Category

Setting Entrevista

Setting Entrevista: André Bruttin

By | Setting Entrevista | No Comments
entrevista Andre Bruttin

Bio: Nosso entrevistado do mês é André Bruttin, psicólogo, mestre e doutor em psicologia social pela PUC-SP. Bruttin é professor universitário nos cursos de psicologia e administração na PUC-SP e no Mackenzie.
Além disso, possui 15 anos de experiência na área de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte, com foco em projetos ligados ao desenvolvimento humano e organizacional.
Em 2001 André fundou a RECIPRHOCAL, uma empresa de consultoria em gestão de RH, estabelecida para trabalhar em processos de mudança organizacional, desenvolver e implantar políticas práticas de RH, serviços de coaching e workshops.

Recentemente publicamos uma série de artigos sobre gestão de pessoas com o intuito de estimular nossos leitores a refletir sobre o tema, que entendemos ser de importância essencial para as organizações.

Há, entretanto, um aspecto menos visível, mas também relacionado com as pessoas, que gostaríamos de abordar aproveitando sua experiência como consultor especializado no tema, que é a Cultura Organizacional, e como ela age positiva e negativamente nos diversos aspectos da gestão e consequentemente no sucesso ou fracasso das organizações em alcançar seus objetivos. Pode ser? Então vamos lá!

01. Primeiramente, para esclarecer nossos leitores menos habituados à questão, como você definiria cultura no ambiente de negócios? No que consiste a Cultura Organizacional?

Em uma definição mais informal eu diria que a cultura de uma organização é como se fosse a personalidade de uma organização. Tem relação com o jeito de ser daquela organização. Tal qual a personalidade e nossos valores pessoais influenciam nossos comportamentos a cultura de uma organização também influencia na forma com que as pessoas se comportam dentro de uma organização. Cultura também se refere aos valores praticados na organização, valores estes que são partilhados pelos profissionais da organização. Read More

Setting Entrevista: Thiago Gabri

By | Setting Entrevista | No Comments
marketing digital

Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Thiago é atualmente Gerente de Novos Negócios para Empresas de Software e Cloud na Resultados Digitais. Nos últimos 4 anos ele coordenou estratégias de marketing e vendas em organizações no Brasil e da Colômbia e na Resultados Digitais tem se focado em estratégias Inbound.

01. Hoje se fala bastante no marketing via mídias digitais e no fato de que ter uma presença online é fundamental para qualquer empresa. O que isso significa na prática?

Estar presente na web é inevitável para qualquer empresa e isso acontece porque a nossa vida se torna cada dia mais online. Quando você tem uma dúvida, por exemplo, é muito provável que a sua primeira ação seja buscar algo relacionado ao tema no Google, desde buscas sobre prestadores de serviço até aquela pesquisa rápida sobre o uso de um determinado alimento, tudo está online. Na prática, ter uma presença online está muito conectado à qualidade dos conteúdos que a sua empresa produz ou promove, afinal ninguém vai acompanhar alguém que não é relevante. Read More

Setting Entrevista: José Carlos Firmino de Campos

By | Setting Entrevista | No Comments
gerenciamento de projetos

Nosso entrevistado deste mês é José Carlos Firmino de Campos, Professor da Fundação Getúlio Vargas e consultor especialista em Gerenciamento de Projetos.

Firmino é Engenheiro Civil formado pelo Mackenzie com MBA em Administração de Projetos pela FEA / FIA / USP, especialização em Gerenciamento na Construção Civil pela Escola Politécnica e Project Manager Professional pelo PMI – Project Manager Institute.

01. As palavras “projeto”, “plano”, “iniciativa”, são muito comuns na gestão empresarial, mas nem sempre se conhece o real significado de cada uma delas. Você poderia nos explicar o que é um Projeto, e por que ele deve ser gerenciado? 

Projeto é um esforço único, complexo e não rotineiro para se entregar um serviço, produto ou outro resultado dentro de objetivos de prazo, custo, qualidade e dos requisitos negociados com as partes interessadas Read More