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Gestão administrativa empreendedora: 5 dicas de como implementar na sua empresa e impulsionar resultados

By 29 de agosto de 2019 No Comments
Gestão administrativa empreendedora

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Empreender é uma jornada, no mínimo, desafiadora. Conseguir se destacar em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo não é nada fácil.

No entanto, implementar uma gestão administrativa empreendedora pode facilitar a sua busca pelo sucesso empresarial, independentemente do porte da sua empresa ou do mercado em que ela está inserida.

Continue a leitura para saber o que é gestão administrativa empreendedora e 5 dicas de como você pode aplicá-la no seu negócio para otimizar seus resultados e ganhar mais competitividade.

Leia também: Dinamismo empresarial e produtividade: entenda porque eles estão relacionados

O que é gestão administrativa empreendedora?

Indo direto ao ponto, a gestão empreendedora consiste em aplicar os conceitos de empreendedorismo na maneira de administrar uma empresa.

Um empreendedor é aquela pessoa capaz de identificar necessidades e atendê-las oferecendo produtos ou serviços.

Algumas características ajudam a moldar o que seria o perfil empreendedor, a citar:

  • Dinamismo;
  • Criatividade;
  • Proatividade;
  • Inovação;
  • Ousadia;
  • Visão (enxergar a longo prazo, projetar cenários);
  • Habilidade de planejamento;
  • Capacidade de fazer muito com poucos recursos.

Nesse sentido, a gestão administrativa empreendedora incorpora essas características às práticas gerenciais. Assim, cria-se um ambiente organizacional que estimula a criatividade e a inovação, com equipes mais engajadas, motivadas, comprometidas e livres para idealizarem novas soluções.

Confira em nosso blog: Conheça estes 4 empreendedores de sucesso e inspire-se

5 dicas de como aplicar a gestão administrativa empreendedora

O tão falado “espírito empreendedor” costuma ser mais presente nas fases iniciais de um novo negócio. No entanto, ele pode fazer parte da gestão de empresas que já se encontram em estágios mais avançados de desenvolvimento.

Veja a seguir 5 dicas de como fazer uma boa gestão administrativa empreendedora.

1 – Conheça o seu público

Quando o empresário começa a empreender, ele precisa saber quem é o seu público-alvo, para quem seus produtos ou serviços são direcionados.

No entanto, quando a empresa começa a se desenvolver, é preciso estar atento ao seu público, pois as necessidades deles podem não ser mais as mesma de quando você iniciou seu empreendimento.

Por isso, procure fazer pesquisas de marketing periódicas para entender melhor o perfil dos seus consumidores.

  • Quais são suas necessidades atuais?
  • Qual a faixa etária, escolaridade e classe social?
  • E a localização geográfica?
  • Seu público é predominantemente masculino ou feminino?
  • Como essa proporção tem evoluído (ou não) nos últimos anos?
  • Quais são seus hábitos de consumo?
  • Onde seu público busca informações?
  • Quais valores seu público mais cultiva?

Ao conhecer detalhadamente o perfil do seu público-alvo, você estará mais apto a oferecer as melhores soluções. Portanto, não perca o seu público de vista.

2 – Conheça sua concorrência

Tão importante quanto conhecer seu público-alvo é conhecer quem são seus concorrentes e o que eles andam fazendo.

Procure saber quais os pontos fortes e fracos da concorrência, experimente os produtos e serviços que eles oferecem, pesquise sobre o que os consumidores pensam sobre seus concorrentes

Ao fazer isso, você terá uma visão mais ampla sobre o mercado, saberá quais oportunidades e ameaças seus concorrentes representam e saberá quais estratégias adotar para conseguir se destacar.

A inteligência competitiva pode ajudar sua empresa a desvendar o mercado. Você conhece essa metodologia? Então, confira este infográfico:

Gestão administrativa empreendedora

Leia mais: Inteligência Competitiva: conceito, benefícios, ferramentas e 3 exemplos práticos para se inspirar

3 – Assuma riscos calculados

Toda empresa está sujeita a riscos. E assumi-los de maneira calculada é uma das principais características de uma gestão administrativa empreendedora.

Para isso, você pode adotar metodologias para mensurar e monitorar tais riscos, minimizando o nível de ameaça que eles possam representar para o seu negócio.

4 – Incentive a criatividade e a inovação

Oferecer um ambiente organizacional que favoreça e incentive a criatividade e a inovação é extremamente importante para uma gestão administrativa empreendedora.

Essas características precisam estar intrínsecas à cultura da sua empresa. Esteja sempre aberto para ouvir novas ideias, recompense os projetos mais criativos, dê autonomia aos seus colaboradores.

5 – Aprenda a motivar seus colaboradores

Esta dica dialoga bastante com a dica anterior. Isso porque o colaborador precisa estar devidamente motivado para exercer sua criatividade e pensar em soluções inovadoras para a empresa em que ele trabalha.

A motivação é o combustível para que seus funcionários possam criar e inovar.

Nesse sentido, você pode adotar ações como:

  • Alocar o colaborar em funções que tenham a ver com seu perfil técnico e comportamental;
  • Oferecer recompensas relevantes para metas alcançadas;
  • Tratar todos os colaboradores de maneira respeitosa, independente do cargo que eles ocupam;
  • Oferecer feedbacks constante;
  • Praticar a política de portas abertas;
  • Investir no desenvolvimento e capacitação dos colaboradores.

Enfim, o objetivo é fazer com que o profissional se sinta valorizado.

Quer mais algumas dicas de gestão de pessoas? Então, dê um olhada neste infográfico:

Como fazer gestão de pessoas

Saiba mais: Como fazer gestão de pessoas, conquistar colaboradores e reter talentos de uma vez por todas

Gostou de saber mais sobre gestão administrativa empreendedora? Então coloque-a em prática no seu negócio e esteja a frente de seus concorrentes.

A Setting é um consultoria empresarial voltada para a geração de valor e entrega de resultados. Usando uma visão sistêmica, valorizando a transparência, as pessoas e a excelência, pode ajudar seu negócio a trilhar os rumos do empreendedorismo.

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Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

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