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Estratégia

O que é estratégia empresarial, afinal?

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O que é estratégia empresarial

Muitos se perguntam o que é estratégia empresarial. A resposta para esta pergunta pode ser resumida de forma simples: estratégia é descobrir que decisões tomar hoje para que seus objetivos se realizem no futuro.

Para isso, é necessário traçar os objetivos e alinhar expectativas, levando em conta posicionamentos, pontos de vista e perspectivas de diferentes setores. Enfim, definem-se um série de iniciativas que levarão ao cumprimento de metas e a construção de plano de ações.

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Precisando das ferramentas do planejamento estratégico? Selecionamos as 5 mais práticas!

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ferramentas do planejamento estratégico

Todo ano, as empresas que têm maturidade organizacional fazem um planejamento estratégico para definir seus objetivos, diretrizes e metas para o período seguinte.

Mas como desenvolver esse processo de uma forma assertiva e que traga as respostas para tantas perguntas que costumam surgir?

Nesse sentido, foram criadas diversas ferramentas para planejamento estratégico. E para ajudar você a decidir quais usar, selecionamos algumas delas, neste post.

Lembre-se: a elaboração do planejamento estratégico é necessária para fornecer informações ao gestor e ajudá-lo na fixação de objetivos e a tomada de decisões.

Uma empresa que alinhe suas ações e rotinas  de trabalho em função de um bom planejamento estratégico não conseguirá atingir seus objetivos.

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5 passos para um poderoso planejamento estratégico de marketing digital

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De acordo com o estudo ‘Gerenciamento de Marketing Digital’ da Smart Insights, 46% das marcas não têm um planejamento estratégico de marketing digital definido. Enquanto 16% afirmam ter uma estratégia, mas ainda não a integraram em sua atividade de marketing.

Mas aqui está a questão: se você não tem um plano em prática, como você pode esperar crescer e inovar, medir resultados significativos e aprender com os erros do passado?

É hora de parar de entrar em pânico sobre o ano que vem ou o próximo mês e começar a elaborar um planejamento estratégico de marketing digital que tenha um impacto poderoso.

Selecionamos as 5 etapas mais importantes que você, a pessoa a frente das decisões, deve tomar para garantir que seus esforços de marketing digital gerem um impacto real em seus resultados.

Etapas de um planejamento estratégico de marketing digital

1. Saiba o que você quer (e defina o objetivo)

Defina sua missão:

  • Defina primeiro a missão/objetivo geral da sua empresa – sua missão de marketing digital deve se encaixar no seu grande plano.
  • Responda a esta pergunta: qual é o objetivo primordial que você deseja que seus esforços de marketing digital alcancem. Por exemplo: você deseja posicionar sua empresa como o fornecedor online para peças de computador na Brasil? Esta é sua missão.

Defina e meça seus indicadores de desempenho (KPIs):

  • Seja específico com seus indicadores: identifique os números que você será responsável por alcançar.
  • Seja realista com seus KPIs: analise seus esforços anteriores de marketing digital primeiro – isso garantirá que você tenha um aumento positivo em seus resultados atuais e, ao mesmo tempo, ajudará a evitar que suas expectativas sejam muito altas.
  • Identifique um método para ajudá-lo a avaliar cada um dos seus KPIs: por exemplo, você usará o Google Analytics para medir suas conversões, suas análises de mídia social para acompanhar o envolvimento ou outra ferramenta para avaliar o sucesso do seu marketing de conteúdo?
  • Aqui está um modelo prático de indicador de desempenho para você roubar: ___________ [Inserir meta] (por exemplo, “Aumentar o tráfego do site”) em _____% [inserir percentual] em ____ meses [inserir número de meses]. Dessa forma temos: Aumentar o tráfego do site em 30% nos próximos 6 meses.
  • Antes de começar a planejar seus KPIs, descubra quais métricas são mais importantes para a gerência da empresa também.

2. Analise seu histórico (e aprenda com os seus erros)

Você não precisa (e não deve) entrar no período de planejamento estratégico de marketing digital totalmente no escuro. Analisar o sucesso e os fracassos passados ​​das suas estratégias de marketing pode ajudá-lo a definir os melhores indicadores. Você, portanto, pode concluir as etapas um e dois juntas.

Escolha um período de tempo que você gostaria de analisar (é melhor definir esse período com o mesmo período de tempo que você planeja para sua nova estratégia de marketing). Por exemplo: decidir se você vai analisar o ano anterior, trimestre ou mês.

Como analisar:

  • Determine o período de tempo que você deseja analisar e configure seu calendário do Google Analytics para corresponder a esse período.
  • Experimente os Relatórios de Benchmarking do Google na sua conta do Analytics para comparar seu progresso com seus concorrentes.
  • Não se esqueça também de analisar a estratégia de marketing de seus concorrentes – crie uma planilha de análise de suas atividades online (você pode usar o SEMrush para identificar a estratégia de SEO de um concorrente, ou seja, quais palavras-chave geram o maior volume de tráfego orgânico em seu site. Ele também pode ser usado para comparar o tráfego orgânico e pago de diferentes sites. Portanto, é bastante útil para ver como a concorrência está sendo agressiva com seus investimentos pagos.)
  • Pense nessa questão de tempos em tempos: há algo mais que eu precise analisar que eu não tenha pensado ainda? Por exemplo: devo testar o horário em que publico meu conteúdo ou rever os tipos de imagens que uso?

3. Lembre-se com quem você está falando (e fale a mesma língua)

Não deixe que o planejamento o afaste das pessoas que você está tentando alcançar. Você já sabe quem é seu público-alvo (pelo menos esperamos que você saiba). Mas as vezes esta é a primeira coisa que um profissional de marketing digital esquece em meio à configuração dos indicadores, a preocupação com o orçamento, a seleção de canais, etc.

