Skip to main content

Compartilhe isso!

 

O sonho de todo gestor é conseguir abraçar sua empresa por completo, sem deixar nenhum detalhe passar despercebido. Só que colocar isso em prática é um desafio e tanto! Entre compromissos internos e externos, o administrador se vê condicionado a deixar os processos da empresa em segundo plano para resolver demandas mais urgentes. E o sonho da gestão perfeita fica cada vez mais distante.

Se você está nessa situação, então esse artigo vai cair como uma luva! Aprenda agora mesmo a fazer um escaneamento completo na sua empresa e saiba identificar seus processos e procedimentos com mais facilidade. Acompanhe!

Como diferenciar os processos da empresa?

Cada etapa desempenhada após o recebimento de um pedido equivale a um processo específico, que se difere dependendo do objetivo. Apesar de serem interligadas, é possível separá-las nas seguintes categorias:

Processos de negócio

São aqueles que visam realizar as vendas, produzir o bem contratado pelo cliente e garantir que ele seja entregue conforme o prometido. São aqueles que sintetizam a razão de ser da empresa.

Processos de suporte

Nenhuma das atividades do processo anterior são executáveis se não houver quem administre o estoque de materiais ou o quadro de colaboradores, por exemplo. As ações adotadas nesse âmbito correspondem aos processos de apoio do negócio.

Processos gerenciais

Entram nesse grupo todas as ações estratégicas da empresa que visem aumentar sua rentabilidade e produtividade. Tudo o que for planejado nesse contexto terá como base o desempenho dos processos citados anteriormente.

Como descobrir os procedimentos?

Todos os processos da empresa são provenientes das atividades exercidas por cada colaborador, ou seja, para encontrar os procedimentos adotados no seu negócio, é preciso mergulhar a fundo em cada processo.

De que maneira seus vendedores abordam e mapeiam possíveis clientes? Como é realizado o processo de seleção de fornecedores? Quais medidas são adotadas na produção para garantir a qualidade do produto/serviço? Como o setor de recursos humanos gerencia o clima organizacional? São essas as informações que você precisa obter para administrar os processos com mais segurança e precisão.

Como essa análise ajudará minha empresa?

A gestão de processos servirá de embasamento para que você tome decisões mais assertivas no seu negócio, identificando possíveis falhas que possam aparecer no caminho que separa você e o cliente.

Além de funcionar como um radar para adversidades, a gestão de processos ainda permitirá que você faça planejamentos estratégicos mais consistentes. Isso significa que cada novo passo poderá ser calculado com a garantia de que a empresa está explorando ao máximo todo o seu potencial.

Atualmente, com a competitividade exigindo a excelência das empresas, ter informações essenciais sob controle é crucial para que seu negócio esteja à frente da concorrência. E é por isso que os processos da empresa precisam ser investigados e administrados, envolvendo todos os colaboradores nessa missão de agregar valor ao seu produto ou serviço.

Com a aplicação da gestão de processos, o sonho de promover uma administração abrangente, eficiente e rentável estará cada vez mais próximo de se tornar realidade.

Você conhece alguém que também precisa descobrir as maravilhas da gestão de processos? Então compartilhe este artigo nas redes sociais!

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook