Riscos e Compliance

O que é compliance nas empresas: veja na prática e conheça 4 vantagens ao implantar essa prática

By 28 de dezembro de 2018 No Comments
O que é compliance nas empresas

Compartilhe isso!

Quando você administra uma empresa, independente do porte, pode ser difícil saber quais são todas as suas obrigações legais e como elas se encaixam em tudo o que é necessário para fazer um bom trabalho de administração.

Se você está em dúvida se as atividades de seu negócio cumprem com as regulamentações de seu setor e obrigações legais, talvez seja uma boa ideia saber o que é compliance nas empresas.

Você já tinha ouvido falar nesse termo?

Neste post você vai entender o que é compliance nas empresas, além de conhecer as principais vantagens que essa prática pode trazer para sua operação.

Com certeza, você vai se sentir mais seguro para trabalhar depois de adotar procedimentos de compliance em seu negócio.

O que é compliance nas empresas?

Existem muitas leis e regulamentos que regem a forma como você gerencia seus negócios. Eles descrevem procedimentos e providências específicas que você deve tomar se administrar uma empresa. Seguir essas obrigações e estar em conformidade com elas passa por um planejamento e uma prática chamada de compliance.

Sabemos que pode ser muito complicado acompanhar todas as obrigações de conformidade da sua empresa.

É por isso que muitas empresas implementam programas de compliance para garantir que possam cumprir suas obrigações e identificar possíveis violações de leis, regulamentos ou normas.

A garantia de que está cumprindo com tudo que é necessário e de forma qualificada pode incluir ações como:

  • Documentar seus processos;
  • Ter uma estrutura organizacional específica;
  • Implementar políticas que orientam como sua empresa opera.

Estes pontos dão a sua empresa uma vantagem competitiva para atender aos requisitos profissionais e também legais que são necessários.

Ou seja, além das regras obrigatórias que existem nos regulamentos e leis, o compliance também abrange regras que as empresas criam voluntariamente. Assim. criam seus próprios padrões de conduta.

Essas são as regras que as empresas impõem a si mesmas.

Por exemplo: como criando um código de conduta próprio.

O não cumprimento de cada um desses pontos pode ter sérias consequências para os indivíduos e para toda a organização. Tanto os deveres quanto as possíveis sansões devem ser claras e transparentes.

Um programa de compliance é um requisito fundamental para o sucesso sustentável a longo prazo de um negócio.

Afinal, ter atividades paralisadas pelo descumprimento de uma norma, ou o nome da empresa prejudicado por um ato duvidoso, pode trazer graves consequências até para a sua lucratividade.

Veja também: Exemplo de Matriz de Risco: o que é e como usar nos negócios

Quais as vantagens do compliance nas empresas?

Depois de entender o que é compliance nas empresas, é fundamental conhecer quais as vantagens que ele pode trazer para sua organização.

1- Agregar confiabilidade aos processos

Confiabilidade nos processos, continuidade e confiança só podem existir em uma organização se ela estiver claramente comprometida com a conformidade.

E esses são pontos que podem ser alcançados através da implementação do programa de compliance. Mas não é apenas isso.

2- Identificar problemas de conformidade

O programa garante que você identifique possíveis problemas de conformidade e resolva cada um rapidamente. Com isso, você reduz o risco de alguma inconformidade passar despercebida, aumentando a eficiência do negócio.

3- Facilitar a compreensão sobre o papel de cada colaborador

Pensando no programa de compliance baseado nas regras e determinações internas, você consegue dar aos seus colaboradores mais certeza sobre como fazer o seu trabalho.

Assim, cada papel fica melhor desenhado e em conformidade com os objetivos que a empresa precisa alcançar.

4- Reduz os riscos de ser penalizado

O compliance ainda reduz o risco da sua empresa ficar sujeita a qualquer problema legal ou de reivindicações, aumentando a eficiência do seu negócio. Dessa forma, você gastará menos tempo tentando consertar os erros e vai aplicar melhor seus esforços, com foco na prevenção de problemas.

Além disso, o compliance, dve ser encarado como parte integrante da execução de um negócio bem gerenciado. Ao adotar essa cultura, sua empresa aprenderá a correr menos riscos, seguindo sempre as regras e procedimentos mais adequados.

Exemplo de compliance nas empresas

Para entender melhor o que é compliance nas empresas, é importante também saber em que momentos ele pode ser aplicado.

Um exemplo bastante comum ocorre durante uma fiscalização oficial. São elas que demandam auditorias perfeitas. E se um bom trabalho de compliance tiver sido feito, todas as informações esteram acessíveis e de acordo com as normas.

As chances de penalização são grandes se não houver um trabalho antecipado. Assim, manter todos os registros necessários e estar em conformidade perante as regras é um dos benefícios do compliance.

Veja algumas exemplos do que um bom programa de compliance deve tomar em relação ao fisco:

  • Faturas e notas fiscais emitidas;
  • Registros de pagamentos e recebimentos;
  • Relação de todas as transações financeiras;
  • Registro de estoque;
  • Declarações anuais de impostos.

Quer se aprofundar ainda mais neste tema?

Assista a este vídeo de nosso canal no YouTube em que Jorge Secaf entrevista Carlos Borges:

Importância da consultoria para a melhoria do processo decisório e compliance

Saber o que é compliance nas empresas não é suficiente para começar a aplicar essa estratégia dentro do seu negócio.

Por isso, vamos ajudar você a dar o primeiro passo. Vamos mostrar como a consultoria empresarial é um dos caminhos mais indicados para começar a criar seu programa de compliance.

A verdade é que, ao contar com uma equipe de pessoas experientes com esse tipo de implementação, fica muito mais fácil otimizar o processo e agilizar as ações do programa de compliance.

Com uma consultoria, você terá um time para acompanhar a execução do planejamento, analisar resultados, tomar decisões e acompanhar a implementação na sua empresa.

Por isso, tenha já em mente que é fundamental buscar esse tipo de apoio, se realmente que ter todos os benefícios que o compliance pode trazer.

Saiba mais: Ferramentas de compliance: conheça as 5 melhores do mercado

A Setting é uma empresa de consultoria empresarial que tem o objetivo de oferecer soluções de gestão éticas e transparentes, que valorizam as pessoas e são baseadas em fatos. Assim, ela proporciona a criação de valor e gera excelentes resultados.

Baixe este infográfico gratuito e entenda como a Setting pode ajudar sua empresa: Como a Setting atua na sua empresa

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

More posts by Jorge Secaf Neto

Comentários no Facebook