CASES DE SUCESSO

Vertex Engenharia

Perfil

Com atuação no Mercado Imobiliário de Edificações Verticais a Vertex tem como produto principal o fornecimento de “Parede Pronta” – incluindo o projeto, materiais e equipamentos e a execução dos serviços, com garantia de prazo e qualidade.

 

Tem como área de atuação principal o estado de São Paulo, abrangendo um raio de 200 km da capital.

Desafio

Tendo crescido rapidamente e mais do que o previsto, tanto em faturamento quanto em número de funcionários e obras, a operação da empresa estava demandando tempo excessivo dos sócios, e com isso as questões estratégicas e relacionadas à gestão passaram ao “segundo plano”, deixando-os preocupados com possíveis consequências a médio e longo prazos.

A Solução

O primeiro passo foi definir um foco para o crescimento e criar mecanismos de controle e monitoramento.

 

Foi proposto, para isso, estruturar o Planejamento Estratégico e um painel de indicadores para fazer o monitoramento, o controle e eventuais ajustes e, com isso, criar um forte alinhamento dos sócios e da força de trabalho em torno do caminho a ser seguido.

Benefícios do Projeto

1. Obtenção de um foco para o crescimento – por meio de discussões estruturadas e análises de cenários, os sócios definiram, por consenso, o que a empresa quer ser no futuro e o que precisa ser feito para chegar lá – Visão de Futuro.

 

2. Ter um instrumento para compartilhar com toda a força de trabalho as ideias e visões definidas no planejamento e com isso obter a colaboração de todos sem dispersão de esforços – Mapa de Objetivos Estratégicos;

 

3. Priorização de Investimentos – com um planejamento estruturado, as definições e decisões de investimento passam a ser feitos com base no pano traçado e nos benefícios que ele trará (retorno) para o atingimento da Visão de Futuro, evitando prevalecer a opinião de uma só pessoa ou área da empresa;

 

4. Acompanhamento dos resultados da empresa – por meio da medição dos indicadores e de sua comparação com as metas traçadas, pode-se medir o desempenho e assim fazer os ajustes necessários para a eventual correção de rumos.

 

5. Iniciativas e ações – no processo de elaboração do Planejamento Estratégico, foram identificadas algumas lacunas, principalmente nas áreas financeiras e de RH, já que a empresa é de Mão-de-obra intensiva. As ações para a solução das lacunas foram contempladas nas iniciativas estratégicas que serão executadas em formas de projetos e acompanhadas na execução a estratégia.

 

O planejamento é um guia e serve como uma linha condutora de ações para se atingir um objetivo. Assim, tão importante quanto o planejamento é a execução e acompanhamento das ações e iniciativas definidas. É por meio desse acompanhamento que torna-se possível verificar se o que foi planejado ainda continua válido ou se é necessária uma revisão dos objetivos.

Mais cases:

ARMCO

Atuando no mercado brasileiro desde 1914, a ARMCO é uma empresa especializada na manufatura do aço.

Casa Ronald McDonald São Paulo – Moema

ONG que oferece hospedagem, alimentação, transporte a pacientes em tratamento do Câncer Infantil no GRAACC.

Conspar/Realibras Urbanismo

A Realibras Urbanismo (antiga Conspar) tem como objetivo oferecer projetos que melhorem e transformem a vida de todas as pessoas.

A Setting une conhecimento e competência
para otimizar o seu negócio