Liderança

Plano de sucessão em empresa familiar: guia completo e prático com 5 dicas de como fazer

By 24 de setembro de 2020 No Comments
Plano de sucessão em empresa familiar

Compartilhe isso!

O processo de sucessão nas empresas consiste em passar alguns cargos da alta gestão organizacional para os novos ocupantes. Estes assumirão as responsabilidades e as atividades antes desempenhadas pelos antecessores.

E no caso de empresas familiares, esse processo pode ser mais delicado do que em outros formatos de organização.

Cerca de 90% das empresas do Brasil são familiares. Pelo menos é o que diz o estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

A pesquisa mostrou também que as empresas familiares correspondem a cerca de 65% do Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, concentram aproximadamente 75% da força de trabalho.

Já uma pesquisa feita pela PwC Brasil em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) mostra que a sucessão é um dos maiores desafios das empresas familiares.

No Brasil, cerca de 72,4% dessas organizações não possuem um plano de sucessão bem estruturado para cargos-chave.

E esse talvez seja o motivo para outro dado preocupante: quase 70% das empresas comandadas por uma única família acabam fechando as portas após a primeira sucessão. Dessa forma, apenas 5% conseguem chegar à terceira geração.

Tendo isso em vista, elaboramos aqui um guia completo para que você possa entender, de fato, o que é sucessão de empresas e como funciona o processo de sucessão em empresas familiares.

Por isso, continue a leitura para conferir também como montar um plano de sucessão em empresa familiar em 5 passos práticos e objetivos:

  1. Defina quais são os cargos críticos e estratégicos da organização
  2. Estabeleça as competências necessárias para ocupar esses cargos
  3. Identifique os potenciais sucessores para os cargos
  4. Monte um programa de desenvolvimento de sucessores
  5. Faça a sucessão de maneira gradativa

Leia também: Sucessão de empresas: o que é e como conduzir esse processo com 4 dicas essenciais

O que é sucessão de empresas?

O que é sucessão de empresas pode ser definido como a troca de liderança que ocorre dentro das organizações.

Trata-se do processo em que as pessoas que ocupam determinados cargos são substituídas por outras no caso de demissão voluntária ou involuntária, promoção ou aposentadoria.

Nessa “passagem de bastão”, o sucessor assume todas as responsabilidades de seu antecessor. No caso das empresas familiares, que é o tema central deste conteúdo, a sucessão nos cargos de alto escalão, como presidência e diretoria, costuma ser feita de geração em geração (de pais ou mães para filhos ou filhas).

O processo de sucessão em empresas familiares é previsto no Código Civil brasileiro, instituído pela Lei 10.406/2002.

Leia mais: Vantagens e desafios ao implantar a governança corporativa na empresa familiar

A sucessão nas empresas é um importante forma de mudança organizacional, conheça mais algumas:

mudança organizacional

Plano de sucessão em empresa familiar: 5 dicas de como fazer

Os dados que trouxemos na introdução do nosso guia mostram que a sucessão é um tema ao qual a maioria das organizações não costuma dar a devida atenção.

Assim, para que o processo de sucessão em empresas familiares seja bem sucedido, é necessário que se faça um bom planejamento.

Por meio de um plano de sucessão em empresa familiar, é possível traçar estratégias capazes de garantir que as responsabilidades e o poder de decisão dos cargos mais importantes sejam passados de maneira eficaz.

Veja a seguir as 5 dicas de como montar um plano desse tipo para a sua empresa.

1 – Defina quais são os cargos críticos e estratégicos da organização

A primeira dica para elaborar o plano de sucessão em empresa familiar consiste em definir quais são os cargos críticos e de potencial estratégico da organização.

Geralmente, esses cargos estão relacionados às posições executivas e de liderança.

Para esta dica, é importante que você tenha pleno conhecimento sobre a estrutura da empresa e seus processos organizacionais.

2 – Estabeleça as competências necessárias para ocupar esses cargos

Nesta segunda dica, é necessário estabelecer que competências os profissionais precisam possuir para ocupar os cargos que você definiu anteriormente como críticos e estratégicos.

Essas competências precisam estar em perfeito alinhamento com as responsabilidades e os processos de cada cargo.

3 – Identifique os potenciais sucessores para os cargos

Busque identificar quais profissionais possuem as características, habilidades e conhecimentos necessários para ocupar os cargos estratégicos da organização.

4 – Monte um programa de desenvolvimento de sucessores

É importante poder contar com um programa para treinar e desenvolver nos potenciais sucessores as competências técnicas e comportamentais necessárias para ocupar os cargos importantes da empresa.

Esse programa deve levar em consideração o atual contexto em que a organização está inserida, bem como suas necessidades e limitações.

Uma ação que você pode incluir nesse programa é o job rotation. Basicamente, ele consiste no revezamento de funções entre os sucessores em potencial.

5 – Faça a sucessão de maneira gradativa

Nesta última dica para fazer um plano de sucessão em empresa familiar, crie um cronograma para que a passagem do bastão seja feita gradativamente.

Essa é uma forma para que a pessoa que ocupa o cargo atualmente possa fazer uma espécie de mentoria para o seu sucessor.

Um bom plano de sucessão em empresa familiar ajuda a minimizar os riscos da transição e a evitar desgastes entre os envolvidos.

Se você quer saber um pouco mais sobre a sucessão em empresas familiares, então confira este vídeo do programa Gestão Familiar:

Coloque em prática as nossas dicas e conduza o processo de sucessão na sua empresa de maneira segura, garantindo a continuidade e o desenvolvimento do negócio.

Este post também pode interessar a você: O que é gestão de conflitos e como usar 4 passos práticos para solucionar impasses na empresas

A Setting é uma empresa de consultoria que entrega valor e resultados porque usa uma metodologia sistêmica.

Assim, usando dados na tomada de decisão e respeitando a troca de informação de forma transparente, ajuda seu negócio a encontrar oportunidades de melhoria.

Se você quer estar bem preparado para a sucessão em sua empresa, este e-book gratuito pode ajudar em uma aspecto importante, por isso, baixe agora mesmo: Dicas de como gerenciar conflitos nas empresas

Flavia Secaf

Author Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

More posts by Flavia Secaf

Comentários no Facebook