Liderança

Como fazer gestão de pessoas, conquistar colaboradores e reter talentos de uma vez por todas

By 12 de abril de 2019 No Comments
Como fazer gestão de pessoas

Estratégias, tecnologias, planos de negócio e a força da marca, são muito importantes para qualquer empresa. Mas são as pessoas que fazem tudo isso acontecer.

Por isso, saber como fazer gestão de pessoas, nos dias de hoje, é um diferencial extremamente competitivo para qualquer empresa. Afinal, trabalha com aquilo que há de mais valioso para a organização: seus colaboradores.

Aquela visão de que a qualquer conflito no trabalho ou falta de produtividade o profissional deve ser substituído está totalmente ultrapassada. A gestão de pessoas, obviamente, exige muito mais estratégias e observações, mas foca na valorização e desenvolvimento do capital humano. Nas maneiras de contratar, reter e motivar os colaboradores para que se sintam parte de um time.

Ações relacionadas à contratação, retenção e motivação estão completamente ligadas a esta área da empresa. Mas não é qualquer um que pode realizá-la. Se não se usar as técnicas certas, dificilmente esse profissional saberá lidar com diferentes perfis e talentos e reunir um time completo e eficiente.

O segredo? Primeiramente, compreender a importância da gestão de pessoas nas organizações. Depois, garantir que você saiba acompanhar o passo a passo completo de como fazer gestão de pessoas.

Será que você sabe como fazer gestão de pessoas em sua empresa? Gostaria de aprimorar o processo e alcançar resultados mais significativos? Então acompanhe todas as nossas dicas e transforme a forma com que lida com sua equipe!

Veja também: Como definir qual é o perfil ideal de funcionário para sua empresa

Gestão de pessoas: o que é?

A definição até que é simples, já que o mais complexo fica em como fazer gestão de pessoas efetivamente. Em poucas palavras, a gestão de pessoas é aquele setor que administra os recursos humanos da empresa, que reúne as estratégias e técnicas para melhor desenvolver e potencializar o desempenho dos profissionais que fazem parte da companhia.

Fazer uma boa gestão de pessoas significa praticar um conjunto de ações que busquem continuamente capacitação, motivação e desenvolvimento. Como?

Através de diferentes estratégias, seja com ajuda de processos de comunicação interna, pela busca do trabalho em equipe, pelo incentivo ao conhecimento e competência com treinamentos e assim por diante.

O saber humanizar!

Para a gestão de pessoas, a humanização é fator primordial. O profissional não é apenas uma engrenagem que faz o negócio funcionar e pode facilmente ser substituída. Pelo contrário. Trata-se de um ser humano, com falhas e acertos, qualidades e defeitos, em busca não somente de salário, mas também de satisfação profissional.

Pensando nisso tudo, é papel do gestor apresentar formas de aproximar os colaboradores da cultura organizacional e fazer com que eles se identifiquem desde o início com o ambiente em que estão inseridos.

E assim como a empresa pode ajudar o profissional mesmo quando falha, ele também tem muito a ensinar à empresa. Afinal, é possível notar onde melhorar e como manter o restante da equipe unida e motivada.

8 vantagens da gestão de pessoas

A importância da gestão de pessoas nas organizações fica mais clara quando entendemos todas as vantagens que pode oferecer. Claro que, para isso, ela precisa ser bem estruturada e planejada, com gestores que acreditem no potencial do setor e de diferentes profissionais.

A gestão de pessoas oferece principalmente 8 vantagens à empresa:

1- Contratações mais assertivas

Os processos seletivos se tornam mais eficientes e a empresa consegue encontrar profissionais realmente qualificados e alinhados aos seus valores.

Confira em nosso blog: Saiba como estruturar um time de sucesso para a empresa

2- Melhora no clima organizacional

Ambiente de trabalho mais leve e unido, com base em opiniões reais dos colaboradores e na aplicação de constantes melhorias.

