Skip to main content

Compartilhe isso!

Todo dia gestores tem que solucionar problemas e tomar decisões. Mas como saber se a decisão tomada realmente solucionará o problema?

Para isso, existe uma metodologia consagrada, o DMAIC.

O DMAIC é uma ferramenta de solução de problemas que pode ser usada para melhorar, otimizar e estabilizar os processos de negócios. Esse modelo cíclico de solução de problemas busca melhorar os processos dentro de uma organização.

O acrônimo DMAIC significa:

  • Definir (Define): Definição do problema a ser resolvido e dos objetivos que se pretende alcançar.
  • Medir (Measure): Definição de métricas para medir o tamanho do problema e o desempenho das ações de enfrentamento.
  • Analisar (Analyse): Análise das principais causas do problema apontado.
  • Melhorar (Improve): Desenvolvimento de ações que deverão ser implementadas para solucionar o problema.
  • Controlar (Control): Garantir que as ações sejam implementadas da melhor maneira possível gerando os resultados esperados.

Essa metodologia converte o problema em algo tangível para que uma solução possa ser obtida. O DMAIC ajuda as organizações a tornarem seus processos mais eficientes, reduzindo e controlando falhas.

Confira este infográfico com mais detalhes sobre o ciclo DMAIC:

O que é DMAIC:

Fonte: Siteware

Mas como fazer isso na prática? Confira nossos 3 exemplos de DMAIC e descubra de que forma essa ferramenta pode te ajudar nos negócios.

Veja também:O que é DMAIC: o método ideal para solucionar problemas e promover a melhoria contínua

3 exemplos de DMAIC para se inspirar

A metodologia por trás do DMAIC ficou clara para você? Então, confira os exemplos que selecionamos:

1 – Melhoria do rendimento do chão de fábrica

Dando início à nossa lista de exemplos de DMAIC, temos aqui um processo de fabricação repetitivo. O que queremos é aumentar o rendimento da produção.

Definir

Identificar produtos específicos que estão com baixo rendimento, o fluxo de produção e a meta de rendimento a ser alcançada.

Medir

Defina claramente as métricas a serem usadas, como produtividade e rendimento por trabalhador. Monitore por um tempo suficiente para reunir dados de referência estatisticamente significativos.

Analisar

A partir dos dados, avalie a média e identifique padrões de desvio. Use o método dos 5 Porquês e diagramas de causa e efeito para chegar à causa raiz do problema.

Melhorar

Defina e implemente contramedidas para tratar as causas-raiz que foram identificadas. Se, por exemplo, a causa identificada para o baixo rendimento do chão de fábrica for a exaustão dos funcionários, talvez seja interessante contratar novos funcionários ou fazer alterações nas escalas de trabalho.

Controlar

Após implementar as medidas, monitore o processo para confirmar que a melhoria de rendimento desejada seja, de fato, alcançada.

2 – Cuidados hospitalares

As infecções adquiridas em hospitais são uma grande preocupação. Um estudo feito em 2003 nos EUA mostrou que “a cada ano cerca de 80.000 pacientes são infectados e de 30.000 a 60.000 morrem a um custo de US$ 3 bilhões em nível nacional”. Observar o processo e usar uma estrutura DMAIC pode impulsionar melhorias.

Definir

Quais são as infecções específicas em questão? Em que hospitais e em que período de tempo os esforços de melhoria serão realizados?

Medir

Meça o estado atual do problema. Quantas infecções ocorrem por mês, por exemplo.

Analisar

Determine a causa raiz do problema. Etapas e procedimentos específicos que têm levado à contaminação.

Melhorar

Implementar uma lista de verificação padronizada. Etapas básicas relacionadas a higiene, assepsia das mãos, uso de álcool em gel, limpeza dos equipamentos, etc.

Controlar

Incorporar treinamento e reforço para mudar a cultura e internalizar o processo. Capacitar a equipe de enfermagem para garantir a fiscalização.

No estudo que inspirou este exemplo, a implementação de checklists simples levou a incidência dessas infecções a zero na maioria das UTIs de Michigan.

3 – Mudança na cultura organizacional

Mudar a cultura de uma organização não é um trabalho fácil. No entanto, a abordagem DMAIC pode tornar esse processo um pouco mais simples.

Para encerrar nossos exemplos de DMAIC, considere uma equipe de gerenciamento tentando implementar a mudança de atitude e cultura a fim de melhorar as capacidades de liderança e força de trabalho para alcançar objetivos estratégicos.

Definir

O problema em questão é implementar um nova cultura organizacional. Nesse sentido, a missão, a visão e os valores organizacionais devem entrar nesta etapa de definição.

Medir

Identifique comportamentos de liderança que darão suporte à mudança cultural que se pretende alcançar. Por exemplo, a capacidade de colocar os valores em prática, a maneira de conduzir reuniões e de comunicar as metas, etc. Avalie o estado atual, possivelmente usando consultores externos.

Analisar

Procure entender as principais lacunas que impede a sua empresa de chegar à cultura desejada.

Melhorar

Defina as ações para o fechamento dessas lacunas. Por exemplo, criar pontos de conversa para um comunicação consistente entre os níveis hierárquicos, fornecer treinamento de gerenciamento de mudança em toda a organização, orientar ou remover líderes relutantes ou incapacitados, etc.

Controlar

Verifique se todos estão alinhados com essa nova cultura. Faça, por exemplo, pesquisas com funcionários para monitorar seu entendimento e comprometimento com a nova cultura

Esses foram os nossos 3 exemplos de DMAIC. Que tal utilizar essa metodologia na prática para solucionar os problemas da sua empresa?

Para saber mais sobre ela, assista a este vídeo da MLG Cursos:

Veja também em nosso blog: Exemplos de indicadores de produtividade: confira 8 e ponha sua empresa em ritmo acelerado

A Setting é uma empresa de consultoria com foco em resultados. Para isso,  realiza um diagnóstico de seu negócio em busca de oportunidades de melhoria.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook