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Você sabe quais são os tipos de planejamento estratégico?

No mundo corporativo, planejar é definir caminhos que levarão a empresa ao sucesso: As decisões que devem ser tomadas no presente e as ações que serão realizadas longo de um cronograma para se alcançar um cenário futuro desejado.

E isso é válido para negócios de pequeno, médio ou grande porte, não importa: toda empresa precisa de planejamento.

O bom planejamento é aquele que determina, antecipadamente, quais, quando e como determinadas ações devem ser tomadas para que se alcance objetivos específicos.

As organizações que planejam são capazes de otimizar seus recursos e de tomar decisões mais assertivas e eficientes, o que reflete nos resultados positivos e no crescimento da empresa.

Há três tipos de planejamento estratégico: Estratégico, Tático e Operacional. Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre cada um e descobrir como eles podem ajudar o seu negócio.

Confira!

Saiba mais: Vantagens e desvantagens do planejamento estratégico: afinal, vale a pena todo esse trabalho?

Tipos de Planejamento Estratégico

Você começar mostrando quais são os tipos de planejamento estratégico em relação ao nível hierárquico em que são operados.

Assim, no ao alto da pirâmide hierárquica de uma organização, o chamado C-level (CEO, CMO, COO etc.) se envolvem com o planejamento estratégico.

Em nível gerencial, é usado o planejamento tático e em nível dos colaboradores de linha de frente, se dá o planejamento operacional.

Entenda o que é planejamento estratégico

O planejamento Estratégico fica sob responsabilidade daqueles que ocupam cargos de Diretoria.

Trata-se da elaboração de objetivos a longo prazo e das ações necessárias para alcançá-los.

O primeiro passo para a construção de um planejamento Estratégico é a definição da identidade organizacional, ou seja, a Missão, a Visão e os Valores da empresa.

Procure responder às seguintes perguntas:

  • Qual a razão pela qual a sua empresa existe?
  • Onde a sua empresa quer chegar a longo prazo?
  • Quais são os princípios que guiam a sua empresa e dos quais ela não abre mão?

É fundamental que a Missão, a Visão e os Valores estejam sempre presentes na cabeça de todos os colaboradores.

Saiba mais: Dica: Missão, Visão e Valores: quando tirá-las do mural?

As ações precisam estar alinhadas com as políticas e crenças da organização.

Outra etapa importante do planejamento Estratégico é considerar os fatores externos e internos à organização.

Para isso, fazer uma análise SWOT pode ser muito interessante.

Por meio dela, é possível identificar as Forças, as Fraquezas, as Oportunidades e as Ameaças ao seu negócio.

Procure estabelecer objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis e com prazo bem definido.

Lembre-se que o planejamento Estratégico é mais amplo, com prazo de 5 a 10 anos.

Por isso, faça revisões e atualizações periódicas para que suas ideias não fiquem obsoletas.

Veja também: Como fazer o planejamento estratégico da empresa em 5 passos

Balanced Scorecard

Um dos tipos de planejamento estratégico mais usados atualmente é o chamado Balanced Scorecard, ou BSC, criado por Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business School.

Segundo essa metodologia, devem ser levadas em conta 4 perspectivas para seu negócio e, para cada uma delas, definidos objetivos.

Para isso, é necessário responder a estas perguntas:

Perspectivas do Balanced Scorecard
  1. Perspectiva financeira: Quais objetivos financeiros devemos atingir para satisfazer nossos acionistas?
  2. Perspectiva dos clientes: Que necessidades de nossos clientes devemos atender para atingir nossos objetivos financeiros?
  3. Perspectiva dos processos internos: Em quais processos internos devemos ser excelentes para deixar nossos acionistas e clientes satisfeitos?
  4. Perspectiva de aprendizagem e crescimento: Com a empresa deve aprender e gerar inovações para melhorar processos internos e satisfazer s necessidades de clientes e acionistas?

Com os objetivos definidos, se definem planos de ação (você verá mais sobre eles adiante) por meio de um mapa estratégico.

Os mapas estratégicos mostram como cada uma das perspectivas vão auxiliar as outras para que se atinjam os objetivos financeiros, que satisfazem os acionistas. Assim, a empresa melhora processos internos para atender às necessidades dos cliente e, assim, conseguir o lucro que os acionistas desejam.

Ao criar mapas estratégicos, a empresa consegue diversas vantagens. Elas estão resumidas neste infográfico:

Como fazer um mapa estratégico

Saiba mais sobre planejamento estratégico com Balanced Scorecard nestes posts de nosso blog:

Planejamento estratégico situacional

Ao mencionarmos quais são os tipos de planejamento estratégico, é importante incluir o situacional.

Ele foi criado pelo nos anos 70 economista chinelo Carlos Matus, que o formalizou no livro: “O método PES: entrevista com Matus”.

PES é a sigla para Planejamento Estratégico Situacional. Esta abordagem leva em consideração o momento atual da empresa e determina formas mais flexíveis e menos engessadas de se adaptar às situações que podem surgir.

Ao definir este tipo de planejamento estratégico, é preciso definir quatro diferentes momentos, veja:

1- Explicativo

Neste ponto o gestor deve procurar quais são os problemas da empresa, determinar uma ordem de prioridade e, em seguida, descrevê-los.

Ele deve ir além da análise fria dos números, dos dados estatísticos e dos seus indicadores de desempenho. É importante ser abrangente e até criativo.

2- Normativo

O chamado momento normativo, deve determinar o que aconteceria com o negócio se tudo que for planejado ocorresse em um cenário ideal. Assim, se tudo colaborar para o plano dar certo, qual seria o resultado efetivo par a empresa?

3- Estratégico

O momento estratégico é mais crítico. Ele procura descobrir eventuais situações que levam o plano a dar errado.

Assim, respondendo às seguintes perguntas, é possível definir o momento estratégico de um PES:

  • O que poderia dar errado na implementação?
  • Há contradições entre os objetivos?
  • A empresa tem todos os recursos que precisa para atuar com o plano?
  • A proposta é de fato viável?

É preciso levar em consideração a conjuntura econômica, a situação política, fatores estruturais, de mercado, fiscais e outros.

4- Tático-operacional

O momento de execução do plano. Nele, vai testar se as diversas situações previstas poderão mesmo ser enfrentadas com sucesso por meio do planejamento.

É importante se atentar às situações e, caso necessário, se adaptar a elas, conforme os momentos anteriores deram as indicações de como agir.

Veja mais detalhes neste post: O que é planejamento estratégico situacional e como se diferencia do modelo tradicional

Entenda o que é planejamento tático

O planejamento Tático diz respeito a como as estratégias definidas pela Diretoria serão executadas.

Aqui, as ações são pensadas a médio prazo e separadas por departamento: financeiro, comercial, marketing, recursos humanos, logística, etc.

A partir dos objetivos estratégicos, são definidos os objetivos táticos.

A intenção é distribuir os recursos disponíveis de maneira eficiente entre os diferentes setores para que os objetivos traçados lá no planejamento Estratégico sejam alcançados.

O planejamento Tático funciona como uma ponte entre os níveis Estratégico e Operacional.

Entenda o que é planejamento operacional

O planejamento Operacional é bem mais detalhado que os dois tipos de planejamento estratégico anteriores.

Ele corresponde à execução das tarefas em si e especifica as responsabilidades de cada funcionário e os recursos necessários para colocar as ações em prática.

Com caráter de curto prazo, o planejamento Operacional elabora planos de ação e cronogramas das atividades de cada setor.

A ferramenta 5W2H pode ser muito útil nessa etapa.

5W

  • What – O que fazer?
  • Why – Por que fazer?
  • Where – Onde fazer?
  • When – Quando fazer?
  • Who – Quem vai fazer?

2H

  • How – Como fazer?
  • How much – Quanto custa fazer?

Ao responder essas perguntas, será possível mapear as atividades e executá-as de maneira clara e eficiente.

Confia o seguinte exemplo de uma matriz 5W2H:

  • What: Parceria com instituição de ensino
  • Why: Capacitar funcionários
  • Where: São Paulo
  • When: de 02/02/2018 a 30/11/2018
  • Who: Equipe de Vendas
  • How: Curso profissionalizante presencial
  • How much: R$ 500 por mês por colaborador

Use este template para criar seus planos de ação com mais agilidade:

tipos de planejamento estratégico

Este post também pode interessar a você: Como fazer um planejamento estratégico de TI para a sua empresa? Confira o passo a passo em 6 etapas

Qual a diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional, afinal de contas?

Você já viu quais são os tipos de planejamento estratégico e entendeu o que é planejamento tático e o que é planejamento operacional.

Mas, na prática, quais as diferenças entre esses tipos de planejamento?

É muito simples de entender as diferenças entre planejamento estratégico, tático e operacional.

O planejamento estratégico define os grandes objetivos e metas do negócio. Ele visa determinar quais ações devem ser feitas hoje para que se alcance um cenário futuro favorável à empresa, de forma que ela supere seus concorrentes e garanta um lucro sustentável, por meio de vantagens competitivas.

Assim, cada departamento do negócio desdobra os objetivo estratégicos em ações referentes à sua área de atuação. Este é o planejamento tático ou gerencial. Finanças, vendas, RH, marketing, cada um desses departamentos fará seu planejamento tático.

Por fim, o planejamento operacional é aquele em que as ações me si são planejadas para serem executadas pelos funcionários de linha de frente, os colaboradores que efetivamente põem a mão na massa.

Entendeu as diferenças entre planejamento estratégico, tático e operacional?

veja também: Dificuldades no planejamento estratégico: confira as 8 maiores e saiba como superá-las

 

Conclusão: cada um dos tipos de planejamento estratégico tem sua função

Já imaginou fazer uma viagem sem saber onde, quando e como vai chegar?

Arriscado, não é mesmo?

E qual a melhor maneira de minimizar esses riscos? Planejando, ora!

Planejar é dar direcionamento, um norte.

Dessa forma, a metáfora da viagem se aplica perfeitamente aos negócios.

É muito mais difícil estabelecer (e cumprir) objetivos sem um bom planejamento, sem esquematizar um plano de ação eficiente que te leve ao sucesso.

“O X marca o tesouro”, assim deve ser todo mapa e todo planejamento estratégico: indicar o lugar certo onde se quer chegar e o caminho que leva até ele.

Agora que você já conhece os tipos de planejamento estratégico, que tal utilizá-los na sua empresa? Se você já tem o costume de planejar, não deixe de compartilhar a sua experiência nos comentários.

Leia também em nosso blog: O que é planejamento estratégico de gestão de pessoas e os 6 passos para implantar em sua empresa

A Setting é uma consultoria especializada em auxiliar empresas na formulação e implantação de estratégias e modelagem de processos.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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