Gestão Empresarial

Desafios do trabalho remoto: descubra quais são os 8 principais e o que fazer para superá-los

By 31 de dezembro de 2020 No Comments
Desafios do trabalho remoto

Compartilhe isso!

Trabalho remoto e desafios dos gestores: como lidar com tudo isso?

A pandemia de Covid-19 pegou muita gente de surpresa em 2020, inclusive as empresas. De uma hora para outra, elas precisaram dispensar seus funcionários do trabalho presencial e encontrar maneiras de continuar com suas atividades à distância, o chamado home office ou teletrabalho.

A única alternativa foi implementar o trabalho remoto que, mesmo antes do coronavírus, já vinha ganhando popularidade entre várias empresas.

Essa modalidade traz consigo uma série de vantagens que vão além de manter os colaboradores seguros em casa. Há maior flexibilidade de horários, autonomia e bem-estar da equipe.

Porém, há também alguns desafios do trabalho remoto que precisam ser considerados para que a implementação dessa modalidade possa trazer bons resultados.

É pensando nisso que trouxemos aqui um conteúdo sobre trabalho remoto e desafios dos gestores.

Nos parágrafos à frente, você vai conferir que desafios são esses e que práticas são possíveis de adotar para superá-los:

  1. Limitação de recursos tecnológicos e equipamentos de trabalho;
  2. Comunicação desajustada entre as equipes;
  3. Colaboradores sobrecarregados de trabalho;
  4. Interrupções e distrações durante o trabalho;
  5. Organizar e priorizar as tarefas diárias;
  6. Falta de motivação e engajamento dos colaboradores;
  7.  Separar custos pessoais e profissionais;
  8. Legislação trabalhista.

Leia também: Produtividade no home office: 10 dicas e 4 ferramentas

Quais são os principais desafios do trabalho remoto e como superá-los?

São vários os desafios do trabalho remoto. Veja a seguir alguns dos principais e saiba como lidar com cada um deles para não prejudicar os resultados das equipes.

1 – Limitação de recursos tecnológicos e equipamentos de trabalho

Iniciando nosso conteúdo sobre trabalho remoto e desafios dos gestores, temos a limitação de recursos tecnológicos e a falta de equipamentos adequados para os funcionários.

Na empresa, os funcionários têm acesso aos computadores e aos sistemas da organização, além de cadeiras e mesas apropriadas. Para lidar com esse desafio, muitas empresas têm emprestado notebooks e cadeiras ergonômicas, como é o caso da Nubank.

2 – Comunicação desajustada entre as equipes

Dando continuidade aos desafios do trabalho remoto, precisamos citar a falta de alinhamento na comunicação entre os colaboradores e os gestores. Para isso, existem ferramentas muito eficazes, como é o caso do Slack e do Google Meet.

Veja mais: Comunicação Corporativa: o que é e 6 dicas para melhorar

3 – Colaboradores sobrecarregados de trabalho

Outro desafio inerente ao trabalho à distância é a tendência de sobrecarregar os colaboradores. Por estarem em casa, alguns gestores acabam enchendo seus funcionários de demandas achando que eles estão com tempo livre.

Caixa de e-mail ficam lotadas e dezenas de mensagens de texto são enviadas.

É importante saber respeitar o horário comercial e os limites de cada colaborador.

4 – Interrupções e distrações durante o trabalho

No trabalho remoto, os funcionários estão mais expostos a interrupções e distrações. Para superar esse desafio, é importante procurar reservar um espaço da casa que servirá como um escritório.

Além disso, desative as notificações das redes sociais, desligue a TV e peça para que as pessoas que moram com você cooperarem para não te importunar durante o horário de trabalho.

5 – Organizar e priorizar as tarefas diárias

A falta de organização das tarefas do dia a dia também é um desafio do trabalho remoto e que pode ocasionar na perda de produtividade. Saber organizar os afazeres diários e estabelecer prioridades, fazendo primeiro aqueles de maior urgência, é fundamental para obter um desempenho mais satisfatório.

Leia mais: Conheça os 5 melhores aplicativos de gestão de tarefas para sua empresa ganhar produtividade e eficiência

6 – Falta de motivação e engajamento dos colaboradores

Os gestores também têm como um dos maiores desafios do trabalho remoto conseguir motivar e engajar os colaboradores. Isso porque, trabalhando à distância, fica um pouco mais complicado acompanhar de perto o desempenho dos funcionários e incentivá-los.

Para superar esse desafio, faça reuniões diárias via vídeo chamada para conversar com colaboradores, dar feedbacks e esclarecer dúvidas.

7 – Separar custos pessoais e profissionais

Também configura entre os desafios do trabalho remoto a separação dos custos relacionados ao trabalho e dos de natureza pessoal e doméstica.

Ao trabalhar em casa, as despesas do funcionário tendem a aumentar. E é importante fazer esse controle. Para isso, utilize aplicativos de gestão de finanças e anote todas as despesas.

Veja também: Como implantar home office na empresa: 4 passos para usar essa inovação na sua organização

8 – Legislação trabalhista

É importante ficar atento sobre o que diz a legislação trabalhista no que se refere ao trabalho remoto. A intenção é garantir que a empresa esteja de acordo com a lei e evite futuros processos judiciais.

O Canaltech criou este vídeo com mais informações sobre o trabalho remoto, seus desafios e suas vantagens, confira: 

Esses são os principais desafios do trabalho remoto. Se você já adota ou pretende implementar essa modalidade na sua empresa, fique atento a essas questões e obtenha um desempenho mais satisfatório.

Saiba mais: Como implantar home office na empresa: 5 dicas para transicionar do trabalho presencial para o trabalho em casa

A Setting é um empresa de consultoria de negócios que foca na excelência de seus serviços e nos resultados que proporciona aos seus clientes.

Para conseguir isso, toma decisões baseadas em fatos, por meio de uma metodologia sistêmica. Assim, entregar valor às empresas que presta consultoria, sempre trocando informações e conhecimento com total transparência.

Se você está enfrentando os desafios da gestão de equipes em trabalho remoto, talvez esteja precisando do auxílio deste e-book: 8 dicas de como gerenciar conflitos me sua empresa

Baixe agora mesmo, ele é gratuito!

Vera Maria Stuart Secaf

Author Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Ministrou aulas nos cursos de pós graduação da FUPAM, FEA/USP, FGV in Company e ANBIMA. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

More posts by Vera Maria Stuart Secaf

Comentários no Facebook