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Hoje, na maioria das empresas que buscam produtividade e resultados, uma série de ferramentas colaborativas de gestão de processos baseadas na nuvem são usadas.

Softwares de CRM, ERP, automação de marketing, gestão de projetos, planilhas compartilhadas e muitos outros trazem mais agilidade e engajamento para as equipes.

Mas e se você pudesse integrar esses diferentes processos por meio dos softwares que usa?

Existe uma tecnologia chamada API (Application Programning Interface) que permite que duas ferramentas baseadas na nuvem se comuniquem entre si e acessem os dados umas das outras.

Para que isso aconteça, as ferramentas precisam ter suas APIs abertas, o que muitas empresas fazem. Afinal, assim, seus softwares serão ainda melhores e mais úteis para seus clientes.

Dessa forma, é possível integrar as ferramentas e automatizar diversos processos. Com isso, sua empresa ganha tempo e precisão na execução dessas atividades.

Neste posts, selecionamos 5 exemplos de processos de negócios que você pode automatizar facilmente usando APIs.

Confira!

5 exemplos de processos de negócios para você automatizar facilmente com integrações

1- Emissão de notas fiscais de venda em e-commerce

Nosso primeiro exemplo de processo de negócio se refere a emissão de notas fiscais em um e-commerce.

Este processo se inicia sempre que uma compra é aprovada pelo sistema de pagamento digital do e-commerce.

Em seguida, se este processo não for automatizado: um funcionário terá que fazer login no sistema do e-commerce; acessar os dados do cliente e da nota; digitar manualmente tudo isso no sistema de emissão e gerenciamento de notas fiscais e, caso o sistema não ofereça isso automaticamente; gerar os arquivos HTML e XML e enviar por e-mail aos clientes.

Lembre-se que o funcionário terá que fazer isso para todas as vendas que forem realizadas naquele dia.

Mas e se você usasse uma integração via API para automatizar esse processo?

Simplesmente toda vez que um pedido for aprovado pelo sistema de pagamento digital, a nota fiscal é emitida e os arquivos enviados aos clientes.

2- Lançamento de contas a receber em software de gestão financeira

Outro exemplo de processo de negócio desencadeado por uma venda aprovada em um e-commerce é o lançamento de um “contas a receber” em sua ferramenta de gestão financeira.

Nesse caso, mais uma vez, um colaborador terá que fazer o lançamento manual dos valores e datas em outro sistema.

Essa tarefa manual, além de cansativa, pode levar a erros.

Ao automatizar o processo, além de tudo ser feito instantaneamente, não há erros nem refações, aumentando, assim, a produtividade da empresa.

3- Alimentar planilha de controle de faturas não pagas

Ter uma pagamento de cliente aprovado é ótimo. Mas e quando o cliente atrasa o pagamento de uma fatura ou boleto?

Bem, neste exemplo de processo de negócio, é preciso se organizar para tomar as providências necessárias e fazer a cobrança.

Para começar, será preciso verificar em todas as datas de vencimento se o boleto foi pago ou não. Depois, pegar os dados do cliente e passar para uma planilha, por exemplo, para iniciar o processo de cobrança.

Trabalhoso, não?

Com a automatização desse processo, integrando seu sistema de pagamento com uma planilha do Google, nada disso precisa ser feito.

Simplesmente toda vez que uma fatura vencer, essa informação será acrescentada em sua planilha de controle, automaticamente.

4- Criar uma lista de clientes cadastrados para envio de e-mail marketing

Outro excelente exemplo de processo de negócio é a captação de clientes em seu site ou blog para formar uma lista de envio de e-mail marketing.

Criar um formulário em seu site com ajuda do Google Forms não é difícil. Mas e transcrever todos os e-mails para uma lista em seu disparador de e-mail marketing?

Nossa! Mais uma tarefa repetitiva e com grande possibilidade de erros, não é mesmo?

Para evitar isso, integre essas duas ferramentas e automatize todo o processo!

Assim que um cliente preencher os campos do formulário em seu site, eles automaticamente serão enviados para a lista de e-mails em sua ferramenta de disparo.

5- Enviar um e-mail para a expedição avisando que uma venda foi feita

Fazer a logística e entrega de mercadorias vendidas não é uma tarefa fácil. Esse é mais um exemplo de processo de negócio sujeito a muitos errinhos que podem ter consequências graves.

E você sabe um erro muito comum? Depois de fechar uma venda, o vendedor pode simplesmente se esquecer de avisar a área de logística para fazer a separação e entrega do produto.

Aí, o cliente paga e não recebe. O que pode até levar a perda desse cliente.

Quer impedir que isso aconteça? Automatize o processo com uma integração de seu CRM com o Gmail. Assim, toda vez que o vendedor assinalar o fechamento de uma venda em seu sistema CRM, automaticamente um e-mail será enviado para a expedição.

Pronto! Problema resolvido!

Acha que pode introduzir automatizações como essas nos processos de sua empresa? São apenas alguns exemplos de processos de negócios que podem receber automatizações via API. Existem muitos outros!

Analise sua operação e encontre soluções criativas como essas!

* Este post foi escrito por Diego Minone, CMO da Pluga apaixonado por dados, produtividade e chocolate meio amargo.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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