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Sua organização sabe dizer se a maneira como produz mercadorias ou entrega serviços é realmente eficiente?

Será que a qualidade que seus clientes desejam está sendo mesmo atendida com um custo que sua empresa pode arcar?

Se você já ouviu falar em indicadores de processos de negócio, então tem uma boa chance de saber responder a essas perguntas.

Os KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) são ferramentas indispensáveis para a gestão de qualquer empresa. É por meio deles que o gestor consegue mensurar os resultados dos esforços das equipes em direção à metas e objetivos pré-estabelecidos.

O sucesso de uma organização está diretamente relacionado à qualidade da gestão de seus processos. Na intenção de garantir que esses processos sejam executados de maneira eficaz e eficiente, recorre-se ao uso de KPIs.

Tendo isso em vista, elaboramos este artigo para explicar o que são e como definir indicadores de processos de negócio.

Continue a leitura e confira também alguns exemplos de indicadores de processos internos que você pode implementar na sua empresa.

Leia também: Como fazer gestão de indicadores financeiros passo a passo

O que são indicadores de processos de negócio?

Os indicadores de processos são ferramentas de gestão que mostram ao gestor informações importantes sobre o desempenho de cada etapa de processos organizacionais específicos.

Por meio desses indicadores, é possível compreender melhor se os atuais processos estão conseguindo entregar valor para os clientes. Eles permitem ter uma visão mais clara sobre a execução das estratégias da empresa. Assim, fica mais fácil implementar os ajustes necessários e orientar as ações dos colaboradores, além de quantificar e qualificar os resultados obtidos.

Esses indicadores são importantes também para dar embasamento, agilidade e transparência às tomadas de decisão e tornar os processos mais eficientes.

O foco dos indicadores de processos de negócio está na correta execução de tarefas em direção a resultados definidos previamente. Com eles, é possível monitorar as atividades da empresa e promover a melhoria contínua, caso os resultados não correspondam aos planejados.

Veja também: Como criar indicadores de desempenho para melhorar seus resultados?

Mas como definir indicadores de processos de negócio?

Confira agora como definir indicadores de processos de negócio a partir de 4 passos essenciais.

1 – Defina os processos que você quer monitorar

A construção de indicadores de processos começa com a definição dos processos organizacionais que você deseja monitorar o desempenho.

Uma empresa é composta por vários processos. Por isso, é importante que você priorize os mais importantes, que estão mais ligados ao planejamento estratégico do negócio.

2 – Estabeleça suas metas e objetivos

Os resultados apresentados pelos KPIs precisam ter um parâmetro para que sejam feitas comparações entre o resultado alcançado e o resultados esperado.

Nesse sentido, você deve estabelecer as metas e os objetivos para os processos que você deseja monitorar.

Busque adotar o padrão SMART nesta etapa.

Fonte: Siteware

3 – Faça a coleta e a análise de dados

A coleta dos dados de seus KPIs pode ser feita de maneira automatizada, por meio de um software, ou manualmente.

É importante que você delegue essa responsabilidade para um colaborador. A avaliação dos resultados deve ser feita periodicamente.

Por isso, um software é a melhor opção, veja: 10 Ferramentas de gestão de projetos que vão integrar sua equipe e trazer resultados

4 – Monitore os resultados dos seus KPIs

Por fim, é essencial monitorar os resultados apresentados pelos indicadores de processos.

Isso porque, a partir dessa prática, será possível acompanhar a evolução dos processos e promover a melhoria contínua.

Confira em nosso blog: Modelagem de processos de negócio: o que é, como fazer e principais benefícios para a sua empresa

KPIs são fundamentais para monitorar processos, isto é, fluxos de atividades. Veja como criar esses fluxos:

Indicadores de processos de negócios

Fonte: NFe.io

Exemplos de indicadores de processos internos

Agora que você já sabe como é a construção de indicadores de processos, veja a seguir alguns exemplos de KPIs que você pode implementar na sua empresa.

1 – Indicadores de capacidade

Esse tipo de indicador se refere à capacidade de resposta de um processo específico. Se estamos falando de suporte técnico, por exemplo, podemos ter como indicadores de capacidade:

  • Relação entre solicitações recebidas e solucionadas
  • Tempo de atendimento;
  • Quantidade mensal de visitas técnicas realizadas.

Por meio dos indicadores de capacidade, é possível identificar maneiras de otimizar o processo em questão.

2 – Indicadores de qualidade

A qualidade também é um fator muito relevante quando falamos sobre processos internos.

No setor de logística, por exemplo, os KPIs para acompanhar a qualidade dos processos podem ser:

  • Entregas em atraso;
  • Entregas não efetuadas;
  • Produtos entregues com defeito.

Ou seja, os indicadores de qualidade mostram se a execução dos processos não está gerando falhas.

3 – Indicadores de produtividade

Todo processo precisa ser produtivo. Sendo assim, é interessante que você implemente alguns indicadores de produtividade, como:

  • Quantidade de atendimentos de suporte por mês;
  • Volume de vendas semanais;
  • Total de peças produzidas por funcionário (considerando o custo desse funcionário).

É por meio desses indicadores que você poderá verificar a quantidade de recursos utilizados em relação às saídas de cada processo.

Veja mais: Exemplos de indicadores de produtividade: confira 8 e ponha sua empresa em ritmo acelerado

Bom, ficou claro o que são indicadores de processos de negócios? Então que tal implementar essa importante ferramenta de gestão na sua empresa?

Saiba mais: O que é gestão de indicadores: tudo que você precisa saber para ter a performance de seu negócio na palma de sua mão

A Setting é uma empresa de consultoria que agrega valor e entrega resultados porque usa uma metodologia sistêmica, baseada em fatos. Assim, ajuda seu negócio a definir processos, padronizá-los e gerenciá-los.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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