sucessão e qualquer outra atividade relacionada a impostos e taxas.

Existem outros tipos de consultoria, confira mais alguns neste post de nosso blog: Confira 4 tipos de consultoria empresarial e como cada uma pode alavancar o seu negócio

Como se percebe, as várias atividades podem ser muito diferentes e podem exigir tipos diferentes de trabalho. Isso também influencia em quanto custa uma consultoria empresarial.

Algumas são muito mais de orientação, direcionamento, enquanto outras realizam efetivamente o trabalho e organizam projetos e planos de ação.

Por exemplo, um consultor financeiro pode realizar o planejamento dos recursos da empresa, mas quem vai colocá-la em prática serão outras pessoas.

Já o consultor contábil deverá fazer ele mesmo toda a regularização fiscal da empresa.

Quanto custa uma consultoria empresarial?

Não existe uma receita pronta ou uma fórmula matemática para se calcular o valor de uma consultoria empresarial.

Vários fatores influenciam nesse sentido. Por exemplo, a característica da consultoria. Quanto mais abrangente, provavelmente, mais cara.

No campo de trabalho relacionado à consultoria, existem alguns tipos de especialidades que são, geralmente, remuneradas melhor do que outras.

Mas o fator preponderante é a qualidade do consultor. Aqueles mais reconhecidos, mais requisitados, com certeza serão os mais caros.

Mas na prática, como saber quanto custa uma consultoria empresarial?

Algumas dicas podem ajudar a definir esse montante.

Passo a passo para saber quanto custa uma consultoria empresarial

1- Saiba, mais ou menos, o custo do projeto que você está pedindo

Nesse sentido, devem ser imaginados todos os gastos que o profissional terá com o trabalho.

Pense nas horas trabalhadas, equipamento que irá usar, equipe técnica (se houver), deslocamentos, hospedagens etc.

2- Adicione a margem de lucro do consultor

Para tanto, tenha em mente as seguintes questões:

  • A consultoria de que estou precisando, possui profissionais abundantes ou em falta no mercado?
  • Qual é o preço médio aplicado ao custo de mão-de-obra de um funcionário que realiza as mesmas atividades do consultor?
  • O consultor é muito requisitado no mercado de trabalho?

3- Quantifique os benefícios que a consultoria vai trazer para a empresa

É o  último fator, mas de extrema importância.

Esse valor serve tanto para definir uma porcentagem desse benefício que poderia servir de baliza para definir a remuneração do consultor comercial, assim como para verificar se o preço cobrado por ele ou por sua empresa não são excessivas em relação ao benefícios que serão alcançados.

Veja também em nosso blog: Como funciona uma empresa de consultoria e quais as vantagens para seu negócio?

A Setting é uma empresa de consultoria focada na gestão para resultados, oferecendo soluções que visam criação de valor em seu negócio por meio de uma  visão sistêmica, foco no cliente, gestão baseada em fatos e valorização das pessoas.

Se você procura uma consultoria empresarial, baixe nosso e-book gratuito: O que esperar de uma consultoria em Gestão e como escolher o parceiro certo

Comentários no Facebook