Você sabe quais são os tipos de planejamento estratégico?
No mundo corporativo, planejar é definir caminhos que levarão a empresa ao sucesso: As decisões que devem ser tomadas no presente e as ações que serão realizadas longo de um cronograma para se alcançar um cenário futuro desejado.
E isso é válido para negócios de pequeno, médio ou grande porte, não importa: toda empresa precisa de planejamento.
O bom planejamento é aquele que determina, antecipadamente, quais, quando e como determinadas ações devem ser tomadas para que se alcance objetivos específicos.
As organizações que planejam são capazes de otimizar seus recursos e de tomar decisões mais assertivas e eficientes, o que reflete nos resultados positivos e no crescimento da empresa.
Há três tipos de planejamento estratégico: Estratégico, Tático e Operacional. Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre cada um e descobrir como eles podem ajudar o seu negócio.
Confira!
Tipos de Planejamento Estratégico
Estratégico
O planejamento Estratégico fica sob responsabilidade daqueles que ocupam cargos de Diretoria.
Trata-se da elaboração de objetivos a longo prazo e das ações necessárias para alcançá-los.
O primeiro passo para a construção de um planejamento Estratégico é a definição da identidade organizacional, ou seja, a Missão, a Visão e os Valores da empresa.
Procure responder às seguintes perguntas:
- Qual a razão pela qual a sua empresa existe?
- Onde a sua empresa quer chegar a longo prazo?
- Quais são os princípios que guiam a sua empresa e dos quais ela não abre mão?
É fundamental que a Missão, a Visão e os Valores estejam sempre presentes na cabeça de todos os colaboradores.
Saiba mais: Dica: Missão, Visão e Valores: quando tirá-las do mural?
As ações precisam estar alinhadas com as políticas e crenças da organização.
Outra etapa importante do planejamento Estratégico é considerar os fatores externos e internos à organização.
Para isso, fazer uma análise SWOT pode ser muito interessante.
Por meio dela, é possível identificar as Forças, as Fraquezas, as Oportunidades e as Ameaças ao seu negócio.
Procure estabelecer objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis e com prazo bem definido.
Lembre-se que o planejamento Estratégico é mais amplo, com prazo de 5 a 10 anos.
Por isso, faça revisões e atualizações periódicas para que suas ideias não fiquem obsoletas.
Veja também: Como fazer o planejamento estratégico da empresa em 5 passos
Tático
O planejamento Tático diz respeito a como as estratégias definidas pela Diretoria serão executadas.
Aqui, as ações são pensadas a médio prazo e separadas por departamento: financeiro, comercial, marketing, recursos humanos, logística, etc.
A partir dos objetivos estratégicos, são definidos os objetivos táticos.
A intenção é distribuir os recursos disponíveis de maneira eficiente entre os diferentes setores para que os objetivos traçados lá no planejamento Estratégico sejam alcançados.
O planejamento Tático funciona como uma ponte entre os níveis Estratégico e Operacional.
Operacional
O planejamento Operacional é bem mais detalhado que os dois tipos de planejamento estratégico anteriores.
Ele corresponde à execução das tarefas em si e especifica as responsabilidades de cada funcionário e os recursos necessários para colocar as ações em prática.
Com caráter de curto prazo, o planejamento Operacional elabora planos de ação e cronogramas das atividades de cada setor.
A ferramenta 5W2H pode ser muito útil nessa etapa.
5W
- What – O que fazer?
- Why – Por que fazer?
- Where – Onde fazer?
- When – Quando fazer?
- Who – Quem vai fazer?
2H
- How – Como fazer?
- How much – Quanto custa fazer?
Ao responder essas perguntas, será possível mapear as atividades e executá-as de maneira clara e eficiente.
Confia o seguinte exemplo:
- What: Parceria com instituição de ensino
- Why: Capacitar funcionários
- Where: São Paulo
- When: de 02/02/2018 a 30/11/2018
- Who: Equipe de Vendas
- How: Curso profissionalizante presencial
- How much: R$ 500 por mês por colaborador
Conclusão
Já imaginou fazer uma viagem sem saber onde, quando e como vai chegar?
Arriscado, não é mesmo?
E qual a melhor maneira de minimizar esses riscos? Planejando, ora!
Planejar é dar direcionamento, um norte.
Dessa forma, a metáfora da viagem se aplica perfeitamente aos negócios.
É muito mais difícil estabelecer (e cumprir) objetivos sem um bom planejamento, sem esquematizar um plano de ação eficiente que te leve ao sucesso.
“O X marca o tesouro”, assim deve ser todo mapa e todo planejamento estratégico: indicar o lugar certo onde se quer chegar e o caminho que leva até ele.
Agora que você já conhece os tipos de planejamento estratégico, que tal utilizá-los na sua empresa? Se você já tem o costume de planejar, não deixe de compartilhar a sua experiência nos comentários.
A Setting é uma consultoria especializada em auxiliar empresas na formulação e implantação de estratégias e modelagem de processos.
Se você precisa de auxílio para seu planejamento, baixe nosso e-book gratuito: O que esperar de uma consultoria em Gestão e como escolher o parceiro certo
Comentários no Facebook