Riscos e Compliance

Dica: Gestão de Riscos

By 10 de junho de 2014 No Comments

Compartilhe isso!

gestão_de_risco

Gestão de Riscos

O Risco empresarial pode ser definido como um evento que, caso ocorra, pode causar algum tipo de prejuízo para a empresa.

A Gestão de Riscos, por sua vez, inclui atividades de identificação, que tipos de riscos a empresa está exposta, de avaliação, entendimento da probabilidade de ocorrência e possíveis impactos e de proteção e/ou tratamento. Algumas empresas utilizam métodos sofisticados e complexos para fazerem a avaliação de riscos, utilizando-se de modelos estatísticos, que nem sempre estão disponíveis nas pequenas e médias empresas. No entanto, estas empresas podem se utilizar de meios mais simples, como a avaliação qualitativa, feita com recursos de observação e pesquisas internas. Hoje, toda empresa deve mapear e acompanhar seus riscos, sejam de propriedade (aqueles associados ao patrimônio),  de processos (ligados com a operação do negócio), ou comportamentais, (associados à pessoas).

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

More posts by Jorge Secaf Neto

Comentários no Facebook