3- Índices superiores de motivação

Com base em ações que inspirem e incentivem as equipes no dia a dia.

4- Mais produtividade

Uma vez que a produtividade está diretamente relacionada à motivação e satisfação profissional.

5- Comunicação interna estruturada

Com uma equipe totalmente focada no capital humano, há a possibilidade de criar ações e processos para melhorar a comunicação entre todos.

6- Gestão de benefícios

A equipe pode estudar e definir uma gestão de benefícios completa, baseada no orçamento da empresa e no perfil de seus colaboradores.

7- Desenvolvimento constante

Tanto da empresa quanto de todos os profissionais, com foco total na capacitação e qualificação, permitindo o crescimento de todos.

Este vídeo da Siteware explica com clareza como criar elaborar um plano de desenvolvimento individual de pessoas:

8- Retenção de talentos

Com a oferta de diferenciais, as companhias acabam atraindo constantemente novos talentos e ampliando as formas de retê-los.

Como fazer gestão de pessoas com base em 5 pilares principais!

Existem basicamente cinco pilares que te ensinam como fazer gestão de pessoas ou aprimorá-la em sua empresa.

Conheça abaixo mais detalhes sobre cada um deles antes das dicas de gestão de pessoas.

1- Motivação

Constantemente saem pesquisas que associam a motivação à produtividade no ambiente de trabalho. De acordo com a Right Management, por exemplo, profissionais motivados são 50% mais produtivos. Esta pesquisa em específico ouviu 30 mil pessoas em 15 países diferentes, incluindo o Brasil.

Seguindo o princípio de que profissionais motivados trazem mais resultados para a empresa e, mais do que isso, estão mais felizes e satisfeitos com sua rotina, a gestão de pessoas deve sempre reunir estratégias que impulsionem a motivação no ambiente de trabalho.

As ações envolvem desde a definição de bons salários e benefícios, até outras que alinhem os profissionais à missão e aos valores empresariais. Tudo o que pode motivar o colaborador deve ser pensado: se ele terá perspectivas de crescimento e plano de carreira e como seu esforço individual será recompensado.

2- Comunicação

Os processos de comunicação são igualmente valiosos dentro de uma empresa e no caminho de como fazer gestão de pessoas. Saber se comunicar com o colaborador e desenvolver uma comunicação interna eficiente e incentivadora é imprescindível.

Esse tipo de processo auxilia na integração e evita falhas de comunicação e outros possíveis problemas que seriam criados com a falta dela. Adotar métodos de comunicação inovadores que sigam a transformação de mercado e que considerem diferentes perfis profissionais não é tarefa fácil e por isso é um grande desafio para a gestão.

3- Trabalho em equipe

O trabalho em equipe também é algo a ser construído e que nem todas as empresas têm o prazer de conquistar. A gestão de pessoas tem papel fundamental na construção deste pilar, para mostrar como cada um é importante para que os processos na empresa funcionem bem.

As ações devem pensar em objetivos e atividades sempre coletivos e demonstrar para as equipes como este trabalho em equipe pode ser construtivo tanto para suas carreiras como para o crescimento em conjunto com a empresa. Nada de individualização. Uma gestão de tarefas bem definida, a criação de grupos de trabalho e reuniões periódicas com a equipe podem ajudar nesta integração.

Saiba mais: 5 estágios do desenvolvimento das equipes

Confira este infográfico do Agendor sobre a formação de equipes e a dinâmica de motivação no trabalho:

Como fazer gestão de pessoas

4- Conhecimento

A parte de competência e conhecimento é mais uma etapa importante sobre como fazer gestão de pessoas. É necessário pensar formas de desenvolver a competência e levar conhecimento para cada colaborador de forma única.

A ideia é que todos possam crescer e ser fortes, desempenhando um papel fundamental na empresa. Fazer avaliações de desempenho e incentivar as competências dos colaboradores são ações que auxiliam neste objetivo.

