Category

Processos

Como implantar indicadores de desempenho: as 6 etapas fundamentais

By | Processos | No Comments
Como implantar indicadores de desempenho na empresa

Você sabe realmente se sua empresa está com um desempenho adequado?

Se você quer medir a performance de diferentes aspectos da sua empresa, mas não sabe como implantar indicadores de desempenho? Fica tranquilo que temos a solução que você precisa.

Os indicadores de desempenho (KPIs) são importantes ferramentas para empresas que querem saber se os seus processos estão indo bem, ou se é preciso fazer melhorias. Além disso, KPIs possibilitam uma tomada de decisão mais segura.

No entanto, muitos gestores ainda apresentam dúvidas em relação à implantação de indicadores de desempenho. Se esse é o seu caso, não se preocupe.

Neste artigo você vai conferir as principais etapas que envolvem a implementação de KPIs de forma simples e objetiva.

Read More

Indicadores para TI: 6 ideias de KPIs para pequenas, médias e grandes empresas

By | Processos | No Comments
Indicadores para TI

“Se você não consegue medir, não pode melhorar.” – Peter Drucker.

É com essa frase em mente, que você deve iniciar a leitura deste artigo sobre indicadores para TI.

Em uma pesquisa, a Kaseya surpreendentemente descobriu que os KPIs (ou indicadores de desempenho) são um tanto incomuns para os departamentos de TI. Em sua pesquisa de 2017 com 900 empresas de pequeno e médio porte, menos da metade utilizou os indicadores de TI, básicos e convencionais, para analisar seus processos e resultados.

Embora possa ser difícil medir o valor do seu departamento, ou da consultoria de TI que presta serviços para sua empresa, essa é uma necessidade.

Este artigo ilustrará por que é do interesse do seu departamento definir indicadores para TI.

Read More

Exemplos de DMAIC: como solucionar problemas e promover a melhoria contínua na organização

By | Processos | No Comments
exemplos de DMAIC

Todo dia gestores tem que solucionar problemas e tomar decisões. Mas como saber se a decisão tomada realmente solucionará o problema?

Para isso, existe uma metodologia consagrada, o DMAIC.

O DMAIC é uma ferramenta de solução de problemas que pode ser usada para melhorar, otimizar e estabilizar os processos de negócios. Esse modelo cíclico de solução de problemas busca melhorar os processos dentro de uma organização.

O acrônimo DMAIC significa:

  • Definir (Define): Definição do problema a ser resolvido e dos objetivos que se pretende alcançar.
  • Medir (Measure): Definição de métricas para medir o tamanho do problema e o desempenho das ações de enfrentamento.
  • Analisar (Analyse): Análise das principais causas do problema apontado.
  • Melhorar (Improve): Desenvolvimento de ações que deverão ser implementadas para solucionar o problema.
  • Controlar (Control): Garantir que as ações sejam implementadas da melhor maneira possível gerando os resultados esperados.

Essa metodologia converte o problema em algo tangível para que uma solução possa ser obtida. O DMAIC ajuda as organizações a tornarem seus processos mais eficientes, reduzindo e controlando falhas.

Read More