Estratégia

Como apresentar um planejamento estratégico: 8 dicas que você precisa conhecer

Como apresentar um planejamento estratégico

Compartilhe isso!

O planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

Mas tão importante quanto é saber apresentá-lo e convencer gestores e membros da diretoria de que o planejamento em questão é capaz de levar a organização aos resultados desejados.

Pensando nisso, separamos aqui 8 dicas de como apresentar um planejamento estratégico de maneira clara, objetiva e convincente.

Leia também: Planejamento estratégico: metas e objetivos. Como definir e atingir?

8 dicas de como apresentar um planejamento estratégico

1 – Crie um roteiro de apresentação

A primeira dica de como apresentar um planejamento estratégico é criar um roteiro de todo o conteúdo que será elucidado.

Para isso, as ideias e os conceitos precisam obedecer a uma sequência lógica, devidamente conectados entre si para que as pessoas consigam acompanhar a sua linha de raciocínio, o que facilita a compreensão.

Nesse sentido, as técnicas de storytelling podem ser bastante úteis. Você deverá elaborar o seu roteiro como se você estivesse contando uma história.

Comece pela atual situação em que a empresa se encontra. Depois, conte sobre o caminho que precisará ser percorrido para que as metas e objetivos de negócios sejam alcançados. Por fim, explique o cenário que você imagina para o futuro da organização.

Faça uso de dados concretos para embasar sua argumentação. Mas também busque mexer com as emoções de quem estiver assistindo sua apresentação.

Confira em nosso blog: Exemplo de planejamento estratégico de uma empresa: Estratégico, tático e operacional

2 – Saiba com quem você está falando

Para conseguir envolver a audiência com a apresentação do seu planejamento estratégico, você precisa saber com quem está falando.

Se você quer convencê-los de que as suas ideias têm potencial para dar certo, é preciso que você conheça quem são os gestores e os diretores, seus valores, suas motivações, suas preferências, etc.

Quanto mais você conseguir personalizar sua apresentação e adaptar a linguagem à audiência, maior será a chance de sucesso.

3 – Faça uso de recursos visuais

Há diversos softwares de apresentação com inúmeros recursos visuais que você pode utilizar para enriquecer o conteúdo que está sendo apresentado. Tabelas, infográficos, mapas mentais, fluxogramas, organogramas, imagens e vídeos são alguns exemplos.

O apelo visual tem o poder de deixar a sua apresentação mais atrativa. No entanto, é necessário tomar cuidado para não exagerar e deixar os slides visualmente poluídos.

4 – Mantenha um padrão

A sua apresentação precisa ter um padrão visual. Evite ficar trocando as cores ou as fontes de maneira aleatória. Os títulos e subtítulos devem estar padronizados.

Você pode também, por exemplo, focar nas cores que compõem a identidade visual da sua empresa. Utilize logos ou outros elementos visuais que remetam a empresa que você está representando na sua apresentação.

5 – Evite slides com muito texto

Um erro muito comum em apresentações é o uso de textos maçantes nos slides. Ao fazer isso, sua apresentação tende a ficar cansativa, fazendo com que seu público perca o interesse no que está sendo dito.

Para evitar que isso aconteça, procure inserir apenas palavras-chave, as quais servirão como um “lembrete” para o tópico a ser elucidado em seguida.

Você conhece o Prezi? Trata-se de uma alternativa ao Power Point. Um software gratuito e que permite efeitos visuais mais engajadores e dinâmicos. Quer experimentar? Então, confira este tutorial:

6 – Faça a revisão ortográfica da sua apresentação

Depois de montar a apresentação do seu planejamento estratégico, é importante que você faça uma revisão minuciosa para corrigir possíveis erros de ortografia e de concordância.

Reveja, se possível mais de uma vez, cada um dos slides e procure por erros de digitação, pontuação e correções feitas de maneira equivocada pelo seu corretor automático.

7 – Atente-se para a sua linguagem corporal

A linguagem corporal é um fator extremamente importante na hora de apresentar um planejamento estratégico. É preciso transparecer confiança e segurança no discurso.

Procure fazer contato visual com as pessoas que estão te ouvindo, mas evite encará-las individualmente. Não fique estático com as mãos nos bolsos nem fique andando de maneira inquieta e repetitiva pela sala. Não fale muito baixo nem muito alto. Aja naturalmente e controle o seu tom de voz.

8 – Saiba a hora de concluir a apresentação

A última dica de como apresentar um planejamento estratégico tem a ver com a sua conclusão.

Para o encerramento da sua apresentação, faça um breve resumo de tudo o que foi dito, retomando os pontos mais relevantes como projeções de custos, receitas e demais resultados previstos no PE.

Fique atento ao tempo de apresentação. Evite se alongar demais, mas também não seja muito breve para não parecer raso e insubstancial.

Quer mais algumas dicas de como fazer apresentações? Então, confira este vídeo de Leandro Waldvogel:

Veja mais vídeos dessa série aqui: 10 Passos para Apresentações Extraordinárias

Essas foram as nossas dicas de como apresentar um planejamento estratégico. Tenho certeza que se você colocá-las em prática, as suas apresentações serão muito melhores.

Saiba mais: O que é planejamento estratégico situacional e como se diferencia do modelo tradicional

A Setting é uma empresa de consultoria em gestão empresarial que usa uma visão sistêmica e a decisão baseada em fatos para criar valor e gerar resultados, com ética e transparência.

Se você precisa de mais informações sobre estratégia empresarial, então baixe nosso e-book gratuito: O GUIA para fazer o planejamento estratégico de sua empresa

Vera Maria Stuart Secaf

Author Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Ministrou aulas nos cursos de pós graduação da FUPAM, FEA/USP, FGV in Company e ANBIMA. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

More posts by Vera Maria Stuart Secaf

Comentários no Facebook