Riscos e Compliance

Ferramentas de compliance: conheça as 5 melhores do mercado

By 18 de dezembro de 2018 No Comments
Ferramentas de compliance

Estar cumprindo com todas as obrigações legais, normas externas e internas de sue negócio é uma preocupação?

Então você precisa entender o que é compliance e como usá-lo em sua empresa.

O compliance representa “estar de acordo com uma regra”. Ele diz respeito a um estado de conformidade, com as normas externas e internas, que visam prevenir, detectar e responder possíveis problemas e desvios entre essas normas e a conduta da empresa.

Entendendo o que é compliance, fica fácil perceber que o ambiente de qualquer organização deve proporcionar as pessoas todos os recursos para se comportarem de maneira ética. Isto é: deve ser fácil fazer as normas serem cumpridas sem esforço, de maneira intuitiva.

Mas, mesmo sabendo disso, você já ouviu falar nas ferramentas de compliance?

A prática do compliance sempre deve estar relacionada ao negócio central de uma organização para engajar todos os colaboradores nessa cultura. Por isso, é importante que toda empresa adote as boas práticas de um programa de compliance.

Mas, para isso, é essencial que você conheça as principais ferramentas de compliance para automatizar esse processo. E é isso que você vai conhecer a partir de agora.

Antes de conhecer as ferramentas de compliance, dê uma olhada neste vídeo sobre compiance, produzido pela Petrobrás:

5 melhores ferramentas de compliance

Antes de começarmos a nossa lista de melhores ferramentas de compliance, é importante entender que a maioria delas entrega soluções mais amplas, envolvendo o chamado GRC.

Mas o que é GRC?

Esse é um acrônimo para Governança, Riscos e Compliance. Portanto, essas ferramentas vão além do compliance e ajudam também a gerenciar riscos em sue negócio.

Vamos conhecê-las agora:

1 – SAP Access Control

A SAP  é uma empresa alemã que é uma das líderes mundiais quando se fala em desenvolvimento de soluções e softwares para o meio empresarial.  Ele conta com uma das principais ferramentas de compliance do mercado.

É a SAP Access Control. Essa solução ajuda a controlar todas as atividades realizadas no dia a dia, criando um modelo de gestão mais seguro e eficaz. Assim, fica mais fácil ter transparência em todas as ações realizadas.

O software pode centralizar o controle de segurança e a autorização de acesso para usuários. Ele também pode conectar vários sistemas diferentes e identificar o que cada colaborador está executando.

2 – ACL GRC

A ferramenta ACL GRC foca em gerar a eficiência para as diversas equipes de uma organização. Dessa forma, aumenta a satisfação de cada integrante ao utilizar o sistema. Isso gera mais engajamento dos colaboradores.

A ACL GRC permite criar e acompanhar todo o fluxo de trabalho dos colaboradores, com registros sinalizados de cada atividade.

Incidentes de segurança, possíveis fraudes, linhas diretas de denúncias, investigações especiais e perícias judiciais podem exigir atenção e gerar alertas nesses fluxo de trabalho. Por isso, o ideal é gerenciar tudo de formas centralizada e baseada em permissões.

3 – Oracle Risk Management Cloud

A plataforma Oracle Risk Management Cloud é uma das ferramentas de compliance que focam no gerenciamento das complexidades de cada empresa e no gerenciamento de riscos. Dessa forma, reduz ao máximo os custos da operação.

Nas organizações, é natural que as pessoas deixem as equipes ou mudem de papéis e posições. Mas o erro é que a maioria das organizações não remove o acesso à dados da antiga função, à medida que as pessoas passam por esse processo de realocação.

A solução da Oracle faz esse controle de acesso para evitar esse tipo de problema. Assim, os administradores do sistema podem monitorar o acesso e a atividade de cada usuário usando vários relatórios.

Além disso, o Oracle Risk Management Cloud é atualizado continuamente com os requisitos de conformidade mais recentes. Com isso, você pode monitorar e evitar ações suspeitas, determinando controles de acesso e criando trilhas de auditoria automaticamente.

4 – LogicManager Compliance Management

Toda empresa precisa garantir a conformidade, essa é das espinhas dorsais de todo negócio. É exatamente para facilitar esse trabalho que existe o LogicManager Compliance Management.

Com ele é possível abrigar todas as suas informações de conformidade em uma estrutura centralizada, completa, com bibliotecas prontas, padrões e regulamentações definidas.

Dessa maneira, você mantém suas responsabilidades e acompanha o status de seus projetos por meio de listas de tarefas fáceis de acessar.

Você também elimina o esforço duplicado. Isto é: como existe uma biblioteca de controle central, não haverá duplicidade de documentos sobre o mesmo temo regulatório.

5 – OnPolicy

Para fechar nossa lista das 5 melhores ferramentas de compliance, temos o Bizmanualz OnPolicy. Ele é ideal para minimizar o risco de acesso indevido à dados e também de perda de informações importantes para a empresa.

O gestor dessa área,  pode ter acesso e descobrir quem leu os documentos compartilhados. Assim, terá certeza de que as aprovações apropriadas foram concedidas antes de um documento ser divulgado. Além disso, é fácil cadastrar as regras dos órgãos de certificação e das agências de conformidade.

Com isso, é possível fazer uma trilha de auditoria detalhada e ter clareza se os seus funcionários estão usando corretamente as políticas, procedimentos e instruções de trabalho e preenchendo os formulários digitais adequados dentro da ferramenta.

Confira também em nosso blog: Conheça 5 ferramentas de gerenciamento de riscos e toque sua empresa com mais segurança

A Setting é uma empresa de consultoria empresarial com uma visão sistêmica, focada na ética, na transparência, na valorização das pessoas e na gestão baseada em fatos, para criar valor e atingir resultados.

Dente as diversas atividade que pode desempenhar em sue negócio, está a estruturação de um modelo de governança, compliance e gestão de riscos.

Baixe nosso e-book gratuito e descubra como conhecer melhor seu negócio. Assom, você poderá descobrir riscos e tomara melhores decisões, de forma transparente: Por dentro de um diagnóstico empresarial

Comentários no Facebook