Você não vai cometer esse erro – não desta vez. Em vez disso, você colocará seu público no centro do seu planejamento estratégico de marketing digital, atenderá a suas necessidades emocionais e satisfará seus desejos mais profundos. Como? Através da criação de personas bem elaboradas e bem pensadas, é claro.

Desenvolvendo personas úteis:

  • Comece com o básico e anote todas as informações demográficas que você conhece sobre o consumidor-alvo como idade, sexo, localização, estado civil, etc.
  • Em seguida, aprofunde um pouco mais e identifique os problemas que você pode ajudar sua persona a resolver.
  • Mergulhe em seus desejos emocionais, metas, aspirações, medos e documente todos os fatores que poderiam fazê-los funcionar (pense em seus desejos conscientes e inconscientes).
  • Você pode se aprofundar nos Relatórios de público-alvo de sua conta do Google Analytics para identificar as principais características de sua persona, como idade, sexo, carreira, etc.
  • Ao criar suas personas, é o momento perfeito para identificar as pessoas que serão uma influência para elas – essas serão as influenciadoras que sua estratégia de marketing deve atingir.

4. Identifique seus recursos (e atenha-se ao seu orçamento)

Três coisas são importantes para identificar seus recursos: seu orçamento, seu marketing nas mídias sociais e sua equipe (ou pessoas). É importante fazer um balanço de todos os seus recursos antes de decidir sobre o que mais você pode precisar para o próximo período.

Por exemplo, agora é o momento perfeito para criar uma auditoria de seus canais digitais existentes e decidir se você irá terceirizar seções específicas de seu marketing digital ou se precisará definir orçamento extra para um novo contratado ou dois.

Como identificar seus recursos:

Seu orçamento:

  • Defina seu orçamento geral de marketing digital.
  • Veja os dados históricos do que funcionou antes (por exemplo, algum canal específico lhe trouxe leads de qualidade a um custo baixo?)
  • Decida se você usará mídia paga (por exemplo, publicidade no Adwords ou anúncios pagos em mídias sociais).
  • Aloque uma parte específica do orçamento para cada canal digital que você deseja usar para publicidade paga (explore seu Google Analytics para ajudar você a avaliar os canais digitais mais econômicos com o maior alcance e conversões e o menor custo por clique).
  • Se um determinado elemento da sua estratégia de promoção paga não lhe trouxer os resultados desejados, reveja-o e invista o valor do orçamento alocado no canal que está proporcionando os melhores resultados.

Seu time:

  • Olhe para a sua equipe atual e avalie o que você é capaz de alcançar (seja realista aqui e garanta que ninguém ficará sobrecarregado).
  • Identifique se você precisa contratar mais pessoas e se você tem os meios para fazê-lo.
  • Decida se toda a sua atividade de marketing digital ocorrerá internamente ou se você precisará terceirizar alguns elementos para uma agência.
  • Peça a cada um dos membros de sua equipe para analisar sua atividade de campanhas de marketing digital e debater algumas ideias para seu futuro planejamento estratégico de marketing digital (quanto mais autonomia o funcionário tiver em sua função, mais eles participarão do novo plano).

Seus canais:

  • Analise seus canais de marketing digital atuais e decida quais manter e se você gostaria de investir em novos (isso depende de onde seus clientes estão e do tempo que você tem disponível).
  • Articule claramente o que cada canal digital está tentando alcançar.
  • Certifique-se de ter pelo menos um KPI anexado para cada um dos seus canais digitais.

5. Faça o plano (e não se atenha a ele)

“Crie um planejamento estratégico de marketing digital e não se atenha a ele? Mas, o que isso quer dizer?”.

Deixe-me explicar: seu plano nunca será perfeito desde o início. Nem todas as suposições feitas por você estarão corretas.

E, embora tenha tomado todos os cuidados para elaborar um plano cuidadosamente elaborado com base em um conjunto de suposições e análises perspicazes, você ainda não pode prever exatamente como seus clientes se comportarão. Portanto, é essencial medir e monitorar continuamente o desempenho de sua estratégia de marketing digital e alterar os elementos onde necessário.

Crie seu calendário de marketing digital:

  • Tente criar sua linha do tempo usando o Google Calendars. Dessa forma, você pode compartilhá-la com os membros da sua equipe e permitir que ela seja editada quando necessário.
  • Realce as principais campanhas que você criará e promoverá ao longo do ano e aloque um período de tempo para cada uma delas.
  • Documente os canais digitais necessários para garantir o sucesso de cada campanha.

Revise sua estratégia de marketing e identifique as alterações necessárias:

  • Crie um plano de mensuração e monitoramento (isso deve se adequar aos seus KPIs).
  • Verifique o sucesso dos elementos individuais da sua estratégia de marketing digital em intervalos contínuos.
  • Se algo não está funcionando (ou seja, você não está conseguindo os KPIs que você definiu), isole os diferentes elementos e tente identificar o que não está funcionando (por exemplo, é quando você está postando conteúdo ou os títulos que está usando para seus anúncios?).
  • Revise sua análise anterior, personas e alocação de orçamento e tente algo novo.
  • Crie um KPI claramente definido para o seu novo empreendimento.

Com este passo a passo você consegue elaborar um planejamento estratégico de marketing digital realmente efetivo e organizado. Além de conseguir extrair resultados reais

Esse conteúdo foi escrito pela Links Experts, uma agência formada por profissionais certificados, especializada na criação de campanhas para Google AdWords, Facebook Ads, Instagram, Linkedin e outras mídias.