Leia também: O que é gestão do conhecimento nas empresas? Definição, vantagens e ferramentas

5- Desenvolvimento

O desenvolvimento é o que geralmente mais destaca a importância da gestão de pessoas nas organizações. Afinal, a única forma de não fazer o profissional ficar estagnado é investir em seu crescimento profissional. O interesse desse desenvolvimento deve ser mútuo.

Desenvolver e programar treinamentos constantes para os funcionários é uma forma de atuação da gestão de pessoas, seja esse treinamento técnico ou comportamental, baseado em necessidades específicas ou em atualizações gerais. O importante é que não fiquem parados – nem a empresa, nem os profissionais.

Mais 8 valiosas dicas de gestão de pessoas

Além dos pilares que citamos, ainda há algumas outras dicas de gestão de pessoas que podem te ajudar:

1- Dê feedbacks constantes

Os feedbacks são ferramentas únicas de comunicação. Oferecê-los individualmente e periodicamente aos colaboradores é essencial para que possam se manter engajados. O momento é sempre importante para ajudar a entender falhas e insatisfações, melhorar processos e humanizar a gestão.

2- Seja transparente

Desde o processo seletivo, a ideia é ter uma gestão 100% transparente. Esta é a melhor forma de encontrar profissionais que realmente estejam alinhados à cultura da empresa. Por isso, esteja atento e sempre tente melhorar a comunicação no ambiente de trabalho.

Um dos pilares da governança corporativa é exatamente a transparência. Saiba mais sobre ela neste infográfico criado pela equipe da Setting.

O que é governança corporativa

Com certeza, uma empresa que pratica a governança corporativa consegue melhorar sua gestão de pessoas.

3- Crie métodos de reconhecimento

Reconhecer o colaborador é essencial. Uma das possibilidades de reconhecimento é apostar na meritocracia, ao oferecer reconhecimentos diferenciados com base no bom desempenho alcançado.

4- Invista nos treinamentos certos

Converse sempre com as equipes e esteja próximo para definir os melhores treinamentos para cada setor. De habilidades, competências técnicas e pessoais, para uso de novos softwares, etc. Crie oportunidades constantes para o desenvolvimento dos colaboradores.

Este post pode interessar a você: Como saber quanto devo investir na capacitação de meus profissionais?

5- Pratique a liderança e seja um exemplo para o time

A área de gestão de pessoas tem tudo a ver com liderança. Por isso, seja um exemplo para os profissionais, esteja à disposição deles e mostre que fazem parte do mesmo time.

6- Acompanhe as evoluções

Mais uma entre as principais dicas de gestão de pessoas é acompanhar constantemente as evoluções dos colaboradores e o andamento de trabalhos realizados. Isso ajuda na hora de definir novas estratégias e na busca por melhores resultados.

7- Promova ações descontraídas

Criar ações descontraídas pode auxiliar na motivação dos profissionais, então, não concentre todas as estratégias somente em trabalho.

8- Obtenha ajuda de uma consultoria empresarial

A última dica já tem sido explorada por algumas empresas e mostrado excelentes resultados na gestão de pessoas. Contratar uma consultoria empresarial pode ajudar a eliminar gargalos que impedem o crescimento da empresa e ainda aprimoram o processo de tomada de decisão e a busca por melhores resultados como um todo.

Agora certamente você já saberá como fazer gestão de pessoas!

Quer uma força extra para buscar as melhores estratégias de forma personalizada para a sua empresa? Deixe sua mensagem que podemos te ajudar!

Confira também: Por que implantar RH na pequena empresa?

A Setting é uma empresa de consultoria com foco na geração de valor e em trazer resultados para seu negócio. Para isso, se baseia em uma visão sistêmica, valorizando pessoas, a ética e a transparência, sempre tomando decisões baseadas em fatos.

Aproveite para saber mais sobre um importante tema relativo à gestão de pessoas. Baixe nosso e-book gratuito: 8 dicas de como gerenciar conflitos na empresa

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

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