Skip to main content

Compartilhe isso!

A cultura organizacional é um conjunto de valores éticos e morais, crenças, hábitos, comportamentos e políticas internas e externas, compartilhado por seus membros em todos os níveis hierárquicos; é o que define a identidade da empresa e a diferencia das demais.

Todas as empresas, independentemente do seu porte ou da área em que atuam, possuem algum tipo de cultura organizacional.

A diferença é que nem sempre a cultura é clara ou formalmente instituída. Seja como for, é ela que orienta os colaboradores quanto a realização de suas tarefas e a postura a ser adotada dentro do ambiente de trabalho.

A cultura organizacional permeia os diferentes setores da empresa e determina a forma com a qual o negócio deverá ser conduzido; ela institucionaliza as maneiras de agir e de pensar dentro da organização, sendo um fator importantíssimo na busca pelo sucesso.

Por isso, separamos aqui 7 exemplos de cultura organizacional para você se inspirar e adaptar à realidade do seu negócio.

Veja também em nosso blog: Confira os caminhos para uma mudança de cultura organizacional eficiente

7 Exemplos de Cultura Organizacional

1 – Google

O Google é talvez um dos exemplos de cultura organizacional mais fortalecida, servindo de referência em gestão de pessoas para diversas startups.

Os Googlers, nome dado aos funcionários da empresa, trabalham em um ambiente informal e divertido.

Refeições gratuitas, viagens, festas, premiações, uma série de benefícios são reflexos de uma cultura centrada no bem-estar dos funcionários.

Tudo isso contribui para que os colaboradores sintam-se motivados a executar suas tarefas com qualidade e empenho, o que impacta diretamente nos resultados da empresa.

2 – Facebook

O Facebook é hoje a maior rede social do planeta. Um dos principais fatores que contribuem para isso é, sem dúvida, a cultura organizacional com  foco no trabalho em equipe e na comunicação aberta.

A empresa preocupa-se em estimular o crescimento pessoal e profissional de seus funcionários. Os líderes se relacionam com seus liderados de maneira mais horizontal e próxima.

3 – Twitter

A terceira empresa da nossa lista de 7 exemplos de cultura organizacional é o Twitter.

Lá os funcionários trabalham em um ambiente amigável, descontraído e motivador, com direito até a aulas de yoga.

Além disso, a empresa também se preocupa em promover a diversidade e o trabalho em equipe.

4 – Apple

A Apple é uma das empresas de tecnologia mais famosas do mundo, considerada sinônimo de qualidade e sofisticação no mercado em que atua.

A empresa desenvolveu uma cultura organizacional focada em criatividade, inovação e autonomia dos colaboradores no desenvolvimento de suas atividades.

Steve Jobs costumava dizer que a Apple é mais do que uma empresa que oferece soluções em tecnologia; para ele, a Apple é uma organização que trabalha com arte.

5 – Adobe

A Adobe é uma empresa que se esforça para oferecer projetos desafiadores aos seus funcionários, sem deixar de fornecer o suporte necessário para enfrentar tais desafios.

Embora ofereça vantagens e benefícios como qualquer empresa criativa moderna, a Adobe adota uma cultura que evita o microgerenciamento e confia que os funcionários darão o melhor de si na execução de suas tarefas.

A Adobe é uma empresa que trabalha com criatividade, dessa forma, ela acredita os melhores são alcançados quando os funcionários têm liberdade para criar. Os gerentes assumem o papel de coach e permitem que os funcionários definam suas próprias metas e determinem como serão avaliados. Confiança é palavra-chave.

6 – Netflix

Um manifesto publicado por um dos fundadores da Netflix em 2009 retrata bem as bases da cultura organizacional da empresa.

Intitulado “Cultura Netflix: Liberdade e Responsabilidade”, o documento prega a importância de manter os processos e condutas flexíveis a fim de evitar gastos desnecessários advindos de controles excessivos.

Tudo isso sem abrir mão da responsabilidade de cada funcionário sobre os seus próprios atos.

7 – Starbucks

A Starbucks desenvolveu uma cultura organizacional baseada na sustentabilidade do meio ambiente e no bem-estar da comunidade. Essa postura da empresa é reflexo de sua missão:

“inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa de cada vez, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez”.

Algumas lojas costumam dar descontos para os clientes que reutilizarem o copo de café, além de promover ações que estimulem a consciência ambiental em seus clientes.

Com esses exemplos de cultura organizacional, é possível perceber que este deve ser um dos pilares de qualquer empresa. Uma cultura forte e clara só tem a contribuir para o sucesso dos negócios.

A Setting é uma empresa de consultoria que equilibra a execução e a gestão do conhecimento com o objetivo de oferecer soluções de gestão e criação de valor baseadas em fatos, com foco no cliente e valorizando as pessoas.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook