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Não importa se a sua empresa tem uma grande ou pequena quantidade de funcionários, contar com a ajuda de um aplicativo de gestão de tarefas pode contribuir bastante para o andamento dos trabalhos e projetos.

Esses aplicativos funcionam, basicamente, para organizarem as atividades que precisam ser cumpridas a curto ou longo prazo.

No geral, esses aplicativos podem ser instalados no computador ou acessados por meio do site da empresa fornecedora do software. Esses são os chamados SaaS, isto é: softwares a que sua empresa tem acesso pela internet mediante o pagamento de uma taxa mensal.

É uma inovação que surgiu com o avanço tecnológico e que permite saber tudo o que está acontecendo em sua empresa, a um clique ou na palma de sua mão, por meio do seu celular.

Agora, se você tem dúvidas sobre qual aplicativo de gestão de projetos e tarefas escolher, selecionamos 5 deles e fizemos uma análise:

  1. Pipefy
  2. Trello
  3. Planilhas Google
  4. Asana
  5. Slack

Leia também: Como organizar suas tarefas diárias? Veja um passo a passo simples e objetivo

Aplicativo de gestão de tarefas: conheça 5

Esses aplicativos serão bastante úteis para gerenciar melhor as atividades e o planejamento da sua empresa.

No entanto, para sanar as suas dúvidas sobre qual escolher, analisaremos os prós e os contras que cada um dos 5 aplicativos têm para oferecer ao seu usuário.

1. Pipefy

Empresas importantes como a Volvo e a Coca-Cola fazem uso desse gerenciador de tarefas.

Com ele é possível controlar a caixa de e-mails, planilhas e formulários, mantendo uma automação impecável.

Caso tenha dúvidas sobre seu funcionamento, poderá optar por um teste gratuito, que pode ser ativado no próprio site da ferramenta.

Quer conhecer melhor este aplicativo de gestão de tarefas?

Então, dê uma olhada neste webinar:

Pontos positivos:

  • Tem uma versão grátis;
  • Facilidade no manuseio;
  • Design diferenciado;
  • Organização simples;
  • Fazer comentários em cada projeto;
  • Custo-benefício dos planos;
  • Recursos mais atrativos.

Com a sua automação, a organização dos projetos e recebimento das tarefas ficarão muito mais ágeis em sua empresa.

Esse aplicativo de gestão de tarefas é um dos mais completos que existe, atualmente, no mercado.

Além disso, cada setor da empresa poderá criar templates de fluxos de trabalho específicos para as atividades que exercem, de acordo com as necessidades do departamento.

Pontos negativos:

  • Não poder transitar entre os projetos sem precisar fechar cada um.

2. Trello

Um aplicativo de gestão de tarefas online que proporciona aos seus usuários algumas ferramentas interessantes, como quadro kanban, definição de datas de entrega e de checklists e visualização na forma de calendário.

Ideal para quem está trabalhando em home office, pois, promove mais agilidade na hora de manusear, seja no celular ou no computador.

O Trello consegue suprir as grandes demandas dos setores de RH, financeiro e outros departamentos de uma empresa.

Pontos positivos:

  • Conta com uma versão gratuita;
  • Organização dos cards;
  • Possibilidade de estimar prazos de entrega;
  • Interação da equipe pelo próprio aplicativo.

Com esse gerenciador, seu empreendimento terá acesso a estipular datas e horários para que os seus funcionários cumpram suas agendas, para que o trabalho não fique sobrecarregado.

Pontos negativos:

  • Difícil manuseio para iniciantes;
  • O uso do aplicativo no celular limita os recursos;
  • Alguns recursos são difíceis de serem acionados;
  • Templates bastante simples.

São muitos os usuários que estão sempre reclamando e pedindo por atualizações. Uma vez que, os power-ups (funcionalidades extras e integrações com outros apps) precisam de tutoriais para serem utilizadas corretamente.

3. Planilhas Google

Uma solução de planilhas inspirada no famoso “Excel”, é um aplicativo de gestão de tarefas online, mas que também funciona offline, caso o acesso à internet não esteja disponível.

Muito usado para elaborar os fluxos de caixa de uma empresa, por exemplo, além é claro, de ser útil para cronogramas e gerenciamento e acompanhamento de projetos. Um verdadeiro coringa!

Pontos positivos:

  • Gratuito;
  • Facilidade no manuseio;
  • Fácil aquisição;
  • Recursos com análise de dados.

Pontos negativos:

  • Utilizar alguns recursos matemáticos é difícil para os iniciantes;
  • Necessário de alguma introdução inicial;
  • Aplicativo em computadores inferiores apresenta muitas falhas.

Por ser um gerenciador com muitos recursos, acaba consumindo uma memória a mais. O que dificulta o desempenho em computadores inferiores.

4. Asana

Trata-se de um aplicativo de projetos e tarefas que possui duas versões: uma gratuita, sem muitos recursos, e uma paga, que disponibiliza diversas ferramentas. Também se inspira na metodologia kanban.

Atua no mercado há mais de 12 anos e pode ser utilizada para a produção e organização de tarefas pessoais ou profissionais.

Pontos positivos:

  • Ferramenta de colaboração;
  • Templates personalizados;
  • Portal de atendimento ao cliente.

Pontos negativos:

  • Tela inicial contém muitas informações;
  • Não acessível para os pequenos empreendimentos;
  • Para empresas de design, seu uso oferece um carregamento lento de informações.

5. Slack

Se você está buscando um aplicativo de gestão de tarefas com o qual consiga trabalhar com diversas equipes de trabalho de forma individualizada, ágil e colaborativa l, este é o ideal.

Com ele, é possível realizar videoconferências, compartilhar o que conhecemos como “tempestades de ideias”, tudo em um só local.

Além disso, é possível definir “canais” para diferentes equipes e projetos, sendo que um mesmo colaborador pode estar presente em vários canais.

Pontos positivos:

  • Gestão de tarefas online;
  • Método de controle de hora;
  • Bate-papo simultâneo e em tempo real.

Pontos negativos:

  • Não possui um portal do cliente;
  • Sem templates personalizáveis.

Veja mais sobre o Slack neste vídeo da Pluga:

https://www.youtube.com/watch?v=rz8W-1ikzRQ&t=93s

Essa lista contém os 5 melhores aplicativos de gestão de tarefas que estão atuando há algum tempo no mercado. Qual você acha o mais indicado para os eu negócio?

Saiba mais: Ferramentas de gestão financeira: 5 opções para implementar na sua empresa e otimizar a rotina do setor de finanças

A Setting é uma empresa de consultoria que usa uma metodologia sistêmica e toma decisões baseadas em fatos para entender seu negócio e criar processos padronizados, que você pode melhorar continuamente.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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