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Um plano de negócios é um documento que descreve as estratégias, objetivos, segmento de mercado e faz previsões financeiras de uma empresa a médio e longo prazo.

Muitas vezes descrito como um roteiro para o sucesso, um plano de negócios serve para demonstrar a viabilidade de um negócio e seu potencial de retorno financeiro. Além disso, deve analisar os ambientes interno e externo e garantir a remuneração dos investidores.

Neste artigo você vai conferir as 8 etapas de um plano de negócios e descobrir quais passos seguir para que a sua empresa alcance o sucesso.

Leia também: O que é e para que serve um plano de negócios: 3 razões para fazer um imediatamente

8 etapas de um plano de negócios

1 – Determine a sua identidade organizacional

O primeiro passo das etapas de um plano de negócios é determinar a identidade organizacional da sua empresa.

Assim, nesta seção, você deverá fornecer uma visão geral do seu negócio. Assim, precisará considerar os aspectos que o tornam único.

A identidade organizacional tem como base a Missão, a Visão e os Valores da empresa.

  • Missão: é a razão pela qual a sua empresa existe;
  • Visão: é onde você quer chegar com a sua empresa a longo prazo;
  • Valores: são os princípios inegociáveis.

Desde os cargos operacionais até os membros da diretoria, a declaração de MVV deve estar ao alcance de todos os colaboradores da empresa. E, por isso, redigida de maneira clara e objetiva.

A identidade organizacional servirá como base para as etapas seguintes do plano de negócio e para as tomadas de decisão em todos os níveis hierárquicos.

2 – Estabeleça seus objetivos de negócio

Os objetivos de negócios são tudo o que você pretende alcançar com a sua empresa nos próximos 5 anos, no mínimo. Por exemplo:

  • Aumentar o market share em 20%
  • Aumentar o brand awareness em 16%
  • Alavancar as vendas em determinada região geográfica

Estes objetivos de negócio devem estar claros para a organização. Além de serem relevantes, mensuráveis e possíveis de serem alcançados.

3 – Análise SWOT

Uma Análise SWOT é uma técnica extremamente útil para identificar e analisar os fatores internos e externos que podem afetar o seu negócio.

Essa técnica ajuda você a analisar e compreender os pontos fortes (Strength) e fracos (Weakness) da sua empresa, bem como as oportunidades (Opportunities) e as ameaças (Threats) que rondam o seu negócio.

Você conhece a Matriz SWOT? Então, confira este modelo:

4 – Análise de mercado

Este item das etapas de um plano de negócios consiste em verificar se existe um mercado viável para o seu produto ou serviço.

Existem quatro tópicos principais a serem considerados nesta seção:

  • Mercado Alvo – Este é o segmento de mercado para o qual você planeja vender seu produto ou serviço.
  • Tendências do mercado – O mercado está crescendo ou declinando? Você precisará mostrar quaisquer mudanças recentes no mercado, previsões e seus planos para atender às demandas futuras.
  • Perfil dos concorrentes – Quais são os produtos ou serviços concorrentes? Liste os principais participantes de seu mercado e inclua seu faturamento, lucros e participação de mercado.
  • Vantagem competitiva – Esta é a razão pela qual os clientes em potencial escolherão seu produto ou serviço em vez de seus concorrentes.

Saiba mais: Como a aplicação das 5 forças de Porter em uma empresa ajuda a definir estratégias

5 – Descreva seu cliente ideal

Quando você tem seus segmentos de mercado-alvo definidos, é hora de definir seu cliente ideal, também conhecido como a buyer persona.

Trata-se de uma representação fictícia de um integrante de seu mercado, Assim, esse “personagem” conta com nome, sexo, nível de renda, gostos, motivações, necessidades, localização geográfica etc. Quanto mais detalhes na personificação do seu comprador ideal, melhor.

Ter uma sólida persona será uma ferramenta extremamente útil para ajudá-lo a identificar as táticas de marketing e vendas que você precisará usar para atrair esses clientes ideais .

6 – Identifique um problema e a solução

Explicar seu negócio em termos de um problema e solução é necessário para provar por que sua ideia é relevante. Um dos maiores erros cometidos pelos empreendedores é tentar resolver um problema que ninguém tem.

Faça uma descrição geral do seu produto ou serviço. Em seguida, inclua detalhes e destaque o que diferencia seu produto ou serviço.

Não se esqueça de falar sobre como seu produto atende às necessidades de seus clientes e como ele é diferente de seus concorrentes. Identifique e descreva um problema e apresente a solução que o seu negócio pretende oferecer.

7 – Faça um plano financeiro

Todo bom plano de negócios precisa de um planejamento financeiro. Afinal, sem dinheiro as coisas não acontecem e os potenciais investidores precisam saber se vale mesmo a pena investir o dinheiro deles na sua ideia.

Um plano financeiro típico terá projeções mensais de vendas e receita para os primeiros 12 meses. E, além disso, projeções anuais para os próximos cinco anos restantes.

Este documento deve incluir:

  • Balanço atual;
  • Passado 2 anos de finanças, se aplicável;
  • Projeções financeiras para 12 meses e anualmente até o ano 5;
  • Análise de break even;
  • Projeções de fluxo de caixa;
  • Projeções de venda;
  • Receitas e Despesas.

Nesta seção, você também pode incluir requisitos de custo de inicialização e capitalização ou solicitações de financiamento e empréstimo.

8 – Faça um plano de pessoal

Seu plano de pessoal detalha o quanto você planeja pagar a seus funcionários. Para uma pequena empresa, você pode listar todas os cargos no plano de pessoal e quanto será pago a cada mês para cada posição.

Para uma empresa maior, o plano de pessoal é normalmente dividido em grupos funcionais, como Marketing, Vendas, Financeiro, etc.

O plano de pessoal também incluirá o que é normalmente chamado de “carga do empregado”. Isto é: o custo de um empregado além do salário. Isso inclui impostos sobre folha de pagamento, seguro e outros custos necessários manter um funcionário na sua empresa.

Existem diversas maneiras de fazer um plano de negócios. Quem usa a metodologia OKR, por exemplo, cria também o chamado mapa estratégico.

Veja as vantagens de usar esse método:

Como fazer um mapa estratégico

Leia também: Como planejar o crescimento de uma empresa de forma estratégica

Conclusão

A criação de um plano de negócios continua sendo uma parte valiosa do lançamento de qualquer novo empreendimento ou para empresas que querem alçar novos voos.

Mas vale lembrar que esse documento deve ser atualizado continuamente à medida que o negócio evolui.

Se você gostou de saber quais as etapas de um plano de negócios, não perca mais tempo e crie já o seu. Afinal, tempo é dinheiro!

Confira em nosso blog: Planejamento estratégico: metas e objetivos. Como definir e atingir?

A Setting é uma consultoria empresarial voltada para a geração de valor e a entrega de resultados. Assim, usa uma metodologia sistêmica, a valorização das pessoas e o foco na excelência pata ajudar empresas a se superarem a cada dia.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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