Gestão Empresarial

Dinamismo empresarial e produtividade: entenda porque eles estão relacionados

By 22 de agosto de 2019 No Comments
Dinamismo empresarial e produtividade

Compartilhe isso!

Com mercados cada vez mais competitivos, há dois fatores que não podem ser deixados de lado caso você queira se destacar entre os concorrentes. E quais são eles? Ora, dinamismo empresarial e produtividade.

Mas o que o dinamismo empresarial tem a ver com produtividade? A resposta é: mais do que você imagina.

Na verdade, esses dois aspectos podem abrir caminhos para que a sua empresa alcance a excelência e conquiste mais clientes, desde que sejam constantemente aprimorados.

Tendo isso em vista, elaboramos este artigo para esclarecer a relação entre dinamismo empresarial e produtividade e como eles podem, juntos, alavancar os resultados do seu negócio.

Saiba mais: 7 dicas para aumentar a produtividade no trabalho: perca menos tempo e ganhe mais qualidade

O que é dinamismo empresarial?

Antes de falarmos sobre  relação entre dinamismo empresarial e produtividade, vale a pena definirmos cada um desses conceitos.

Se você jogar no Google o significado da palavra dinamismo, o resultado obtido será: “característica daquele ou daquilo que é enérgico, ativo; diligência, energia, vitalidade.”.

Ou seja, uma pessoa dinâmica é aquela que possui energia, vitalidade, que está sempre em movimento.

Ao transferir essa definição para o contexto corporativo, ser dinâmico é ter iniciativa, ser proativo, conseguir executar diferentes atividades de diferentes maneiras; é estar atento às mudanças e suas consequências, é saber enxergar o ambiente ao redor de maneira holística.

Porém, para além do que ter a habilidade de realizar tarefas diferentes ao mesmo tempo, o dinamismo empresarial é saber com exatidão o que essas tarefas representam e qual resultado se deve alcançar com elas.

Ser dinâmico neste contexto é conseguir antecipar-se às necessidades dos clientes e atentar-se às suas expectativas.

O que é produtividade?

É bem provável que você esteja mais familiarizado com este termo.

Indo direto ao ponto, produtividade é conseguir produzir muito com o mínimo de recursos possíveis e sem comprometer a qualidade final.

Trata-se da relação direta entre a quantidade que se produz e os recursos necessários para a produção (dinheiro, tempo, mão de obra, etc.).

Ou seja, fazer mais com menos é a definição básica sobre o que é produtividade no trabalho. No entanto, vale a pena se atentar para o fato de que produzir bastante, mas com qualidade inferior, talvez não seja o objetivo da sua empresa

A produtividade de nossos trabalhadores é considerada baixa. Confira este infográfico do Elo Group:

Dinamismo empresarial e produtividade

Leia também: 7 entraves que afetam o Brasil e impedem o crescimento das empresas

Relação entre dinamismo empresarial e produtividade

Com os dois conceitos em mãos, fica a pergunta: o que dinamismo empresarial e produtividade tem a ver um com o outro?

Profissionais dinâmicos são capazes de raciocinar com mais agilidade e realizar mais tarefas ao mesmo tempo. Isso acaba potencializando a produtividade e demais resultados.

Por estarem envolvidos em diversos projetos, os colaboradores dinâmicos carregam uma quantidade de trabalho maior. Assim, algo que, por exemplo, precisaria de 3 pessoas para fazer acaba sendo feito por um único profissional. E este é o princípio da produtividade; fazer mais com menos.

Esta habilidade para gerenciar várias demandas de forma simultânea acaba representando um importante diferencial competitivo, principalmente numa era em que as coisas acontecem com muita velocidade e as organizações precisam cada vez mais atingir uma eficiência operacional e fazendo mais com menos.

Portanto, o dinamismo empresarial é um aspecto extremamente importante para que a empresa se mantenha competitiva e com bons índices de produtividade.

Veja mais: Exemplos de indicadores de produtividade: confira 8 e ponha sua empresa em ritmo acelerado

7 dicas de como ser mais dinâmico e produtivo

Agora que você já sabe a relação entre dinamismo empresarial e produtividade, confira a seguir 7 dicas importantes para ser mais dinâmico e produtivo no trabalho.

1 – Organização

Como vimos anteriormente, uma das características do dinamismo empresarial é a capacidade de realizar diferentes tarefas ao mesmo tempo. Mas, para que isso seja feito com qualidade e sem prejuízos, é necessário ter organização.

2 – Planejamento

Você dificilmente conseguirá desenvolver seus projetos sem um bom planejamento. Portanto, para que as demandas sejam entregues da forma que você espera, organize as etapas e estabeleça seus prazos e recursos disponíveis.

3 – Foco

Tenha sempre em mente os resultados finais que você deseja alcançar e não os perca de vista. Na tentativa de ser cada vez mais dinâmico e produtivo, é fácil se perder pelo caminho em meio a tantas tarefas e projetos.

4 – Atenção ao tempo

O tempo é palavra-chave quando o assunto é produtividade. É preciso ter o tempo como um aliado e a melhor forma de fazer isso é por meio de um gerenciamento eficiente desse valioso recurso. Assim, as demandas poderão ser realizadas dentro do prazo certo e os projetos serão concluídos conforme o planejado.

5 – Proatividade

O profissional dinâmico e produtivo precisa ter proatividade. Ele não precisa esperar as coisas acontecerem para, então, tomar atitude. Ele antecipa cenários e vai atrás das soluções.

Ficou claro qual a relação entre dinamismo empresarial e produtividade? Então, não deixe de aplicar esses conceitos em seu negócio.

Veja alguma dicas aqui: 10 ideias práticas e efetivas para melhorar a produtividade da empresa

A Setting é uma empresa de consultoria em gestão empresarial com foco em entrega de valor e resultados. Para isso, usa uma metodologia sistêmica, baseada em fatos, que valoriza a excelência, as pessoas e a transparência.

Você acha que sua empresa poderia ser mais dinâmica e produtiva? Por quê? Para achar esse resposta, você precisa fazer um bom diagnóstico empresarial.

Por isso, baixe nosso e-book gratuito e descubra como fazer um em sua empresa: Por dentro do diagnóstico empresarial

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

More posts by Jorge Secaf Neto

Comentários no Facebook