Estratégia

Como fazer um planejamento estratégico de TI para a sua empresa? Confira o passo a passo em 6 etapas

By 25 de março de 2019 No Comments
Como fazer um planejamento estratégico de TI

Sua área de TI parece não atender mais às demandas do negócio? Ou sua empresa está crescendo e precisa se reestruturar?

Quer saber como fazer um planejamento estratégico de TI?

Com os avanços tecnológicos que temos presenciado nos últimos anos, a área de Tecnologia da Informação vem ganhando cada vez mais destaque nas organizações. Mas, para aproveitar todas as vantagens que a famosa transformação digital tem a oferecer, é fundamental que você saiba como fazer um planejamento estratégico de TI.

Tal planejamento nada mais é que o processo de elaboração de estratégias bem estruturadas e organizadas para o uso da Tecnologia da Informação em uma empresa. Por meio dele, é possível garantir que a TI seja usada a favor do negócio. Criando, assim, valor para os clientes. E, além disso, estando devidamente alinhada aos valores e objetivos estratégicos da organização.

Para te ajudar, elaboramos um passo a passo com as principais etapas que você precisará seguir. Confira e saiba como implementar a TI de forma inteligente.

Saiba mais: Colaboração no trabalho: use a tecnologia como aliada!

Passo a passo: como fazer um planejamento estratégico de TI

Passo 1 – Qual a atual situação da empresa?

Para implementar a Tecnologia da Informação de maneira efetiva e eficiente, é preciso antes saber qual a atuação situação da empresa em relação ao uso da TI. Nesse sentido, o primeiro passo do planejamento consiste em fazer um levantamento dos sistemas utilizados atualmente e das demandas de cada departamento.

A intenção desta etapa é compreender a origem de certos gargalos. Além disso, identificar quais ferramentas tecnológicas já se mostram ineficientes e incapazes de atender todas as demandas de trabalho.

Somente a partir disso é que será possível saber quais melhorias precisam ser feitas e de que forma a Tecnologia da Informação pode ajudar.

Uma forma de descobrir a situação atual da empresa é avaliando se nível de maturidade em TI.

Confira este infográfico divulgado pela EUAX:

Como fazer um planejamento estratégico de TI

Passo 2 – O que você pretende alcançar com a TI?

Nesse segundo passo de como fazer um planejamento estratégico de TI, você precisa definir qual (ou quais) é o objetivo final do seu plano.

Esta etapa é fundamental para que se tenha uma noção de onde a sua empresa quer chegar quando as mudanças promovidas pela Tecnologia da Informação começarem a ser implementadas.

Veja alguns exemplos de objetivos que você pode querer alcançar em TI:

  • otimização de processos;
  • redução de custos;
  • melhoria da produtividade;
  • maior segurança de dados;
  • melhoria na experiência do cliente.

A intenção aqui é proporcionar um norte para as futuras ações.

Passo 3 – Como anda o mercado e os seus concorrentes?

Você sabe como os seus concorrentes têm feito o uso da Tecnologia da Informação? E como o mercado em que a sua empresa está inserida tem demandado o uso de TI em seus mais variados processos?

Esse tipo de análise é essencial para o planejamento estratégico, pois permitirá que você trace estratégias de acordo com a atual realidade e consiga ganhar vantagem competitiva.

Passo 4 – Quais são as soluções tecnológicas disponíveis?

Agora que você já sabe onde a sua empresa está e para onde você quer levá-la com o uso da Tecnologia da Informação, é hora de identificar todas as soluções tecnológicas com potencial para trazer os resultados que você deseja.

Nesta etapa, pesquise bastante e faça um apanhado dos melhores fornecedores, preços e condições contratuais. Leve sempre em consideração as soluções que se adaptam melhor a sua rotina operacional e que combinem agilidade, economia e qualidade.

Confira também em nosso blog: Entenda como a tecnologia está mudando as ferramentas de pesquisa de mercado

Passo 5 – Quais metas inteligentes traçar?

Todo bom planejamento deve conter metas que te levarão aos objetivos que você pretende alcançar. No entanto, essas metas devem ser inteligentes, seguindo o padrão SMART. Elas precisam ser:

  • Específicas;
  • Mensuráveis;
  • Alcançáveis;
  • Relevantes;
  • Baseadas em um prazo.

As metas podem ser individuais ou coletivas, passando por todos os departamentos e níveis hierárquicos. Uma boa forma de fazer com que as metas sejam cumpridas pe através de programas de incentivo, com recompensas para aqueles que conseguirem explorar o potencial máximo das novas soluções de TI.

Passo 6 – Como você vai acompanhar e mensurar os resultados?

A última etapa de como fazer um planejamento estratégico de TI é fundamental para que você chegue onde você quer chegar com a Tecnologia da Informação. Para saber se as metas estão sendo alcançadas e se você está mais próximo dos objetivos finais definidos no passo 2, é preciso definir indicadores de desempenho.

Com o acompanhamento dos resultados, será possível fazer os devidos ajustes e definir melhorias e mudanças durante a execução do plano.

Esse foi o nosso passo a passo de como fazer um planejamento estratégico de TI. Vale lembrar que a construção desse plano deve envolver os diferentes setores a fim de trazer diferentes perspectivas.

Ficou clara para você a importância estratégica de TI nas organizações?

Então, confira este vídeo do canal GesSaúde:

Veja também: Afinal, o que é transformação digital nas empresas, como implantar em seu negócio?

A Setting é uma consultoria empresarial voltada para resultados. Por isso, usa a ética, o foco no cliente e a excelência para tomar decisões baseadas em fatos. Assim, encontra oportunidades de melhoria e consegue fazer o melhor planejamento para seu negócio.

Quer entender mais sobre gestão estratégica? Então, baixe nosso e-book gratuito: O guia para fazer planejamento estratégico da sua empresa

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

More posts by Jorge Secaf Neto

Comentários no Facebook