Consultoria

Como contratar uma consultoria? Não se apresse: siga nosso passo a passo

By 30 de julho de 2018 No Comments
Como contratar uma consultoria

Existem diversos motivos que podem fazer uma empresa decidir contratar uma consultoria.

Muitos pensam que isso acontece em momentos de dificuldade. Mas, na verdade, uma mudança societária, um novo cenário econômico, a busca por ideias de crescimento para a empresa ou mesmo um sentimento de que é preciso renovar as coisas pode motivar essa decisão.

Se você deseja contratar uma consultoria para gerar novas ideias para sua empresa, obter acesso à experiência dos consultores ou ampliar seus negócios, essas dicas de como contratar uma consultoria garantirão que você contrate a empresa certa e faça com que sua colaboração seja eficaz.

Nesse sentido, selecionamos 7 passos rumo ao sucesso nessa parceria estratégica.

Saiba mais: Confira 4 tipos de consultoria empresarial e como cada uma pode alavancar o seu negócio

Os 7 passos de como contratar uma consultoria

1- Verifique se o possível parceiro é confiável

Quando você ou sua empresa contratam um consultor, você e seus funcionários trabalharão com eles de perto por um longo período. Isso quer dizer que eles terão acesso a informações confidenciais do negócio.

Por isso, a primeira dica de como contratar uma consultoria é que você confie neles.

Nesse sentido, existem 5 competências fundamentais que realmente importam e você precisa se certificar de que essa consultoria tem:

  1. Competência técnica;
  2. Conduta ética;
  3. Habilidades interpessoais;
  4. Transparência;
  5. Responsabilidade.

2- Saiba sobre as experiências anteriores do consultor

É bom ter uma compreensão clara das principais ofertas de serviços e áreas de experiência de um consultor antes de contratá-los. Assim, você estará bem informado sobre o que eles fazem de melhor e o que não estão tão capacitados.

Muitas vezes, as equipes de consultores podem ter uma área principal de foco ou especialização e, também, possuírem experiência em outras áreas.

Geralmente, os consultores são mais bem-sucedidos quando têm uma gama diversificada de habilidades e conjuntos de conhecimento.

Raramente um contrato de consultoria de gestão empresarial exige apenas um conjunto de habilidades, como o gerenciamento de projetos, exclusivamente, ou somente a gestão financeira.

Mais frequentemente, gerenciar uma empreitada como essa requer conhecimentos amplos, planejamento estratégico e gerenciamento de mudança de pessoas para que a iniciativa seja mais bem-sucedida.

3- Converse abertamente sobre valores

Se a sua organização esperar para perguntar sobre preços, você pode ter uma surpresa desagradável e perder muito tempo tratando dos detalhes da consultoria, apenas para se decidir por não contratá-la.

Por isso, economize seu tempo (e do seu consultor) e comunique antecipadamente seus requisitos e expectativas de orçamento.

Com a orientação orçamentária, seu consultor oferecerá um plano conciso que o levará ao resultado desejado da maneira mais eficiente, dentro do orçamento que você tem.

4- Formule um briefing claro

Outro importante conselho de como contratar uma consultoria é que você seja muito claro sobre seus objetivos de negócios, prazos e resultados desejados.

Na verdade, trate seu consultor como seu médico: conte a ele tudo o que ele precisa saber sobre sua empresa e os desafios que você está enfrentando.

Como dissemos: confiança é fundamental!

Não deixe de fora os detalhes que você considera insignificantes. Certamente eles podem oferecer ao consultor insights mais profundos sobre o problema, ajudando-o a resolvê-los com mais eficiência.

5- Estejam em sintonia

Você precisa ter certeza de que está sendo entendido exatamente da maneira certa, sobre o que você quer dizer. Porque as pessoas, às vezes, usam as mesmas palavras para falar coisas diferentes.

Explique sua terminologia ao consultor para se certificar de que não há ambiguidades sobre o que você realmente está falando.

Compreender como a sua empresa fala ou define os termos pode ajudar um consultor a entender melhor seus objetivos e focar nos aspectos certos do trabalho.

6- Defina o resultado

Em seu trabalho com o consultor, concentre-se no resultado, não no tempo necessário para realizá-lo.

Seja claro com ele sobre o escopo do trabalho e o resultado comercial que você espera. Nesse sentido, reserve um tempo para discutir e definir os objetivos desejados.

Concentrando-se no resultado do negócio e não nas horas. Assim, você está responsabilizando a empresa de consultoria pelos resultados dentro do prazo e do orçamento que você tem.

7- Não espere que seu consultor seja “um visitante”

Trabalhar com uma empresa de consultoria não é uma via de mão única. Não espere que o seu consultor atinja o objetivo seguindo o seu briefing e volte quando terminar o projeto.

Afinal, é um processo de colaboração em que ambas as partes estão desempenhando um papel ativo. Não espere que seu consultor seja um visitante, mas sim uma extensão de sua equipe.

Convide seu consultor para estar presente no local e se integrar ao time. Essa é a única maneira de obter uma compreensão profunda dos desafios que você enfrenta e, por fim, identificar a melhor solução.

Veja mais em nosso blog: O que é Consultoria em Gestão Empresarial e o que faz por seu negócio.

Quer entender como uma empresa de consultoria como a Setting atua em seu negócio?

Dê uma olhada neste infográfico bastante completo:

Como contratar uma consultoria

Ficou claro para você como contratar uma consultoria que se alinhe com os valores de sua empresa e seus objetivos de negócio?

A Setting é uma empresa de consultoria que sempre busca resultados para seu negócio se baseando em fatos e valorizando as pessoas.

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