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Quando relacionamos a palavra planejamento com empresa, automaticamente pensamos naquele planejamento amplo, em que paramos para entender quais são as ações que um negócio precisa seguir para alcançar seus objetivos. O que devemos fazer agora para sermos aquilo que desejamos no futuro.

Mas esse é só um exemplo do planejamento estratégico de uma empresa. Na verdade, o planejamento estratégico se divide em tático e operacional, também.

Na prática, o planejamento é uma atividade em que definimos pontos como a visão, missão, metas e objetivos do empreendimento.

A ideia central é pensar antecipadamente o que será preciso alcançar no futuro e criar um documento que servirá como um guia para cumprir os objetivos do negócio.

Esse tipo de planejamento, que é feito a nível corporativo, com os líderes ou proprietários da empresa, é conhecido como planejamento estratégico.

Mas e quanto ao processo de planejamento que ocorre no nível abaixo disso, dentro das operações realizadas na base da empresa?

Como se desdobra o planejamento estratégico ao nível gerencial e até individual?

Bom, a verdade é que podemos falar sobre mais de um exemplo de planejamento estratégico de uma empresa.

Quer saber quais os outros tipos? Confira abaixo todos os detalhes que devem ser seguidos para desenvolver os 3 principais modelos de planejamento dentro de uma empresa além de 3 quadros com exemplos de planejamentos estratégicos de empresas prontos.

E se quiser ver exemplos de planejamento estratégico sendo usados na prática, confira estes cases de sucesso:

Exemplos de planejamento de uma empresa: estratégico, tático e operacional

1 – Exemplo de planejamento estratégico de uma empresa

Quando pensamos na execução de um planejamento, precisamos entender qual a sua principal função na construção de um negócio.

E o nível estratégico é aquele onde serão definidas metas específicas guiadas pelo objetivo maior. Isso significa que o planejamento estratégico é aquele que deve focar no longo prazo.

Esse planejamento não é feito apenas para um determinado departamento, mas abrange toda a organização. Ele é desenvolvido para determinar os fatores do ambiente interno e externo que influencia diretamente a organização.

Leia também: Entenda a metodologia e veja um exemplo de análise SWOT de uma empresa brasileira

Como o plano se concentra no desenvolvimento duradouro da organização, o nível estratégico não olha para dentro do que podemos fazer ou como podemos fazer no momento. A estratégia na verdade considera a intenção e o propósito do negócio como um todo.

Para fazer isso, é preciso considerar o ambiente como ele é. Para isso, existe uma série de perguntas que você pode fazer para conseguir identificar esse cenário.

Perguntas de identificação de cenário:

  • Qual é a realidade atual?
  • Que limitações essa realidade nos impõe?
  • Qual é o cenário da área de atuação da empresa e como ele está mudando?
  • Quais são os principais fatores que alteram as ações?
  • O que os concorrentes estão fazendo?

Muitas vezes associamos essas respostas aos exemplos de metas SMART ou a outros métodos para definir nossos objetivos.

Isso leva a empresa para uma compreensão de onde está hoje na realidade atual e nos dá a oportunidade de examinar o que queremos mudar no futuro. Usamos esse entendimento para determinar nossa visão com o foco nesse longo prazo.

Portanto, o planejamento estratégico possui características principais – que podem variar de acordo com os estilos de gestão – que são:

  • O grupo de gestores e executivos são os responsáveis por desenvolvê-lo;
  • A conclusão do plano pode levar um bom tempo;
  • O plano possui marcos de datas que precisam mostrar como está o andamento das ações;
  • A ideia é mostrar um direcionamento completo para o negócio;
  • Esse tipo de planejamento mostra em que fase o negócio está e onde precisa chegar.

Mas, como vimos, esse modelo foca muito no longo prazo, sem ter uma série de medidas adotadas para o hoje ou para o agora. É por isso que com esse exemplo de planejamento estratégico de uma empresa em mente vamos focar agora em outros 2 modelos.

