Skip to main content

Compartilhe isso!

Experimente ouvir esse artigo na íntegra ao invés de ler. Aperte o play abaixo!

Para prosperar, toda empresa precisa focar em uma gestão eficiente e eficaz, que contribui significativamente para o melhor desempenho dos resultados e garante sua competitividade.

Quanto mais gerenciados forem os processos dentro de uma organização, maior é o potencial para que eles tragam os benefícios e resultados planejados. No post de hoje, você vai aprender como fazer uma boa gestão de processos produtivos e alcançar resultados melhores com a sua empresa. Acompanhe:

Como fazer a gestão de processos produtivos

O que é gestão de processos?

A definição de gestão de processos vem do inglês Business Process Management (BPM), é uma abordagem disciplinar para melhorar a forma como os negócios são administrados e realizados dentro de uma organização. Um bom gerenciamento irá definir, analisar e melhorar continuamente os processos com o objetivo de atender as necessidades e expectativas de cada cliente, maximizando a produtividade e alcançando bons rendimentos.

O conceito de gestão de processos está além do simples fato de mapear as atividades organizacionais, designando cada responsável por sua respectiva tarefa.

De forma geral, sendo a organização um sistema, a identificação e o mapeamento do conjunto de processos permite um planejamento adequado das atividades, a correta definição das responsabilidades e o uso racional dos recursos disponíveis.

Em geral, é um método utilizado para rever, melhorar e padronizar processos de trabalho, já que raramente as atividades são realizadas por uma única área ou equipe. Há o envolvimento de várias áreas e setores e até a formação de equipes de profissionais específicos.

Quais os benefícios da gestão de processos?

A gestão de processos produtivos, quando realizada de forma adequada e eficaz, melhora a capacidade de gerir cada etapa produtiva, ou seja, antecipar e responder às mudanças mercadológicas e a maximizar as oportunidades que venham a surgir.

Além disso, pode reduzir as insuficiências e erros resultantes de uma deficiência de informações e dados da própria organização em relação a todo o ciclo produtivo.

Uma gestão orientada a processos permite que:

  • os ciclos dos processos produtivos sejam reduzidos;
  • custos sejam diminuídos;
  • haja uma melhoria da eficiência e eficácia interna.
  • haja uma melhoria da qualidade do trabalho desenvolvido;
  • aumentar a satisfação dos clientes, colaboradores e investidores;
  • facilitar a gestão de indicadores de desempenho; e
  • concentra o foco no trabalho.

Além disso, ela é uma ferramenta utilizada na implementação da estratégia organizacional que permite compreender como de fato produtos ou serviços são criados na empresa, à medida que passa a mostrar potenciais problemas e ineficiências que em uma organização tradicional seriam dificilmente identificados.

Quais estratégias podem ajudar?

Existem algumas estratégias que podem auxiliar numa gestão de processos produtivos eficiente e, com isso, reduzir custos, otimizar o tempo e aumentar a produtividade. Vejamos alguns exemplos:

Investimento em tecnologia

Tarefas que são realizadas manualmente, mas que não precisam ser, acabam resultando em desperdício de tempo e dinheiro. Utilizar um software para automatizá-las é uma vantajosa solução. Além disso, os processos executados automaticamente serão mais rápidos e competentes.

A tecnologia é uma grande aliada na melhoria do desempenho das tarefas e processos de produção dentro de uma empresa.

Treinamento da equipe de colaboradores

Investir num software de gestão ou mesmo na compra de um novo maquinário certamente oferecera inúmeros benefícios para os colaboradores na realização das suas tarefas e um melhor aproveitamento do tempo empregado. Contudo, é preciso que eles estejam aptos a utilizar as novas tecnologias disponibilizadas pela a empresa para que realmente o trabalho possa render.

Portanto, uma equipe bem treinada faz toda a diferença para lidar com novas ferramentas e explorar ao máximo suas próprias potencialidades.

Quer aprimorar ainda mais seus conhecimentos? Saiba quais são os 5 passos para melhorar os processos da sua empresa. Boa leitura!

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook