Liderança

6 formas de um líder motivar individualmente seus colaboradores

By 20 de janeiro de 2017 No Comments

No mundo contemporâneo, é prioridade de toda empresa ter funcionários motivados, que contribuam para atingir os objetivos da organização. Um funcionário motivado é mais produtivo e sente-se mais feliz ao realizar o seu trabalho.

Muitas organizações acham que motivar colaboradores diz respeito apenas a benefícios econômicos e, portanto, focam em estratégias como o aumento dos salários e outros incentivos financeiros como bônus e comissões.

No entanto, é importante saber que todo profissional procura reconhecimento pessoal, o que vai além do retorno financeiro. Para isso, é possível usar técnicas motivacionais simples. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudá-lo a motivar seus colaboradores. Confira!

1. Coloque a pessoa certa no lugar certo

É importante que cada funcionário desempenhe uma posição que se adapte às suas habilidades e competências profissionais. Quando um colaborador não está qualificado para executar determinada posição, logo se sente desmotivado. Isso ocorre quando um funcionário tem capacidades além do que é solicitado; e também quando sente insegurança e estresse devido à falta de preparação para atender as exigências que o trabalho requer.

2. Ouça a opinião da sua equipe

Reúna-se regularmente com os membros da sua equipe para estabelecer em conjunto as metas e objetivos que a sua empresa espera alcançar. É muito importante que se ouça a opinião de cada membro da equipe neste processo, pois participar ativamente gera maior comprometimento, motivação e esforço.

Além disso, cada empregado deve ter objetivos pessoais e deve saber que pode contar com a equipe para incentivá-lo e ajudá-lo a alcançar o que deseja.

3. Dê feedbacks com frequência

Forneça feedbacks constantes e reconheça o trabalho bem feito ou quando as metas estabelecidas forem alcançadas. Lembre-se que este reconhecimento não custa nada, mas significa muito para o colaborador, porque faz com que ele sinta que seus esforços valem a pena.

Isso permite que cada funcionário se sinta importante para o grupo de trabalho e para a organização, o que o ajudará a continuar trabalhando para construir uma empresa de sucesso.

4. Diga a cada funcionário o que espera dele

É importante que cada funcionário saiba quais são os planos da empresa para o futuro e quais as expectativas de crescimento que a sua empresa tem. Em tempos de crise, deixar claro para cada funcionário o seu papel na empresa a longo prazo tornou-se uma das maiores motivações. Isso é encorajador e satisfaz a necessidade de segurança e estabilidade de cada funcionário.

5. Implemente políticas flexíveis

Um trabalho flexível contribui para motivar colaboradores, além de reduzir os custos destinados a cobrir faltas e atrasos. A flexibilidade também gera funcionários felizes e engajados.

Uma política flexível só é possível quando se conhece a rotina e as necessidades de cada funcionário. Esta abordagem permite que se tenha informações valiosas que podem ser usadas para montar um cronograma de trabalho que priorize as necessidades da empresa, mas que também permita que os colaboradores trabalhem em horários que se sintam mais produtivos.

É importante ser criativo para encontrar políticas que funcionem melhor para sua equipe.

6. Cuide do local de trabalho

Foque na melhoria contínua das instalações físicas do local de trabalho. Basicamente, isso significa que cada funcionário deve se sentir à vontade para fazer o seu trabalho da melhor maneira possível. Deve-se considerar que o equipamento fornecido seja adequado e necessário para o desempenho das suas funções: seja ele uma caneta, um computador pessoal ou máquinas de produção.

Manter a motivação dentro das organizações é um processo complexo que requer criatividade, inovação e vontade de fazer as mudanças organizacionais necessárias para alcançá-la.

Gostou no conteúdo? Não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais!

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

More posts by Jorge Secaf Neto

Comentários no Facebook