Consultoria

O que faz um consultor empresarial, afinal?

By 13 de setembro de 2018 No Comments
O que faz um consultor empresarial

A gestão de uma empresa envolve um conjunto de fatores estratégicos que precisam estar alinhados de forma eficiente. Somente assim, a organização conseguirá se manter lucrativa em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.

Para alcançar esse objetivo, são necessários gestores experientes e capacitados, que entendam profundamente os processos da empresa e o seu posicionamento no mercado.

Entretanto, algumas situações pontuais podem requerer soluções externas, seja por questões de custos, falta de tempo ou de expertise dos gestores internos.

Nestes casos, é recomendada a contratação de um consultor empresarial. Mas o que eles fazem, afinal?

Veja também: Confira 4 tipos de consultoria empresarial e como cada uma pode alavancar o seu negócio

O que é e o que faz um consultor empresarial

Antes de falar sobre o que faz um consultor empresarial, vamos falar sobre quem é esse profissional.

Basicamente, é alguém contratado para identificar problemas e propor soluções para a empresa. Por isso, um consultor precisa possuir profundo conhecimento da área de conhecimento em que presta consultoria.

Assim, ele pode analisar as atividades da empresa de forma isenta e concreta, entregando resultados tangíveis e mensuráveis.

O consultor empresarial costuma ser chamado quando a empresa enfrenta problemas específicos como, por exemplo, queda das vendas, desempenho ruim dos funcionários ou processos mal estruturados.

Mas o consultor não é chamado apenas quando as coisas não vão bem. Ele também pode ser uma opção quando a empresa busca expandir sua atuação, investindo em novas unidades ou está entrando em um novo segmento de mercado, entre outros objetivos.

As etapas principais do trabalho do consultor empresarial

O que faz um consultor empresarial é analisar a área de atuação da empresa que o contratou para detectar pontos de melhoria. Para isso, são utilizadas diversas metodologias e ferramentas, como, por exemplo, análise SWOT, matriz GUT, 5W2H, PDCA, entre outras.

Em geral, o consultor segue algumas etapas no seu trabalho, detalhadas a seguir.

1- Diagnóstico

O primeiro passo do consultor é realizar uma avaliação detalhada dos processos da organização, para entender como funcionam todos os setores. Também é realizada uma pesquisa de mercado para coletar informações sobre os principais clientes, fornecedores e concorrentes.

Assim, o consultor já identifica pontos que merecem mais atenção e que podem ser otimizados.

2- Plano de Ação

A partir do levantamento de dados e das falhas identificadas no diagnóstico, o consultor elabora um plano de ação, com as principais mudanças a serem implementadas, bem como o tempo necessário e os responsáveis pela execução.

Ele também cria um cronograma para que os gestores possam acompanhar e avaliar a execução do plano.

3- Execução do Plano de Ação

Nesta etapa são colocadas em práticas as ações determinadas no planejamento da etapa anterior, de acordo com o cronograma estabelecido.

É essencial que o consultor tenha o apoio dos gestores para que todos participem do processo de mudança e que esta esteja alinhada com a cultura organizacional da empresa.

4- Avaliação dos primeiros resultados

Após a implementação das mudanças e a realização dos ajustes necessários para atender às necessidades da empresa, o trabalho do consultor está quase concluído.

Nesta etapa, a organização deve absorver as mudanças realizadas, tornando-as rotinas e novos processos. O consultor já pode apresentar os primeiros resultados da consultoria, através de indicadores de desempenho, previamente definidos.

5- Acompanhamento e monitoramento

Esta é a última etapa da consultoria empresarial. Nela, o consultor monitora o efeito e os resultados de cada mudança implementada na organização.

Esse acompanhamento é feito através de reuniões, revisões das metas e novas adequações, quando necessárias. Assim, o consultor garante que os objetivos definidos para a consultoria sejam alcançados.

Saiba mais: O que é Consultoria em Gestão Empresarial e o que faz por seu negócio

Vantagens em contratar um consultor empresarial

Agora que você já sabe o que faz um consultor empresarial, vamos mostrar algumas das vantagens de contratar esse profissional para sua empresa:

  • Olhar isento e especializado: o consultor consegue exercitar um olhar imparcial sobre os processos da empresa, o que faz com que sua análise seja mais eficiente. Assim, ele consegue identificar os pontos mais críticos que estão dificultando a gestão da organização;
  • Transferência de conhecimento: o consultor é um verdadeiro especialista na sua área de atuação, dominando as melhores técnicas e ferramentas de gestão empresarial. Ao implementar as mudanças necessárias na organização, esses conhecimentos são passados para os colaboradores da empresa, para que eles possam dar continuidade aos processos, depois do término da consultoria;
  • Resultados rápidos: enquanto os gestores da empresa precisam lidar com diversos problemas ao mesmo tempo, os consultores se concentram em assuntos específicos. Assim, conseguem implementar mudanças de forma muito mais rápida e sustentável;

Concluindo, contratar um consultor empresarial pode contribuir para que a organização se mantenha lucrativa, independente das variações no mercado e na economia.

A Setting é uma empresa de consultoria em gestão empresarial que tem como objetivo trazer resultados e gerar valor para o negócio se baseando em fatos, com foco na excelência e nas necessidades dos clientes.

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