Veja este exemplo de planejamento estratégico:

exemplo de planejamento estratégico de uma empresa

Fonte: FinaceOne

2 – Planejamento Tático

O planejamento tático é mais um exemplo de planejamento estratégico de uma empresa. Mas a grande diferença é que ele não é tão abrangente como o modelo anterior. Aqui a ideia é ter um planejamento focado no médio prazo.

O planejamento tático é uma extensão do planejamento estratégico. São criados para todos os níveis de uma organização. Ele estabelece as etapas específicas necessárias para implementar o plano estratégico da empresa.

Os planos táticos já descrevem o que uma empresa precisa fazer, a ordem das etapas necessárias para realizar essas tarefas e as ferramentas que cada departamento precisa utilizar para atingir as metas estratégicas da organização.

Depois de concluir e implementar o plano tático da sua empresa, você deve fazer conferências regularmente para verificar se sua empresa está seguindo as etapas descritas.

Dependendo do seu modelo de planejamento estratégico, os agentes que buscam atingir esses objetivos podem ter que se desviar do plano original para alcançar o sucesso tático. Isso significa que é importante reconhecer o que você pode e não pode controlar à medida que avança em direção a cada objetivo.

Este plano possui como características principais os seguintes pontos:

  • Os gestores de cada departamento devem colaborar no desenvolvimento do planejamento tático;
  • Esse plano deve levar menos tempo para ser concluído;
  • O foco está na análise de como planejar o crescimento de uma empresa;
  • Cada etapa pode ser dividida em várias outras que precisam ser colocadas em prática.

Para finalizar, temos o exemplo de planejamento estratégico de uma empresa que está bem centrado na base da operação, que é o planejamento operacional.

Antes de prosseguir, confira mais um exemplo de planejamento estratégico de uma empresa. Neste caso, da AES Tietê:

3 – Planejamento Operacional

O planejamento operacional é feito para atingir os objetivos de curto prazo da empresa. Ele é usado ​​para definir prioridades e alinhar os recursos de uma forma que leva a empresa no caminho para atingir suas metas.

Esse planejamento é feito para apoiar o planejamento estratégico e também o planejamento tático. Nesse processo, os objetivos de curto prazo da empresa mais claros, assim como os meios para atingir esses objetivos também são descobertos.

Mas em que o planejamento operacional interfere na prática? Na verdade, ele se concentra em pontos como:

  • Produção;
  • Equipamentos;
  • Pessoal;
  • Estoque;
  • Times e departamentos;
  • Processos diários de um negócio.

Um bom plano operacional usa indicadores financeiros da organização para analisar sua lucratividade. Por exemplo, o plano pode incluir a análise dos impostos pagos para determinar quais processos são necessários para aumentar os lucros. Isso pode incluir o foco na venda de novos produtos ou na redução de custos.

Mas, além disso, os planos operacionais são muito benéficos para as empresas. As etapas desenvolvidas ajudam a gerência e encontrar ineficiências em suas operações. Quando as deficiências operacionais são descobertas, a gerência pode tomar as medidas necessárias para fazer as correções.

Suas características principais são:

  • Todos os componentes da empresa podem participar desse planejamento;
  • É preciso concluir ele sabendo quais serão os próximos passos a serem executados;
  • O plano operacional leva apenas alguns dias para ser definido;
  • Esse modelo precisa ser melhorado em curtos períodos de tempo (mensal, trimestral ou semestral);
  • Ele é extremamente necessário para administrar o dia a dia em todas as áreas.

Existem outros tipos de planejamento estratégico, como aqueles feitos por meio da metodologia do Balanced Scorecard. Veja um exemplo de planejamento estratégico de uma empresa feito dessa maneira, no caso da Sabesp:

Exemplo de planejamento estratégico de uma empresa

Saiba mais: Você sabe o que é BSC? Confira a definição e as vantagens para os negócios

A Setting é uma empresa de consultoria empresarial com uma visão sistêmica, focada no cliente e na gestão baseada em fatos para a geração de valor e resultados. A formulação e implementação de estratégias é uma das especialidades da empresa.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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