Gestão Empresarial

O que é cultura de inovação e 6 dicas precisas para implementá-la em sua empresa

By 22 de janeiro de 2019 No Comments
O que é cultura de inovação

Você deseja inovar nos processos da empresa, mas não sabe como fazer com que todos se engajem nesse mesmo propósito?

Talvez precise se perguntar: o que é cultura de inovação? Caso você já tenha a resposta, saberia dizer se os seus funcionários entendem o que é cultura de inovação?

Claramente envolve a busca por atitudes e mudanças inovadoras dentro da empresa, mas, mais do que um simples discurso, deve fazer parte da essência organizacional de forma que seja colocada em prática no dia a dia.

Para isso, é necessário deixar para trás qualquer resquício de ambiente engessado e permitir que todos possam de fato explorar suas ideias.

Além de inspirar os funcionários a buscar oportunidades inovadoras, saber tudo sobre o que é cultura de inovação fará com que você se torne um verdadeiro líder no setor que atua.

Leia até o final para saber como e as 6 dicas principais para implementar em sua empresa!

Veja também: 4 dicas para promover a inovação nas empresas

O que é cultura de inovação?

A cultura organizacional está sempre relacionada às normas e aos valores da empresa, que moldam os comportamentos de seus funcionários. A cultura de inovação, por sua vez, é o tipo de cultura caracterizada pelos comportamentos inovadores de toda uma equipe.

A cultura de inovação promove o desenvolvimento de novas ações criativas dentro da empresa. Quando se torna parte da essência organizacional, é capaz de criar incentivos positivos para os funcionários e melhorar o posicionamento e os diferenciais da empresa.

Não basta se perguntar o que é cultura de inovação e dizer que segue esse modelo se os funcionários não compartilham suas ações coletivamente. Uma cultura inovadora depende da colaboração de profissionais, começando pelos líderes, que precisam estar abertos às ideias de todos.

Cultura que parte da liderança

Conforme adiantamos, a cultura de inovação deve começar pelos líderes. Afinal, com base em uma gestão bem estruturada, que ofereça um clima inovador e de incentivo à equipe, a consequência certamente será a expansão dessa cultura para todos os envolvidos.

A dica é ter uma estrutura motivadora e incentivar sempre a liberdade de pensamento, decisão e ação dos funcionários.

Com um modelo de gestão pautado na cultura de inovação, todos passam a caminhar em busca de ideias inovadoras. São os líderes que impulsionam essa inovação por meio de seus colaboradores.

Lembrando que não basta exigir ideias, se elas não serão trabalhadas internamente ou analisadas mais profundamente. Primeiro, é necessário abrir espaço para os funcionários realizarem suas sugestões.

Posteriormente, os gestores devem analisar com cuidado todos os insights oferecidos.

Saiba mais: O que é inovação disruptiva e como ela é capaz de transformar pequenas e grandes empresas

Por que adotar cultura de inovação na empresa?

A cultura de inovação influencia positivamente na otimização de processos, melhorias e criatividade no ambiente de trabalho.

A ideia é que os benefícios de maior produtividade no trabalho e capacidade de inovação possam ser sentidos tanto por clientes quanto internamente, entre os funcionários que auxiliam a criar soluções diferenciadas.

De acordo com o livro “O Poder da Inovação”, publicado em 2011 pelo empresário Luiz Serafim, o sucesso da cultura de inovação depende de alguns incentivos oferecidos pela própria empresa.

O que significa que, dentro do ambiente de trabalho, é necessário favorecer pelo menos quatro ações. A busca pelo conhecimento seria a primeira delas, seguida pelo aumento da capacidade de questionamento de todos na companhia.

Em seguida, o desenvolvimento de projetos deve ser prioridade, mesmo que para isso seja necessário fazer testes, tentativas e erros. Por fim, chega a implementação de novas ideias, que devem ser sempre esclarecidas sobre como funcionam.

A Decathlon, líder mundial na distribuição de artigos esportivos, é um exemplo de empresa que explora a cultura de inovação em seus produtos e entre seus funcionários, conforme divulgou uma matéria da Exame.

Todos os anos, aliás, a marca realiza um concurso de inovação, onde incentiva a criação de seus colaboradores e premia as melhores ideias, como de desenvolvimento de produtos inteligentes, que são colocados à venda em suas lojas ao redor do mundo.

Leia mais: Inovação na indústria: quais são as tendências para 2019?

6 dicas para implementar em sua empresa

Agora que você já sabe o que é cultura de inovação, veja 6 dicas precisas para implementá-la em sua empresa.

1- Incentive a inovação em todas as áreas

Lembre-se que a inovação deve estar presente em produtos, processos e modelos de negócios. Deixe claro que você busca contribuições em cada uma dessas áreas, aprimorando desde “o que” você oferece até o “como” oferece.

2- Transforme erros em oportunidades de inovação

Quem disse que não existem inovações acidentais?

Muitas vezes erros podem ser transformados em oportunidades e melhorias, basta enxergar o potencial de inovação em cada atitude. Por isso, certifique-se que seus funcionários saibam disso.

3- Questione sempre o que está faltando

A sensação de insatisfação pode ser importante para que você não espere um concorrente aparecer com uma inovação totalmente disruptiva para agir.

Ao invés disso, incentive seus colaboradores a analisarem o que está faltando na empresa, peça para que questionem tudo e levem para você.

4- Crie uma cultura de inovação livre de culpas

Mostre que a cultura de inovação existe de fato e está livre de culpa. Caso contrário, os funcionários podem não se sentir seguros para fazer sugestões, uma vez que, implementada, ela possa não sair como o esperado.

Jamais estabeleça culpados e mostre que o importante é o esforço para levar melhorias para a companhia.

5- Pense fora da caixa e garanta que todos participem

Pensar fora da caixa significa oferecer um espaço propício para o debate de ideias, por exemplo.

Oferecer ferramentas que apoiem a cultura de inovação também pode ser útil. Além disso, estabeleça um momento para que todos possam participar e compartilhar suas ideias.

6- Reconheça as colaborações

Por fim e, extremamente importante, saiba reconhecer as colaborações. Principalmente após uma ideia ser transformada em algo concreto e que leve retorno à empresa, não se esqueça de valorizar quem tornou isso possível. Além de motivar essa pessoa, a atitude também incentivará outros funcionários.

Quer saber mais sobre inovação? Então, dê uma olhada neste vídeo da Poli-USP:

E então, gostou? Compartilhe nossas dicas para criar uma cultura de inovação na empresa e incentive cada funcionário a ser inovador de sua maneira!

Confira também: 7 dicas para aplicar ideias inovadoras para empresas em 2019

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Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

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