Skip to main content

Compartilhe isso!

Risco pode ser de ganhar e de perder…

Portanto, tenha em mente que é errado pensar que o risco é sempre algo negativo.

A criatividade, a inovação e a capacidade de mudar são, por definição, portadoras de risco, mas são ao mesmo tempo geradoras de oportunidades, capazes de criar valor para a empresa (o chamado risco ascendente).

A consultoria de gestão de risco fornece uma análise de risco extensa e minuciosa, considerando todos os possíveis perigos que podem prejudicar a empresa de várias formas.

Gestão de risco significa identificar antecipadamente perigos e eliminar ou reduzir os riscos na fonte, com medidas como:

  • Prevenção;
  • Proteção;
  • Compensação;
  • Recuperação;
  • Seguro.

Envolve não apenas instalações e meios de proteção, mas planos de continuidade de negócios, backup, gerenciamento de crises, prevenção de danos indiretos (por exemplo, reputação, imagem), avaliação da cobertura de seguro mais adequada e conveniente.

Na verdade, o gerenciamento de riscos não é mais assunto de especialistas, mas é parte integrante do negócio, uma ferramenta indispensável para a gestão das organizações e proteção do desempenho da empresa.

Resumindo, é identificar os riscos associados a determinadas escolhas estratégicas e operacionais da empresa e tomar decisões sobre os métodos para lidar com esses riscos.

O nível de envolvimento da consultoria em gestão de riscos deve ser substancial e não uma mera questão formal.

Quando a administração da empresa toma decisões estratégicas, a atividade de gerenciamento de riscos deve contribuir direcionando a decisão onde o perfil de risco x retorno pode ser otimizado.

Veja também em nosso blog: Como gestão de riscos e compliance podem tornar sua empresa mais sólida

Como funciona a consultoria em gestão de riscos

As tarefas exercidas por uma consultoria em gestão de riscos são das mais variadas: vão desde a análise da situação à elaboração de planos de atividades de prevenção e mitigação de riscos.

O gerenciamento de riscos de negócios fornece uma intervenção integrada, capaz de explorar diferentes técnicas e metodologias e de se adaptar a qualquer realidade, seguindo algumas etapas:

Mapeamento

Partindo do mapeamento de risco, identificam-se as principais áreas críticas e as prioridades de intervenção, e depois projeta-se a estrutura ideal de gerenciamento de risco.

Análise

A fase de análise envolve o mapeamento de riscos por meio de uma avaliação da estrutura organizacional e da cadeia de suprimentos. A identificação de riscos ocorre através de um processo ascendente.

Classificação

A classificação dos riscos e a identificação dos cenários leva à análise das causas, seguida de uma estimativa do impacto nos negócios e nas operações da empresa.

Neste ponto, é possível definir o nível de risco aceito e proceder a uma análise comparativa, estudando as estatísticas de danos.

Plano de Prevenção

Uma vez que o perfil de risco tenha sido definido, é necessário preparar um plano de prevenção e mitigação dos riscos.

Posteriormente, realiza-se uma pesquisa para encontrar as soluções de seguro mais adequadas e completas para a empresa.

A gestão de riscos deve ser parte integrante do sistema organizacional e de governança.

Ou seja, desempenha um papel de contribuinte para a tomada de decisões.

Vantagens de uma consultoria em gestão de riscos

A gestão adequada do risco na empresa é um elemento de distinção da concorrência, e uma garantia de qualidade e continuidade que pode ser útil para a empresa se fortalecer em seu mercado, ou mesmo abrir novos.

Também deve ser considerado que a análise e o gerenciamento de riscos foram integrados ao novo padrão de qualidade ISO.

Se bem trabalhadas pelo marketing, essas questões podem agregar valor ao produto ou serviço da empresa, além de evitar diversos tipos de prejuízos, como multas e indenizações.

Como se percebe, trata-se de uma função extremamente importante no mundo corporativo atual, por isso, algumas precauções devem ser tomadas antes de contratar um serviço de consultoria em gestão de riscos.

A principal delas é saber se a empresa que irá fornecer o estudo sobre gestão de riscos é confiável e se já possui resultados comprovados em outras situações, os cases de sucesso.

Por isso, é muito importante fazer uma pesquisa antes da contratação e tentar obter informações de antigos clientes para saber sobre a satisfação em relação ao serviço prestado.

A Setting é uma empresa de consultoria que atua em diversas áreas de gestão, como planejamento estratégico, otimização e gestão integrada de processos, governança, gestão de riscos e compliance.

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook