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O que é e para que serve um plano de negócios: 3 razões para fazer um imediatamente

By 11 de julho de 2019 No Comments
para que serve um plano de negócios

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Pensando em abrir a própria empresa mas não tem a menor ideia por onde começar? Pois então saiba que a elaboração de um plano de negócios é o primeiro passo para quem quer investir nessa empreitada.

Um plano de negócios é uma ferramenta estratégica muito importante para os empreendedores. Quando bem estruturado e executado, ele te ajuda a se concentrar nas etapas específicas para que suas ideias sejam bem sucedidas e seus objetivos de curto e longo prazos sejam alcançados.

Tendo isso em vista, este artigo vai elucidar melhor o que é e para que serve um plano de negócios. Confira e saiba como atingir melhores resultados.

Leia também: Conheça as 7 etapas do Planejamento Estratégico

O que é e para que serve um plano de negócios?

Ser dono do próprio negócio é o sonho de muita gente. No entanto, apenas ter uma boa ideia não é suficiente; é necessário planejamento.

Um plano de negócios é um relato detalhado de todos os aspectos que vão compor o seu empreendimento. Assim, neste documento, é preciso incluir informações em detalhes sobre a ideia principal, o público que você deseja atingir, o mercado em que a sua empresa vai atuar, as soluções que o seu negócio pretende oferecer, os objetivos que você quer alcançar e como alcançá-los etc.

Um plano de negócios é uma descrição por escrito do futuro da sua empresa, de tudo o que você planeja fazer e como fazer.

Mas, afinal, para que serve um plano de negócios?

Os planos de negócios são usados ​​por empreendedores em busca de investimento. Desse forma, conseguem transmitir sua visão a potenciais investidores.

Eles também podem ser usados ​​por empresas que estão tentando atrair funcionários-chave, prospectar novos negócios, lidar com fornecedores ou simplesmente entender melhor como gerenciar sua empresa.

Um plano de negócios transmite seus objetivos, as estratégias que você usará para alcançá-los, os possíveis problemas e as maneiras de resolvê-los, a estrutura organizacional da sua empresa e o capital necessário para financiar a sua ideia.

Por isso, se você está procurando levantar fundos de investidores institucionais, tenha em mente que ter um bom plano de negócios é extremamente valioso. Você deve procurar ter um plano bem documentado e que fale por si. Afinal, ele precisa ser claro, fácil de ler e entender.

Um plano de negócios deve ser usado para ajudar a administrar sua empresa com uma visão mais coesa. Ele será o seu roteiro.

Veja mais: Você sabe qual a importância do planejamento estratégico?

A finalidades de um plano de negócios

Para entender melhor para que serve um plano de negócios, vale a pena abordar as três finalidades básicas dessa ferramenta.

1 – Comunicação

Como ferramenta de comunicação, o plano de negócio serve para:

  • atrair capital de investimento;
  • garantir empréstimos;
  • atrair e convencer parceiros estratégicos;
  • mostrar aos colaboradores aonde e como chegar.

O desenvolvimento de um plano de negócios abrangente mostra se uma empresa pode ou não gerar lucro.

2 – Gestão

Como uma ferramenta de gerenciamento, o plano de negócios ajuda você a acompanhar, monitorar e avaliar seu progresso e comparar suas projeções com realizações reais. Trata-se de um documento vivo que você modificará à medida que adquirir conhecimento e experiência.

3 – Planejamento

Como uma ferramenta de planejamento, o plano de negócios orienta você pelas várias fases do seu negócio. Um plano cuidadoso ajudará a identificar barreiras e obstáculos para que você possa evitá-los e estabelecer alternativas.

Muitos proprietários de empresas compartilham seus planos de negócios com seus funcionários para promover uma compreensão mais ampla de para onde a empresa está indo.

Quer mais alguma dicas? Então confira este vídeo so SEBRAE:

3 motivos para adotar um plano de negócios

1 – Levantar capital para o seu negócio

Potenciais investidores querem um plano de negócios por escrito antes de lhe darem dinheiro. Uma mera descrição do seu conceito de negócio não é suficiente.

Em vez disso, assegure-se de ter um plano comercial e financeiro completo que demonstre a probabilidade de sucesso e o quanto você precisará para o seu negócio decolar.

2 – Tomar decisões mais sensatas e assertivas

Como empreendedor, ter um plano de negócios ajuda você a definir e se concentrar em suas ideias e estratégias. Você não apenas se concentra em questões de gestão financeira, mas também em questões de gerenciamento, planejamento de recursos humanos, tecnologia e criação de valor para seu cliente.

3 – Identificar possíveis fraquezas

Ter um plano de negócios ajuda você a identificar potenciais armadilhas em sua ideia. Você também pode compartilhar o plano com consultores especializados que possam lhe dar opiniões e conselhos. Procure por especialistas e compartilhe seu plano com eles.

Criar um plano de negócios envolve muita reflexão. Você precisa considerar o que deseja fazer e usá-lo como ponto de partida. Não precisa ser complicado. Em essência, seu plano deve identificar onde você está agora, para onde deseja que sua empresa vá e como chegar lá.

É importante ter um plano de negócios, mas igualmente necessário é mantê-lo atualizado. Este não é um documento que você cria uma vez e armazena na gaveta. É um guia prático que você deve desenvolver à medida que sua empresa cresce e se transforma.

Agora que você já sabe o que é e para que serve um plano de negócios, não perca mais tempo e faça já o seu!

Saiba mais: 3 exemplos de planejamento estratégico de uma empresa

A Setting é uma empresa de consultoria com foco na geração de valor e em alcançar resultados para o seu negócio. Usando uma visão holística, valorizando a excelência, a ética e a transparência, pode ajudar sua empresa definir um plano de negócios realista e que leve aos resultados desejados.

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Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

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