Riscos e Compliance

Segurança de dados nas empresas: por que se preocupar com esse aspecto e 5 dicas de como implementar no seu modelo de negócio

By 26 de agosto de 2020 No Comments
Segurança de dados nas empresas

Compartilhe isso!

Você sabia que o Brasil é o mais com maior possibilidade de vazamento de dados no mundo?

Dados de pesquisa mostram que 63% das das pequenas e médias empresas tiveram alguma quebra de segurança de dados somente no ano de 2019.

O quão seguros estão os dados da sua empresa?

Esse é um aspecto que vem chamando a atenção de organizações do mundo todo nos últimos anos. Isso se deve especialmente à transformação digital nas empresas e ao avanço das tecnologias de informação e comunicação.

Cada vez mais as empresas querem proteger seus dados contra ataques de hackers e vazamento de informações sigilosas.

Se essa é também uma preocupação sua, então você está no artigo certo. Nas próximas linhas, vamos explicar a importância da segurança de dados nas empresas.

Afinal, por que é necessário se atentar a essa temática?

Além disso, vamos mostrar também 5 dicas para você zelar pela integridade, autenticidade e confiabilidade de dados e informações produzidos e armazenados na sua empresa:

  1. Faça um diagnóstico da sua estrutura de segurança de dados
  2. Defina com clareza seus processos de segurança
  3. Faça cópias de segurança de dados relevantes para a empresa
  4. Mantenha seus sistemas de segurança de dados atualizados
  5. Ofereça treinamentos aos colaboradores

Veja também: O que é segurança corporativa e seus 5 aspectos principais

Segurança de dados nas empresas: por que se preocupar?

A segurança de dados nas empresas se refere a um conjunto de ações, ferramentas e processos que visam proteger os dados e as informações que circulam dentro da organização.

Dessa forma, o objetivo é garantir a inviolabilidade de dados sensíveis gerados e armazenados na empresa. Nesse sentido, uma estrutura de segurança se faz necessária para impedir vazamentos, ataques cibernéticos e adulterações capazes de gerar grandes prejuízos para os negócios.

Preocupar-se com a segurança de dados é importante para zelar por 4 princípios fundamentais:

  1. Integridade;
  2. Confidencialidade;
  3. Disponibilidade;
  4. Autenticidade.

1. Integridade

A integridade se refere a garantia de que os dados não sejam alterados sem o consentimento da empresa ou sejam perdidos.

2. Confidencialidade

Já a confidencialidade é o princípio da segurança de dados que trata do sigilo dos mesmos.

3. Disponibilidade

A disponibilidade, por sua vez, prevê que os dados estejam facilmente disponíveis para pessoas autorizadas, garantindo a agilidade de determinados processos.

4. Segurança

Por fim, a segurança de dados também é importante para preservar a autenticidade dos dados; ou seja, garantir que eles são legítimos, verdadeiros.

Leia também: Segurança digital: como proteger os arquivos de sua empresa

A segurança de dados em uma organização está diretamente ligada aos temas gestão de riscos e compliance. Se você não está familiarizado com eles, então veja mais sobre estes assuntos neste vídeo exclusivo:

5 dicas para implantar a segurança de dados nas empresas

Está convencido sobre a importância da segurança de dados nas organizações? Então veja a seguir 5 dicas essenciais para colocar em prática e garantir a segurança de dados e informações na sua empresa.

1. Faça um diagnóstico da sua estrutura de segurança de dados

Nesta primeira dica, é importante que você entenda como a sua empresa lida atualmente com a segurança de dados.

A partir disso, será possível identificar as fragilidades e as vulnerabilidades que a companhia apresenta e, dessa forma, implementar as políticas e os processos de segurança necessários.

2. Defina com clareza seus processos de segurança

É de extrema importância que os seus processos, ferramentas e protocolos de segurança de dados sejam claramente definidos.

Assim, os mecanismos de controle de acesso, autenticação, criptografia, senhas, permissões etc.; tudo isso precisa estar muito claro para os colaboradores.

Leia mais: O que é segurança corporativa e seus 5 aspectos principais

3. Faça cópias de segurança de dados relevantes para a empresa

Para zelar pela segurança de dados nas empresas, é indispensável fazer cópias de segurança de arquivos, documentos e dados de qualquer natureza que a organização considere relevante.

Estamos falando do bom e velho backup. Uma forma de fazer isso é criando cópias em diferentes drives físicos. Mas se você quiser aumentar ainda mais a segurança, salve essas cópias na nuvem.

Assim, será possível acessá-los de qualquer lugar, com maior agilidade e praticidade.

4. Mantenha seus sistemas de segurança de dados atualizados

Se os softwares e drivers de segurança não estiverem sempre atualizados, a sua empresa ficará mais suscetível a ataques de hackers, vírus e malwares.

Portanto, faça a atualização periódica dos sistemas de segurança para corrigir eventuais brechas e manter os seus dados seguros.

Veja mais: Conheça 5 ferramentas de gerenciamento de riscos e toque sua empresa com mais segurança

5. Ofereça treinamentos aos colaboradores

Os colaboradores precisam estar cientes sobre as boas práticas de segurança de dados e sobre os protocolos adotados pela empresa.

Tendo isso em vista, busque promover treinamentos para que os funcionários da sua empresa saibam o que fazer e o que não fazer no que se refere, por exemplo, ao compartilhamento de dados e senhas, ao envio de arquivos, ao armazenamento de documentos etc.

Você conhece a Lei Geral de Proteção de Dados? Então, confira este vídeo:

Ficou claro o que é segurança de dados e a importância para as organizações? E o que achou das nossas 5 dicas?

Coloque em prática nossas recomendações e garanta a segurança de dados e informações da sua empresa.

Saiba mais: Passo a passo: as 7 etapas para uma eficiente gestão de riscos em projetos

A Setting é um empresa de consultoria que atinge resultados e entrega valor ao seu negócio, porque toma decisões baseadas em fatos, por meio de um metodologia sistémica.

Se você quer conhecer melhor o trabalho de uma consultoria empresarial, então, baixe nosso e-book gratuito: O que esperar de uma consultoria em gestão e como escolher o parceiro certo

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

More posts by Jorge Secaf Neto

Comentários no Facebook