Estratégia

4 dicas para promover a inovação nas empresas.

By 23 de setembro de 2016 No Comments
Inovação nas empresas

Em um mercado cada vez mais disputado, empresas que não acompanham o ritmo e a evolução de seus segmentos tendem a ser superadas por quem está chegando. Por isso, a inovação nas empresas é fundamental.

É preciso apostar em gestão de inovação nas empresas para fazer seu negócio sair do lugar, reconquistar o espaço no mercado e disputar com empreendedores que, na pior das hipóteses, farão de tudo para alcançar o sucesso.

Para inovar, o gestor deverá contar com os colaboradores da empresa, estratégias e estudo de mercado para encontrar as melhores formas de renovar a identidade de sua marca/produto diante dos clientes e, dessa forma, alavancar os resultados de seu negócio.

A seguir, você verá 4 dicas para implementar uma gestão de inovação eficaz e fazer sua empresa seguir em frente.

Com potencializar a inovação nas empresas

Inovação é muito mais que ter ideias novas, consiste em atender seus clientes e superar suas expectativas, sabendo como lançar um produto novo no mercado, por exemplo. Veja como difundir essa cultura em sua empresa.

1- Ouça o que os colaboradores têm a dizer

Os colaboradores de sua empresa certamente têm opiniões e ideias que podem contribuir bastante para o seu negócio. A dica é realizar uma reunião onde todos possam se expressar e dar sugestões sobre como a empresa poderia inovar, seja no ambiente de trabalho, na implementação de um projeto ou no lançamento de um produto, iniciando uma cultura de inovação dentro da empresa.

Ao melhorar a comunicação empresarial com soluções simples, a inovação surge espontaneamente.

as ideias podem ser escritas em um papel ou em um documento de texto. O gestor deverá adaptar as melhores ideias para a realidade da empresa, devendo criar indicativos para mensurar a efetividade das inovações implantadas.

2- Faça parceiras

Formar parcerias com outras empresas do mesmo segmento é uma excelente estratégia para conseguir descontos e criar benefícios mútuos. Dessa forma, é possível conseguir os melhores preços e condições para realizar compras e obter licenciamento de marcas.

Contar com start-ups e pequenas empresas também é importante para acelerar a execução de projetos, otimizando os processos e agregando mais valor ao portfólio da empresa.

3- Saiba o que seus clientes pensam da empresa

A forma como os clientes veem sua empresa é essencial para determinar o sucesso ou o fracasso da mesma. Ao aplicar uma pesquisa de satisfação, por exemplo, é possível saber quais são os pontos mais fortes e fracos de seus produtos/serviços, qual é o grau de satisfação de quem os consome e, principalmente, o que faz com que os consumidores escolham os concorrentes em vez de sua empresa.

A partir das respostas é possível obter um panorama sobre os pontos que devem ser mudados e, a partir daí, o gestor deverá traçar estratégias de inovação de acordo com a impressão que os clientes têm da empresa.

4- Esteja sempre atualizado

É importante que o gestor de inovação nas empresas esteja sempre atento às melhores ferramentas de gestão, assim como as melhores formas de gerir uma empresa.

Lembre-se que novas empresas surgem com fome de sucesso e qualquer companhia que não apostar em abordagens inovadoras, tanto na gestão quanto no posicionamento no mercado, ficará estagna até a ser engolida por completo por seus concorrentes.

Apostar em uma gestão de inovação eficiente é a melhor maneira de trazer mais resultados para seu negócio, fazendo sua empresa sair do lugar e se reinventar em um mercado que, além de muito competitivo, não perdoa quem deixa de evoluir.

Gostou do nosso post sobre inovação nas empresas? Então compartilhe o nosso conteúdo nas suas redes sociais e ajude os seus amigos gestores!

Inovar significa mudar velhos hábitos, o que pode gerar conflitos. Baixe nosso eBook gratuito e esteja preparado: 8 dicas de como gerenciar conflitos

Comentários no Facebook