Liderança

5 tipos de liderança nas organizações: descubra qual o melhor modelo para sua empresa

By 22 de fevereiro de 2019 No Comments
tipos de liderança nas organizações

Todas as empresas precisam de líderes. São eles que conduzem as equipes para o caminho certo, dentro do planejamento estratégico determinado para o negócio.

Mas você sabia que existem diferentes tipos de liderança nas organizações?

Você que é sócio ou proprietário de uma empresa, sabe qual o tipo de liderança ideal para os seus times? E você que é gestor, sabe qual o tipo de liderança que está exercendo dentro da empresa?

São essas dúvidas que precisam ser esclarecidas para que seus liderados consigam entregar os resultados que você deseja.

Sem o alinhamento correto entre o papel exercido pelo líder e o que a empresa realmente precisa, a tendência é que as equipes não consigam entregar o que é esperado,

Mas para ajudar você a entender mais a fundo os detalhes que estão por trás desses pontos, preparamos uma lista completa com os 5 tipos de liderança nas organizações.

Veja também: As 7 regras de como liderar uma equipe de vendas com sucesso

Mas afinal, o que é ser um líder?

Antes de passarmos mais adiante, falando dos tipos de liderança em si, vale dar um passo atrás e pensar no que realmente faz de alguém um líder.

Se perguntarmos em uma pesquisa rápida nas ruas o que representa um líder para as pessoas, certamente teremos mais respostas baseadas na hierarquia das empresas. Ou seja, para a maioria, o líder é aquele que está na posição acima das equipes.

Mas liderar não é apenas isso. Trata-se de desenvolver uma atitude positiva e transmitir essa ideia para os outros, incentivando a alcançar um objetivo comum.

Ou seja, até mesmo um componente das equipes de trabalho pode se tornar um líder dentro desse grupo, mesmo já contando com um gestor que precisa, também, trabalhar aspectos para se apresentar como um bom líder para todos.

Você conhece a diferença entre o líder e o chefe? Então, confira neste infográfico:

tipos de liderança nas organizações

Fonte: Alaya

Saiba mais: Líder ou chefe? Qual diferença?

5 tipos de liderança nas organizações

Agora vamos conferir quais os principais tipos de liderança nas organizações e as características de cada uma.

1- Liderança autocrática

O estilo de liderança autocrática se baseia em um modelo unidimensional, ou seja, que dá poder total ou autoridade para o líder, que geralmente está na posição de chefe ou gerente. Nesse estilo, o líder toma todas as decisões sem consultar os membros da sua equipe.

Ele faz todas as escolhas para só depois comunicar a cada um dos membros da equipe. E nesse modelo, o esperado é que todos acatem as escolhas quase que de imediato. Em resumo, esse líder é o tomador final de decisões no estilo de liderança autocrático.

2- Liderança democrática

Ao contrário do estilo de liderança anterior, a liderança democrática é mais participativa, já que o líder envolve os membros da equipe ao tomar decisões importantes. Ele funciona bem para uma organização onde os membros dos times são altamente capacitados e experientes.

Uma das vantagens desse tipo de estilo de liderança é que a comunicação é constante. Até por isso esse estilo também pode ser chamado de liderança participativa.

Mas exige algumas habilidades do líder como:

  • Inteligência;
  • Criatividade;
  • Ser sempre atencioso;
  • Competente.

Em qualquer local de trabalho, o estilo de liderança democrática é um dos preferidos em relação aos outros estilos de liderança.

Confira em nosso blog: A influência do líder na relação entre liderança e motivação

3- Liderança transformacional

Muitas vezes considerado como um dos estilos de liderança mais desejáveis pelas empresas, esse estilo transformacional cria uma cultura de trabalho próspera, sempre através da comunicação eficaz do time.

Mas isso exige um certo nível de visão estratégica e estímulo por parte dos líderes para iniciar a mudança em si mesmo e nas outras pessoas.

A liderança transformacional também é focada em estabelecer metas ambiciosas, com prazos limitados, mas sempre com o foco de cumprir com tudo a tempo. Desta forma, os líderes definem expectativas desafiadoras para si e para a sua equipe, gerando ótimos resultados.

4- Liderança carismática

Líderes que aplicam o estilo de liderança carismática são aqueles que atraem de maneira inteligente a afinidade de pessoas do seu time, usando seu carisma. Eles são sempre motivados, apaixonados pelo que fazem e confiantes.

Um estilo de liderança como esse pode ser usado para obter um grande número de admiradores usando sua imagem. No entanto, o estilo de liderança carismático é considerado de alto risco, já que o sucesso ou o fracasso depende muito do líder e do seu impacto no time.

Veja mais: Conheça estes 4 empreendedores de sucesso e inspire-se

5- Liderança transacional

Para fechar nossa lista dos tipos de liderança nas organizações, temos a liderança transacional, que é muito focada em objetivos. Esse tipo de líder adquire o papel de motivador para o grupo. Eles entregam recompensas ou aplicam punições dependendo do interesse e do desempenho do time.

Essa liderança é importante para um grupo que possui uma rotina de trabalho muito fixa, sem espaço para inovar muito as tarefas que cumprem. Geralmente esses times não conseguem encontrar motivação muito facilmente.

Leia mais: 6 formas de um líder motivar individualmente seus colaboradores

A Setting é uma empresa de consultoria empresarial com foco em geração de valor e resultados. Para isso, usa uma visão holística, valorizando a ética, a excelência, as pessoas e a satisfação dos clientes.

Gerenciar conflitos é uma das obrigações de um líder. Quer saber mais sobre o tema? Então, baixe nosso e-book gratuito: 8 dicas de como gerenciar conflitos na empresa

Comentários no Facebook