Category

Estratégia

Tipos de tomada de decisão na empresa: conheça os 5 principais para nunca mais errar nas suas escolhas

By | Estratégia | No Comments
Tipos de tomada de decisão na empresa

Todos os dias, sem exceção, uma tomada de decisão (ou várias!) é realizada em uma empresa.

As pessoas responsáveis pelos cargos de gestão estão a todo momento pensando em quais estratégias e caminhos seguir. Mas para ter todas as alternativas na mesa, é importante conhecer que tipos de tomada de decisão na empresa podem ser usados em seu benefício.

Mas independente do tipo escolhido, é importante saber que para tomar uma decisão é preciso elevar em conta 3 fatores diferentes:

  • Identificação do problema;
  • Coleta de informações;
  • Listagem das alternativas.

Esse são os pontos mais básicos do processo decisório. O que vai realmente mudar quando falamos dos tipos de tomada de decisão na empresa é justamente a listagem e a escolha final das alternativas.

Read More

O que é planejamento estratégico situacional e como se diferencia do modelo tradicional

By | Estratégia | No Comments
O que é planejamento estratégico situacional

O conceito de planejamento pode ir muito além do que conhecemos atualmente. Prova disso é o livro e conceito “O método PES: entrevista com Matus”, escrito pelo economista chinelo Carlos Matus.

PES, neste contexto, significa planejamento estratégico situacional, uma forma de se preparar para os acontecimentos na empresa de maneira flexível, considerando mudanças e situações não previsíveis para os gestores.

Quer entender melhor o que é planejamento estratégico situacional e como aplicar em sua empresa?

Acompanhe abaixo as explicações do termo, como estruturá-lo e as grandes vantagens em relação ao planejamento tradicional!

Read More

Conheça as 5 etapas do processo de inovação e deixe sua empresa à frente da concorrência

By | Estratégia | No Comments
etapas do processo de inovação

Inovação: o quanto isso significa para a sua empresa?

De acordo com uma recente pesquisa realizada pela Ancona Consultoria Inteligência Estratégica, 58% dos empreendedores entrevistados acreditam que, para se manterem competitivos no mercado, precisam de mudanças inovadoras.

Ainda sobre o estudo, intitulado “Como enfrentar o momento atual”, 68% disseram que inovação significa criar condições práticas para inovar. 72% dizem que promover um processo de inovação exige abrir a cultura da empresa para outros caminhos.

Read More