Consultoria

Confira 4 tipos de consultoria empresarial e como cada uma pode alavancar o seu negócio

By 28 de fevereiro de 2018 No Comments
Tipos de Consultoria Empresarial

Ser empresário não é fácil. Aqueles que são os donos do próprio negócio precisam lidar com uma série de obrigações gerenciais e acompanhar as constantes mudanças no mercado.

Tendo em vista que as práticas de gestão sempre se transformam e que é difícil manter-se atento a essas mudanças, investir em consultoria pode ser uma maneira de aliviar um pouco o peso que os empresários carregam nas costas.

Há vários tipos de consultoria empresarial para atender a demandas específicas de cada organização.

O que é consultoria empresarial?

A consultoria constitui-se na troca de experiências. Quando levada ao âmbito organizacional, essa prática tem como finalidade identificar problemas e formular soluções relacionadas a determinado processo ou área da empresa.

Trata-se de um serviço de aconselhamento que visa estabelecer uma gestão mais ágil e competitiva, melhorando a produtividade do negócio.

Os vários tipos de consultoria organizacional procuram entender as necessidades daquela organização para, assim, propor ações estratégicas capazes de trazer resultados positivos.

A consultoria é feita por um profissional qualificado, que entende profundamente do assunto em questão. Cabe ao consultor recolher informações, desenvolver e implementar um plano de ações que atenderá às necessidade do cliente.

Por que contratar uma consultoria empresarial?

É comum que muitos empresários apresentem certa resistência quanto à contratação de algum dos tipos de consultoria empresarial. Isso ocorre porque eles acham que os mesmos métodos de gestão serão sempre suficientes para resolução de problemas ou para o alcance de resultados satisfatórios.

Uma consultoria eficiente é capaz de elevar o negócio a um novo patamar e agregar valor ao empreendimento. Com um serviço competente, a empresa conseguirá:

  • Identificar gargalos e falhas processuais
  • Gerenciar crises financeiras ou de imagem
  • Elaborar estratégias que aumentem a receita e diminua as despesas
  • Impulsionar a produtividade
  • Colocar as finanças em ordem

Entre outros objetivos.

4 tipos de consultoria empresarial

Confira agora os 4 principais tipos de consultoria empresarial e saiba como eles podem ser úteis para o seu negócio.

1- Consultoria de gestão empresarial

Como dito anteriormente, o mundo dos negócios é muito dinâmico e passa por constantes transformações que acompanham o atual cenário econômico.

Os desafios diários que os gestores enfrentam precisam ser encarados de maneira estratégica a fim de evitar prejuízos e danos.

Dessa forma, o consultor de gestão empresarial tem capacidade para encontrar as soluções das quais a empresa precisa e identificar oportunidades de crescimento e melhorias.

2- Consultoria de finanças

O caixa é a parte mais sensível de qualquer negócio. Por isso, é preciso dedicar uma atenção especial àquele que mantém a empresa de pé.

Contratar um consultor financeiro pode ser a solução para empresas que não conseguem sair do vermelho ou que não tem obtido sucesso em poupar recursos para investir no próprio crescimento.

A consultoria de finanças desenvolverá políticas internas e diferentes ações para organizar, planejar e controlar as atividades do setor por meio de um planejamento estratégico financeiro.

3- Consultoria de marketing

Dentre os tipos de consultoria organizacional, esse é mais procurado pelas empresas que atuam diretamente na área comercial. Geralmente, a consultoria de marketing é contratada quando os resultados de vendas não saem conforme o esperado.

O profissional consultor fará a elaboração de um diagnóstico para compreender os fatores que estão interferindo nos objetivos da empresa que, nesse caso, são as metas vendas.

De posse dessas informações, será desenvolvido um plano de marketing com ações para solucionar os problemas identificados e atingir os objetivos propostos.

A consultoria de marketing pode ser útil também para as empresas que querem ganhar visibilidade no mercado, que desejam ser reconhecidas ou que querem firmar sua identidade e posicionamento.

4- Consultoria de recursos humanos

É sempre bom ter em mente que as empresas são feitas por pessoas. São os colaboradores que fazem tudo funcionar.

Pensando assim, o consultor de RH ajudará a empresa a identificar e a compreender as demandas do quadro de funcionários e das competências que a empresa precisa desenvolver.

Veja alguns questionamentos importantes:

  • É preciso contratar?
  • É preciso demitir?
  • Como são as condições de trabalho?
  • Vale a pena investir em cursos e treinamentos?
  • O que pode ser feito para melhorar a performance dos funcionários?

As respostas dessas e de várias outras perguntas serão essenciais para a elaboração de um diagnóstico e para a definição de ações planejadas.

Gostou de conhecer alguns dos principais tipos de consultoria empresarial e a importância desse serviço? Esse é um investimento que poderá trazer ótimos resultados para a sua empresa.

A Setting é especializada em auxiliar empresas a desenvolverem uma gestão para resultados e se aprimorar sempre. Para isso, oferece soluções que podem incluir a implementação de um visão sistêmica, excelência com foco no cliente, valorização das pessoas, entre outras.
Baixe nosso e-book gratuito e entenda como uma consultoria pode ajudar seu negócio: O que esperar de uma consultoria em Gestão e como escolher o parceiro certo

Comentários no Facebook