Consultoria

Você sabe o que faz um consultor financeiro empresarial? Descubra 5 razões para contratar esse profissional

By 6 de junho de 2019 No Comments
o que faz um consultor financeiro empresarial

Compartilhe isso!

Pensando em contratar um serviço de consultoria sobre finanças para a sua empresa, mas ainda não sabe se vale a pena? Fique tranquilo que vamos te ajudar a se decidir.

Os consultores financeiros podem ter várias especialidades. Mas a ideia básica é que eles o ajudarão a investir seu dinheiro para que o seu negócio alcance melhores resultados.

Além de te ajudar a atingir seus objetivos de negócio, um consultor financeiro elucida para você todas as estratégias por trás dessas decisões de investimento para que você fique mais bem informado na hora de decidir sobre o que fazer com o seu dinheiro.

Neste artigo você vai entender melhor o que faz um consultor financeiro empresarial e os motivos para contratar esse tipo de serviço.

Leia também: 5 tipos de consultoria financeira para deixar cada detalhe das finanças da empresa em ordem

O que faz um consultor financeiro empresarial?

Em linhas gerais, o que faz um consultor financeiro empresarial é aconselhar você sobre as melhores práticas de gerenciamento das suas finanças.

Assim, esse profissional vai te ajudar a:

  • selecionar os investimentos mais adequados para a sua empresa;
  • entender onde é preciso cortar gastos e como fazer isso;
  • escolher o melhor regime tributário;
  • fazer um planejamento financeiro eficaz;
  • gerenciar riscos.

O consultor financeiro é um profissional que fornece a assistência necessária para ajudar a sua empresa a atingir suas metas financeiras a curto, médio e longo prazo.

Seu consultor trabalhará com você para criar um plano de ação adaptado às suas necessidades de negócio.

Confira a seguir um pouco mais sobre as principais tarefas que envolvem o trabalho de um consultor de finanças.

Veja em nosso blog: Gestão de finanças empresariais: como maximizar os resultados econômicos do seu negócio

1 – Diagnóstico financeiro

O primeiro passo no processo de consultoria financeira é entender a atual saúde financeira da sua empresa. Afinal, você não pode planejar adequadamente o futuro sem saber onde está hoje.

Normalmente, você será solicitado a preencher um questionário. Suas respostas, bem como a análise de documentos e relatórios sobre ativos e passivos, ajudarão o consultor a entender melhor a quantas anda o seu negócio quando o assunto é dinheiro.

Essa etapa de avaliação inicial serve para que o profissional consiga compreender também aspectos mais subjetivos, como a sua tolerância a riscos. Isso será muito útil na hora de determinar onde e como investir recursos.

Depois que você e o consultor entenderem sua situação financeira atual, vocês estarão prontos para trabalhar em conjunto em um plano para atingir suas metas financeiras.

Saiba mais: Questionário para diagnóstico empresarial: confira um modelo pronto com 10 perguntas

2 – Planejamento financeiro

O consultor financeiro sintetiza todas as informações coletadas na etapa de diagnóstico. Em seguida, elabora um planejamento abrangente que servirá como um roteiro para o futuro das finanças da sua empresa.

O plano terá como base sua situação financeira atual, incluindo patrimônio líquido, ativos, passivos, capital de giro, etc. No planejamento, fica determinado, dentre outras coisas:

  • quanto, quando e como gastar;
  • onde os recursos deverão ser alocados;
  • quais cortes deverão ser feitos.

Para que a sua empresa possa crescer, é preciso contar com um bom plano e estratégias capazes de te fazer chegar lá. Nesse sentido, seu consultor financeiro terá à disposição diversas ferramentas que ele pode usar para planejar o futuro do seu negócio.

Ele ajudará você e sua equipe a enfrentarem os fatos e avaliar as chances que a sua empresa tem de alcançar as metas propostas dentro de um cronograma. Tudo isso com os pés no chão, sem fugir demais da realidade.

Lembre-se de que boas ideias não são suficientes para fazer o seu negócio andar. Mas que é preciso também capacidade de apoiar essas ideias em termos de viabilidade financeira. E nisso um consultor de finanças pode ser bastante útil.

3 – Monitoramento financeiro

Assim que o seu planejamento estiver pronto, o que o seu consultor financeiro vai fazer, junto com você, será monitorar o andamento das ações. Dessa forma, saberão como a saúde financeira da sua empresa tem reagido à nova forma de gerenciar suas finanças, proposta pelo profissional contratado.

O consultor também organizará reuniões periódicas para analisar suas metas e progressos. Também responderá a quaisquer perguntas que você e sua equipe tenham. Reunir-se remotamente por telefone ou bate-papo por vídeo pode ajudar a tornar esses contatos mais frequentes.

Além das reuniões regulares e contínuas, é importante consultar seu profissional sempre que você perceber certas mudanças significativas no dia a dia da sua empresa. Afinal, elas podem afetar suas finanças.

Por exemplo:

Com o devido monitoramento, será possível fazer os ajustes necessários capazes de garantir a plenitude do caixa da sua empresa.

Resumindo: 5 motivos para contratar um consultor financeiro para os negócios

Agora que você já sabe o que faz um consultor financeiro empresarial, pode ser que você ainda esteja em dúvida sobre a contratação desse profissional. Por isso, confira abaixo 5 motivos para investir em uma consultoria de finanças.

1 – Expertise

Os consultores financeiros possuem a expertise necessária em relação à gestão de dinheiro. Eles sabem mais sobre como investir e administrar finanças do que a maioria das pessoas. Eles também podem guiá-lo sobre as melhores escolhas, algo que você dificilmente faria sozinho.

2 – Racionalidade

Os consultores financeiros ajudam a manter a sua empresa no caminho certo, evitando que você tome decisões emocionais sobre seu dinheiro.

3 – Aconselhamento

Os consultores financeiros podem dar sugestões sobre as melhores estratégias a serem implementadas para impulsionar seus resultados financeiros.

4 – Evolução

À medida que as circunstâncias do mercado mudam, um consultor financeiro pode ajudá-lo a ajustar seu planejamento para que o seu negócio se adapte à sua situação atual.

5 – Ação

Muitas empresários não tomam as medidas necessárias para administrar suas finanças. Isso costuma acontecer porque estão muito ocupadas ou incertos demais sobre o que fazer.

Assim, trabalhar com um consultor financeiro significa que outra pessoa pode lidar com o que você não tem tempo. Dessa forma, se garante que seu dinheiro seja aplicado da melhor maneira possível.

Gostou de saber o que faz um consultor financeiro empresarial? Então não perca mais tempo e contrate já esse profissional para o seu negócio.

Vejas mais: Como fazer um planejamento financeiro de uma empresa de forma ágil e prática

Quer mais algumas dicas de planejamento financeiro?

Confira este infográfico do NFe.io sobre como administrar o fluxo de caixa de uma empresa :

A Setting é uma consultoria de gestão empresarial que sempre considera a visão sistêmica e a excelência com foco no cliente como objetivo de criar valor e trazer resultados.

Confira o que faz uma consultoria baixando nosso e-book gratuito: O que esperar de uma consultoria em gestão e como escolher o parceiro certo

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

More posts by Jorge Secaf Neto

Comentários no Facebook