Estratégia

Vantagens e desvantagens do planejamento estratégico: afinal, vale a pena todo esse trabalho?

By 4 de dezembro de 2018 No Comments
Vantagens e desvantagens do planejamento estratégico

Planejamento estratégico é o tipo da “palavra mágica” que muitos usam nas empresas para resolver todos os seus problemas.

Hum… mas será que é isso mesmo?

É importante lembrar que um planejamento estratégico “de verdade” não se faz de uma hora para outra. É um processo complexo e demorado. Portanto, exige tempo e recursos da empresa.

Será que ele é sempre vantajoso?

Ter um caminho para seguir é fundamental. E, geralmente, é isso que uma empresa precisa para crescer e evoluir.

Por isso é tão importante conhecer as vantagens e desvantagens do planejamento estratégico, que é a metodologia mais utilizada para atingir esse objetivo.

Neste posts você vai ver aspectos positivos e negativos, as lista de vantagens e desvantagens do planejamento estratégico.

Analise com cuidado e decida se vale a pena usá-lo em seu negócio.

O que é planejamento estratégico, afinal?

O planejamento estratégico é o processo que gera novas ideias e ações que fornecem uma estrutura central para a empresa projetar seu futuro.

É com ele que a empresa decida hoje o que quer será no futuro, e como pretende chegar lá.

É por esse motivo que ele pode ter uma influência imediata e decisiva em sua organização.

Mas será que basta aplicar algum dos tipos de planejamento estratégico que estará tudo certo? A resposta para isso é não.

Existem vantagens e desvantagens do planejamento estratégico. E cabe a cada empresa fazer o processo correto que vá ajudar a se beneficiar com todas essas vantagens e evitar sofrer com as desvantagens que podem existir.

Leia também: Como fazer o planejamento estratégico da empresa em 5 passos

Qual a importância de saber as vantagens e desvantagens do planejamento estratégico?

Tudo bem, já sabemos que existem vantagens e desvantagens do planejamento estratégico, mas é importante saber quais são elas?

Na verdade é essencial ter esse conhecimento prévio. Se o objetivo central do uso do planejamento estratégico é ter um guia que ajuda no desenvolvimento dos negócios, é importante saber o que pode ter de retorno e o que tem chance de sair errado.

Nesse caminho, a estratégia precisa ser implementada corretamente para evitar problemas que podem surgir.

Não executar corretamente um planejamento estratégico, não fazendo de forma estruturada e seguindo a metodologia correta, é uma ação que pode prejudicar a empresa.

Vantagens do planejamento estratégico

Vamos conhecer com algumas das vantagens que a aplicação correta do planejamento estratégico pode gerar para o seu negócio.

1- Estabelecer a direção que sua empresa deve seguir

Você sabe qual caminho sua empresa deve seguir para alcançar o sucesso? Com o planejamento estratégico, isso fica muito mais fácil de descobrir.

Ele define claramente o objetivo da organização e estabelece metas realistas e indicadores de desempenho consistentes com a missão, visão e valores do negócio.

E, com isso, o grande benefício alcançado será o surgimento de uma base com 3 pilares:

  • O progresso geral passa a ser medido e metrificado (com base nas metas definidas);
  • Os funcionários podem ser compensados com base nessas medidas;
  • Surgem novas regras para a tomada efetiva de decisões. Isto é: se as metas não estão sendo atingidas, devemos mudar de rumo!

2- Tome melhores decisões de negócios

É importante entender a diferença entre uma “ótima ideia” e uma decisão baseada em fatos.

Se você tem uma visão adequada e clara da sua empresa, então as ótimas ideias vão começar a surgir mais facilmente. Mas não porque uma luz acende em sua cabeça.

Isso vai acontecer porque você definiu objetivos, metas e indicadores. E, com esses 3 elementos, você pode monitorar resultados e perceber se está chegando onde deseja.

Caso não esteja, vai descobrir exatamente o que precisa ser mudado para melhorar. É assim que surge uma ótima ideia

Em resumo: você só consegue reconhecer e aplicar uma ótima ideia quando decide qual é o caminho e os objetivos centrais do seu negócio.

3- Benefícios financeiros

As empresas que seguem o processo de planejamento estratégico tendem a aumentar seu nível de lucratividade ao longo do tempo, em comparação com as empresas que não aplicam esse processo.

Isto é: seus indicadores financeiros são superiores!

Para explicar isso, é simples: as empresas que possuem um bom planejamento estratégico erram menos, desperdiçam menos recursos e seus planos de ação tem resultados melhores.

Com mais foco e mantendo um orçamento adequado para seus projetos futuros, esses negócios continuam gerando mais valor para o mercado e conseguindo retornos maiores por um longo tempo.

DICA: Uma das maneiras de fazer planejamento estratégico é usando a metodologia do Balanced Scorecard. Confiara este vídeo, em inglês, produzido pela Harvard Business Review:

Desvantagens do planejamento estratégico

Mesmo conhecendo todas essas vantagens do planejamento estratégico, é importante ficar atento ao que pode surgir como desvantagem. Por isso, veja quais as principais que você pode encontrar nesse caminho.

1- Dificuldades de implementação

O planejamento estratégico inclui vários tipos de processos contínuos que verificam todos os principais componentes críticos de uma empresa.

Isso inclui pontos importantes como:

  • Os ambientes internos e externos;
  • Metas de curto e longo prazo;
  • Controle estratégico dos recursos da empresa;
  • Estrutura organizacional.

Esse acaba sendo um processo mais complexo. Porque se uma alteração em uma mera rotina de trabalho das empresas já pode causar um impacto importante. imagine isso sendo multiplicado por 100, mudando os objetivos centrais do negócio?

Como diria Ram Charan:

“Selecione as ideias e execute-as: 80% das ideias estão na execução”.

Isto é: por melhor que seja seu planejamento estratégico, 80% do sucesso estará na execução!

Sendo um processo complexo, exige muita paciência, disciplina e persistência. E isso, para alguns, pode ser uma grande desvantagem.

2- Processo demorado

Implementar o planejamento estratégico não é um processo feito do dia para a noite. É necessário que o time de gestores da empresa empregue um bom tempo para acertar os novos processos.

É preciso pesquisar, preparar os passos e informar as mudanças e planos para os colaboradores.

Por ser um processo demorado, pesando entre as vantagens e desvantagens do planejamento estratégico, as empresas imediatistas acabam se apresando. Esse tipo de pensamento acaba deixando a estratégia de lado, o que pode prejudicar muito mais o negócio no futuro próximo.

DICA: o modelo de negócios canvas é uma forma ágil e objetiva de fazer planejamento estratégico, ele usa um quadro como este:

Saiba mais: Precisando das ferramentas do planejamento estratégico? Selecionamos as 5 mais práticas!

Agora que você viu as vantagens e desvantagens do planejamento estratégico, pretende implantá-lo em seu negócio?

A Setting é uma consultoria empresarial que procura soluções de gestão baseadas em uma visão sistêmica, baseada em fatos, com o objetivo de criar valor e atingir resultados.

Por isso, está plenamente capacitada a fazer um excelente planejamento estratégico.

Baixe nosso e-book gratuito e saiba ainda mais sobre como conhecer melhor seu negócio: Por dentro do diagnóstico empresarial

Comentários no Facebook