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Como melhorar a reputação da empresa? 6 boas práticas para adotar agora e melhorar o desempenho do seu negócio

By 22 de setembro de 2020 No Comments
Como melhorar a reputação da empresa

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A reputação que uma empresa cultiva é um dos principais fatores que vão fazê-la se destacar positivamente da concorrência.

Assim, para conseguir se destacar em mercados cada vez mais competitivos, é importante que as marcas se atentem a imagem que elas projetam para o público.

Empresas com reputação boa conseguem influenciar a percepção de valor que clientes e prospects têm sobre a marca. Dessa forma, têm mais chances convencê-los de que ela é a melhor opção dentre várias outras com propostas semelhantes.

Já as empresas com reputação ruim dificilmente estarão entre as primeiras opções do público para o qual elas destinam seus produtos e serviços. Isso porque as pessoas não conseguem perceber tanto valor como quanto ocorre nas empresas que projetam uma boa imagem no mercado.

Mas como saber a reputação de uma empresa? E mais: como melhorar a reputação da empresa, depois de saber como ela está sendo percebida pelos clientes e pelo público-alvo?

As respostas para essas perguntas você confere nas próximas linhas. Convidamos você a continuar a leitura para conferir o que você pode fazer para cultivar uma imagem positiva da sua marca e melhorar o desempenho do seu modelo de negócio, com estas 6 dicas práticas:

  1. Tenha clareza sobre as soluções que a sua empresa oferece
  2. Preze pela qualidade das suas soluções
  3. Utilize a internet para se posicionar como autoridade e fortalecer a imagem da sua empresa
  4. Acompanhe os feedbacks dos clientes
  5. Propague os valores que a sua empresa cultiva e defende
  6. Tenha um atendimento ao cliente bem estruturado

Leia também: Comunicação Corporativa: o que é e 6 dicas para melhorar

Como saber a reputação de uma empresa?

O seu negócio faz parte do grupo de empresas com reputação ruim ou boa?

Para saber isso, é necessário conhecer como a sua marca é percebida pelo público consumidor.

Você pode fazer pesquisas de mercado para avaliar a opinião das pessoas sobre seus produtos, serviços e posicionamentos.

Além disso, é importante estar atento ao que estão falando da sua empresa nas redes sociais. Com a globalização, a transformação digital nas empresas e o avanço das tecnologias de comunicação, uma reclamação ou comentário negativo no Twitter ou em qualquer outra mídia social pode ter um alcance muito grande e impactar a reputação da marca.

Outra maneira de como saber a reputação de uma empresa é observar o engajamento do público com as campanhas online e offline feitas por ela e se os resultados das vendas estão de acordo com o esperado.

Dê uma olhada neste vídeo e conheça mais dicas sobre a reputação de uma empresa:

6 dicas de como melhorar a reputação da empresa

Para que você possa melhorar a reputação da sua empresa no mercado, existem algumas boas práticas a serem implementadas. Veja a seguir quais são elas.

1 – Tenha clareza sobre as soluções que a sua empresa oferece

A primeira dica de como melhorar a reputação da empresa consiste em ter clareza sobre os problemas que os seus produtos ou serviços se dispõem a solucionar.

Se você não tiver a sua proposta de valor bem estabelecida, dificilmente você conseguirá comunicá-la ao seu público e influenciar a percepção dele.

2 – Preze pela qualidade das suas soluções

Se os seus produtos ou serviços não apresentam boa qualidade, há grandes chances de a sua empresa ficar com uma imagem negativa no mercado.

Empresas com reputação boa prezam pela qualidade de suas soluções.

3 – Utilize a internet para se posicionar como autoridade e fortalecer a imagem da sua empresa

É inegável a importância da internet, especialmente das redes sociais, na construção de reputação das marcas.

Por isso, é importante que você utilize esses espaços para se posicionar como autoridade sobre os problemas que a sua empresa se propõe a solucionar e fortalecer a imagem dela no mercado.

Crie conteúdos informativos, esteja atento aos assuntos em alta no momento, responda as dúvidas dos seus seguidores e se faça presente.

4 – Acompanhe os feedbacks dos clientes

Também é importante para a reputação da empresa acompanhar o feedback dos clientes.

Com base nas reclamações e sugestões feitas por eles, é possível implementar as melhorias necessárias, melhorando a percepção do público sobre a marca.

Para entender os feedbacks de seus clientes, você precisa ouvi-los! Veja a importância de ouvir seus clientes, neste vídeo do Agendor:

Veja mais: Conceito de pós venda: o que é e como aplicar em sua estratégia?

5 – Propague os valores que a sua empresa cultiva e defende

É imprescindível que se tenha clareza sobre os valores que a marca defende.

Tais valores precisam ser compartilhados entre os colaboradores da empresa, especialmente entre aqueles que lidam diretamente com os clientes.

Esses valores também precisam permear as campanhas de marketing da empresa e as publicações nas redes sociais.

6 – Tenha um atendimento ao cliente bem estruturado

Por fim, encerrando nossas dicas de como melhorar a reputação da empresa, alertamos que para colocar boa parte dessas sugestões em prática, você precisará de uma equipe de atendimento bem treinada para responder às demandas e eventuais reclamações de clientes.

Além disso, é necessário usar a tecnologia a seu favor, por meio de ferramentas de atendimento omnichannel, preferencialmente. Isto é: que atendem em diversos canais (telefone, chat, e-mail etc.) que trocam informações entre si.

Este post também pode interessar a você: O que é employer branding e como ele impacta positivamente sua empresa

E aí? O que achou dessas 6 dicas de como melhorar a reputação da empresa?

Lembre-se de que a maneira com que a sua marca é vista e percebida pelo público influencia diretamente nos resultados financeiros e é determinante para a sobrevivência do seu modelo de negócio.

A Setting é uma empresa de consultoria que usa uma metodologia sistêmica e baseia a tomada de decisão em fatos, assim, entrega valor e resultados para o seu negócio.

Além disso, trabalha com foco na excelência e em atender às verdadeiras necessidades dos clientes. Dessa forma, trabalha de forma transparente, trovando conhecimento com sua equipe, de forma colaborativa.

Se você quer entender melhor as vantagens de usar uma consultoria, então, baixe nosso e-book gratuito: O que esperar de uma consultoria em gestão e como escolher o parceiro certo

Vera Maria Stuart Secaf

Author Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Ministrou aulas nos cursos de pós graduação da FUPAM, FEA/USP, FGV in Company e ANBIMA. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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