Estratégia

Conheça os tipos de planejamento estratégico que podem impulsionar o seu negócio

By 10 de maio de 2018 No Comments
Tipos de planejamento estratégico

Você sabe quais são os tipos de planejamento estratégico?

No mundo corporativo, planejar é definir caminhos que levarão a empresa ao sucesso: As decisões que devem ser tomadas no presente e as ações que serão realizadas longo de um cronograma para se alcançar um cenário futuro desejado.

E isso é válido para negócios de pequeno, médio ou grande porte, não importa: toda empresa precisa de planejamento.

O bom planejamento é aquele que determina, antecipadamente, quais, quando e como determinadas ações devem ser tomadas para que se alcance objetivos específicos.

As organizações que planejam são capazes de otimizar seus recursos e de tomar decisões mais assertivas e eficientes, o que reflete nos resultados positivos e no crescimento da empresa.

Há três tipos de planejamento estratégico: Estratégico, Tático e Operacional. Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre cada um e descobrir como eles podem ajudar o seu negócio.

Confira!

Tipos de Planejamento Estratégico

Estratégico

O planejamento Estratégico fica sob responsabilidade daqueles que ocupam cargos de Diretoria.

Trata-se da elaboração de objetivos a longo prazo e das ações necessárias para alcançá-los.

O primeiro passo para a construção de um planejamento Estratégico é a definição da identidade organizacional, ou seja, a Missão, a Visão e os Valores da empresa.

Procure responder às seguintes perguntas:

  • Qual a razão pela qual a sua empresa existe?
  • Onde a sua empresa quer chegar a longo prazo?
  • Quais são os princípios que guiam a sua empresa e dos quais ela não abre mão?

É fundamental que a Missão, a Visão e os Valores estejam sempre presentes na cabeça de todos os colaboradores.

Saiba mais: Dica: Missão, Visão e Valores: quando tirá-las do mural?

As ações precisam estar alinhadas com as políticas e crenças da organização.

Outra etapa importante do planejamento Estratégico é considerar os fatores externos e internos à organização.

Para isso, fazer uma análise SWOT pode ser muito interessante.

Por meio dela, é possível identificar as Forças, as Fraquezas, as Oportunidades e as Ameaças ao seu negócio.

Procure estabelecer objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis e com prazo bem definido.

Lembre-se que o planejamento Estratégico é mais amplo, com prazo de 5 a 10 anos.

Por isso, faça revisões e atualizações periódicas para que suas ideias não fiquem obsoletas.

Veja também: Como fazer o planejamento estratégico da empresa em 5 passos

Tático

O planejamento Tático diz respeito a como as estratégias definidas pela Diretoria serão executadas.

Aqui, as ações são pensadas a médio prazo e separadas por departamento: financeiro, comercial, marketing, recursos humanos, logística, etc.

A partir dos objetivos estratégicos, são definidos os objetivos táticos.

A intenção é distribuir os recursos disponíveis de maneira eficiente entre os diferentes setores para que os objetivos traçados lá no planejamento Estratégico sejam alcançados.

O planejamento Tático funciona como uma ponte entre os níveis Estratégico e Operacional.

Operacional

O planejamento Operacional é bem mais detalhado que os dois tipos de planejamento estratégico anteriores.

Ele corresponde à execução das tarefas em si e especifica as responsabilidades de cada funcionário e os recursos necessários para colocar as ações em prática.

Com caráter de curto prazo, o planejamento Operacional elabora planos de ação e cronogramas das atividades de cada setor.

A ferramenta 5W2H pode ser muito útil nessa etapa.

5W

  • What – O que fazer?
  • Why – Por que fazer?
  • Where – Onde fazer?
  • When – Quando fazer?
  • Who – Quem vai fazer?

2H

  • How – Como fazer?
  • How much – Quanto custa fazer?

Ao responder essas perguntas, será possível mapear as atividades e executá-as de maneira clara e eficiente.

Confia o seguinte exemplo:

  • What: Parceria com instituição de ensino
  • Why: Capacitar funcionários
  • Where: São Paulo
  • When: de 02/02/2018 a 30/11/2018
  • Who: Equipe de Vendas
  • How: Curso profissionalizante presencial
  • How much: R$ 500 por mês por colaborador

Conclusão

Já imaginou fazer uma viagem sem saber onde, quando e como vai chegar?

Arriscado, não é mesmo?

E qual a melhor maneira de minimizar esses riscos? Planejando, ora!

Planejar é dar direcionamento, um norte.

Dessa forma, a metáfora da viagem se aplica perfeitamente aos negócios.

É muito mais difícil estabelecer (e cumprir) objetivos sem um bom planejamento, sem esquematizar um plano de ação eficiente que te leve ao sucesso.

“O X marca o tesouro”, assim deve ser todo mapa e todo planejamento estratégico: indicar o lugar certo onde se quer chegar e o caminho que leva até ele.

Agora que você já conhece os tipos de planejamento estratégico, que tal utilizá-los na sua empresa? Se você já tem o costume de planejar, não deixe de compartilhar a sua experiência nos comentários.

A Setting é uma consultoria especializada em auxiliar empresas na formulação e implantação de estratégias e modelagem de processos.

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