Estratégia

Precisando das ferramentas do planejamento estratégico? Selecionamos as 5 mais práticas!

By 3 de agosto de 2018 No Comments
ferramentas do planejamento estratégico

Todo ano, as empresas que têm maturidade organizacional fazem um planejamento estratégico para definir seus objetivos, diretrizes e metas para o período seguinte.

Mas como desenvolver esse processo de uma forma assertiva e que traga as respostas para tantas perguntas que costumam surgir?

Nesse sentido, foram criadas diversas ferramentas para planejamento estratégico. E para ajudar você a decidir quais usar, selecionamos algumas delas, neste post.

Lembre-se: a elaboração do planejamento estratégico é necessária para fornecer informações ao gestor e ajudá-lo na fixação de objetivos e a tomada de decisões.

Uma empresa que alinhe suas ações e rotinas  de trabalho em função de um bom planejamento estratégico não conseguirá atingir seus objetivos.

Se você já tem certo conhecimento sobre planejamento estratégico, mas ainda não sabe como elaborar um, vale a pena conferir as ferramentas do planejamento estratégico que detalhamos a seguir.

Veja também: Conheça os tipos de planejamento estratégico que podem impulsionar o seu negócio

5 ferramentas do planejamento estratégico que não podem faltar em sua análise

Antes de começar: Você tem Missão, Visão e Valores definidos em seu negócio?

Este deve ser o primeiro passo de qualquer planejamento estratégico. Não se encaixa especificamente dentro da categoria das ferramentas para planejamento estratégico. É anterior a elas.

  • A missão da empresa define o motivo, o porquê de existir.
  • A visão é onde ela pretende chegar, uma visualização de seu futuro ideal.
  • Os valores são aqueles princípios que servem de guia para a organização e que ela não aceita transgredir.

Tendo sido estabelecido este primeiro ponto, pode-se passar para a aplicação das ferramentas do planejamento estratégico.

A primeira delas é muito conhecida. Você já usou a matriz SWOT?

1- Análise SWOT

É provavelmente a mais empregada entre as ferramentas para planejamento estratégico. Ela possibilita um conhecimento global do negócio e ajuda a definir os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças de uma empresa.

SWOT é uma sigla que designa 4 palavras em inglês:

  • Strengths (Forças): mostra os pontos fortes da organização, aquilo que ela faz de melhor.
  • Weakness (Fraquezas): o pontos fracos que precisam ser ajustados.
  • Opportunities (Oportunidades): são situações do cenário externo que se configuram como propícias para serem aproveitadas.
  • Threats (Ameaças): da mesma forma, a conjuntura pode ser negativa e a empresa precisa se preparar para superar esses desafios.

Note que forças e fraquezas pertencem ao ambiente interno da empresa e você pode controlá-las, como comprar novas máquinas ou treinar sua equipe.

Já as oportunidades e ameaças são externas e, assim, você não tem como agir diretamente sobre elas. Por isso, tendo em mãos essas informações, deve-se traçar a estratégia para usar suas forças e ajustar suas fraquezas para aproveitar as oportunidades e minimizar as ameaças.

2-  Modelo de Negócio Canvas

É uma ferramenta de certa forma inovadora, muito usada por startups.

Trata-se de um ótimo instrumento para a elaboração de modelos de negócios, que pode ser bastante útil para analisar e organizar uma empresa. Isso acontece, principalmente, porque ele é muito intuitivo e prático de de ser usado.

Ao montar o Business Model Canvas, você deve usar o quadro )mais abaixo) e preencher com as seguintes informações:

  • Proposta de valor: definir o produto ou serviço e o motivo pelo qual os clientes se interessam por eles.
  • Segmento de clientes: definir o perfil específico dos clientes que se pretende atender.
  • Canais: definir de que forma os produtos serão divulgados, como chegarão aos clientes etc.
  • Relacionamento com clientes: definir como conquistar e manter uma boa relação com os clientes.
  • Preços: definir como e quanto se pagará pelos produtos.
  • Recursos principais: recursos necessários para fazer o negócio funcionar.
  • Atividades principais: ações necessárias para a realização da proposta de valor.
  • Parcerias principais: identificar fornecedores e parceiros para apoiar a organização.
  • Estrutura de custos: levantar o que vai ser gasto para realizar a proposta de valor.

3- Planejamento Orçamentário

O planejamento orçamentário é uma das principais ferramentas do planejamento estratégico. Conhecer os números é essencial para saber se sua empresa está ou não no caminho certo.

O planejamento orçamentário deve apresentar as receitas, os custos, as despesas e os investimos que seu negócio vai precisar para que o planejamento estratégico se realize

O principais pontos que devem ser contemplados no orçamento de uma empresa são:

  • Planejamento de vendas;
  • Projeção de deduções de vendas;
  • Orçamento de custos de produção;
  • Orçamento de gastos com pessoal;
  • Orçamento de despesas operacionais;
  • Orçamento de investimentos.

4- Mapa de Planejamento Estratégico

O mapa de planejamento estratégico tem como objetivo dar um panorama claro sobre o funcionamento da empresa aos colaboradores e onde cada um é útil para o todo. Ou seja, mostra como cada função está alinhada ao objetivo.

O ideal é que o mapa estratégico forneça clara e rapidamente todas as informações, retirando a necessidade de memorandos maçantes.

O mapa estratégico faz parte de uma das mais consagradas metodologias de planejamento empresarial, saiba mais sobre ela neste post: Planejamento estratégico com Balanced Scorecard: entenda como definir objetivos e métricas

5- Softwares de gestão empresarial

Por fim, o recurso que maximiza todas as outras ferramentas do planejamento estratégico é o uso de um software.

Para atingir os melhores resultados e, assim, chegar aos objetivos da empresa, é necessário contar com um sistema de informação eficiente.

Os softwares são grandes aliados no planejamento estratégico de uma empresa. Utilizar o programa correto em cada uma das etapas pode ser um grande diferencial para o sucesso.

A Setting é uma consultoria especializada em fazer seu negócio gerar rasultados, sempre se baseando em dados e fatos.

Para isso conta com ferramentas de ponta, como o Pipefy. Saiba mais sobre como a Setting trabalha o planejamento e os processo de seu negócio neste post: O que é gestão por processos, um diferencial competitivo sustentável que toda empresa deve construir

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