Liderança

A influência do líder na relação entre liderança e motivação

By 9 de junho de 2017 No Comments
Relação entre liderança e motivação

Compartilhe isso!

Há quem diga que nós somos reflexos do meio em que vivemos. E a relação entre liderança e motivação é uma prova disso.

De fato, isso tem um fundo de verdade. Se você parar para pensar, em uma organização onde os colaboradores são incentivados a pensar criativamente, ela provavelmente será destaque no segmento em que atua com uma produção maior de soluções inovadoras.

Quando o líder adota uma postura rígida e não tão próxima de sua equipe, os colaboradores tendem a ser mais distantes uns dos outros, além de críticos e pouco unidos. Sim, o meio influencia as pessoas — nesse caso, os trabalhadores.

Por isso, há uma forte relação entre liderança e motivação. Entenda mais detalhes desta interação e como usá-las em seu negócio nesta postagem de nosso blog.

A relação entre liderança e motivação

Para que você tire o melhor proveito da liderança e motivação de equipes, separamos uma série de conceitos e dicas, como quais os tipos de liderança empresarial, a influência da liderança na motivação de equipes, atitudes de um líder e as vantagens da boa liderança.

Leia com atenção e pense em como aplicar isso em seu negócio.

Quais os tipos de liderança empresarial que existem?

Quem se encontra em uma posição de líder precisa antes reconhecer o próprio perfil em um dos tipos de liderança existentes.

Veja alguns dos perfis existentes e aponte aquela que mais tem a ver com o seu estilo de liderar.

Autocrático

Mais conhecido como “chefe”. Centraliza em si todo o poder de decisão e tem o costume de ser muito individualista.

Especialista

Possui um vasto conhecimento técnico e é reconhecido por isso. É tido como essencial no dia a dia das operações.

Paternalista

Liderança baseada em questões sentimentais e, por consequência, acaba deixando de lado a meritocracia e as avaliações imparciais.

Exigente

Não admite erros, é impaciente com as dúvidas levantadas e deseja que todas as tarefas sejam executadas com o máximo de excelência.

Liberal

Não exerce supervisão constante, pois sua liderança é baseada na maturidade e multidisciplinaridade das equipes. Sempre abre espaço para a inovação e o pensamento criativo.

Workaholic

Liderança viciada em trabalho. Dedica-se completamente aos objetivos que precisam ser alcançados e o planejamento da própria carreira.

Democrático

Incentiva o envolvimento de todos com as questões da empresa, bem como a participação das equipes em decisões. Reforça a administração colaborativa.

Carismático

Bom humor, gentileza, humildade, dedicação, entusiasmo e atitudes positivas fazem parte da liderança carismática. Suas ações são baseadas na ética e na isenção.

Meritocrático

Todas as decisões da liderança meritocrática são fundamentadas com base no monitoramento da performance de seus liderados.

Coach

Por investir em autoconhecimento, possui competências comportamentais bem desenvolvidas. Sua comunicação é eficiente e sabe lidar com diferentes tipos de obstáculos.

Servidor

Baseia-se no preceito de que liderar é servir. Encontra-se sempre disponível para ouvir, ajudar e orientar.

Que atitudes de um líder impactam positivamente?

Como o líder é, na maior parte das vezes, visto como um exemplo a ser seguido, podemos afirmar que ele, por meio de suas atitudes e comportamentos, consegue influenciar seus colaboradores. Se essa influência será positiva ou negativa, dependerá exatamente da postura que a liderança adota.

Assim como ele é um espelho, ele também age como um grande motivador. No entanto, muitos líderes não se dão conta do comportamento que estão adotando e como isso se reflete nas atitudes das equipes. Esse é um dos contextos em que se deve entender a relação entre liderança e motivação.

É fundamental que o líder esteja sempre comprometido com os seus liderados, mostrando-se disposto a ouvi-los. Um de seus papéis é o de dar o apoio necessário a eles dentro da organização, representando essas pessoas.

Quais são as vantagens de uma boa liderança?

É possível notar a influência de um líder no comportamento de seus liderados. Quando ele trabalha de modo integrado, sempre presente e disposto a solucionar problemas, o clima organizacional tende a ser melhor. Isso ocorre porque os colaboradores trabalham mais motivados.

Se eles trabalham com maior engajamento, os resultados tendem a ser melhores também. Quando atuam com essa força extra, conseguem ser mais produtivos e assertivos, pois o foco está voltado para o bom desempenho de suas funções — e não para especulações, fofocas e picuinhas.

Por isso, é importante que o líder desenvolva suas habilidades para conseguir inspirar e motivar suas equipes.

Percebeu a existência de uma relação muito grande entre liderança e motivação?

Muitas vezes, líderes têm dificuldade em exercer seu papel da melhor maneira possível, pois acabam sobrecarregados com suas tarefas. Neste caso, uma consultoria especializada em gestão pode ser a solução.

Cabe a você investir na mudança necessária para influenciar de maneira positiva sua equipe, dando a devida atenção a relação entre liderança e motivação. Conte com a Setting para te ajudar nesta empreitada!.

Para ter mais detalhes sobre este tema, leia também: Como desenvolver a liderança: 5 vantagens e 4 dicas de gestão

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

More posts by Jorge Secaf Neto

Comentários no Facebook