Skip to main content

Compartilhe isso!

Reduzir custos, tempo e complexidade de processos internos, ao mesmo tempo em que se melhora os resultados. Inovar, mas sem gerar grandes riscos à empresa.

Sobre o que estamos falando?

Inovação de processos!

Uma pesquisa do Reino Unido mostrou que empresas que aderiram à inovação de processo durante três anos alcançaram excelentes resultados em diferentes aspectos.

A produtividade do trabalho, por exemplo, aumentou significantemente. Assim como a flexibilidade nos processos de produção. A redução nos custos de produção e nos prazos de entrega também foram destacados, além da melhoria no relacionamento com o cliente.

Confira um infográfico (em inglês) com mais dados retirados desse estudo:

exemplo de inovação de processo

Nesses casos, as inovações estiveram relacionadas às novas técnicas de gestão, novas máquinas e ao uso de dados para melhorar a produção.

Para te mostrar o quanto esse tipo de inovação pode beneficiar uma empresa, separamos um exemplo de inovação de processo perfeito. Assim, você entenderá o tema na prática!

Antes, claro, vamos esclarecer o que seria a inovação de processo!

Veja também: 4 dicas essenciais para inovação nas empresas

O que é inovação de processo?

Basicamente, existem três tipos claros de inovações:

  • de produto,
  • de processo,
  • de modelo de negócio.

Apesar de aparecer como a opção de menor risco para a empresa, a inovação de processo é aquela que influencia e serve como base para todas as outras mudanças.

Por estar relacionada a um processo, que combina habilidades, tecnologias e estruturas necessárias para produzir ou entregar um serviço ou produto, ela nem sempre será visível para os clientes.

Ainda assim, é extremamente valorizada internamente, uma vez que pode melhorar níveis de produção e reduzir custos consideravelmente.

Afinal, você já parou para pensar nas inúmeras maneiras que teria para melhorar os processos da sua empresa?

Inovação de processos: exemplos simples para pensar

Vamos a um simples exemplo de inovação de processo?

Que tal quando a empresa modifica sua produção ou a forma de entregar um produto? Este poderia ser um tipo de inovação de processo.

Outra alternativa seria mudar o software utilizado pela companhia para o desenvolvimento daquele determinado produto.

Investir em alguma técnica nova ou mudar o equipamento utilizado no processo interno atual são outros exemplos mais claros.

Importante destacar que não se trata apenas de uma melhoria de processo. Reflete uma verdadeira mudança para a empresa, com o propósito de se tornar uma inovação contínua.

Confira em nosso blog: O que é cultura de inovação e 6 dicas para implementar

Na prática: exemplo de inovação de processo da Ford

Existem inúmeros casos reais que servem como exemplo de inovação de processo.

Talvez o mais conhecido deles – e cujos benefícios são sentidos até hoje – seja a linha de montagem criada pelo empreendedor Henry Ford em 1913.

Ford foi nada mais, nada menos, do que o primeiro empresário a aplicar a montagem de veículos em série. Uma linha de montagem (ou de produção), como sabemos, possibilita que vários operários trabalhem de forma sequencial. Assim, chega-se ao produto final de maneira muito mais rápida.

Além de simplificar a montagem, de forma a produzir em massa os automóveis, ele também fez com que o processo levasse muito menos tempo e custando menos.

O tempo necessário para produzir um veículo passou, já naquela época, de 12 horas para 90 minutos. Por isso, a mudança pôde ser considerada uma grande inovação de processo. Isso, inclusive, se tornou uma das maiores inovações tecnológicas de toda a era industrial.

Neste caso, até mesmo os consumidores acabaram sentindo a inovação, uma vez que os preços se tornaram mais acessíveis.

Leia também: Inovação na indústria: quais são as tendências para 2019?

Conclusão: inovação de processo gera mudanças significativas

Conforme pudemos acompanhar com o exemplo do fundador da Ford, a inovação de processos pode oferecer benefícios claros de custos e tempo para a empresa. Além de simplificar a forma como são feitas produções e entregas aos consumidores.

Trata-se de uma mudança em um processo já existente na empresa, e também a base para alcançar desempenhos melhores em diferentes setores corporativos.

Esse tipo de inovação é explorado por empresas há anos. Mas certamente sua empresa pode modificar processos de uma maneira única e benéfica para todos.

Lembrando sempre que, com a chegada de novas necessidades e tecnologias, a inovação deve ser constante. E quanto mais você pensar em reinventar processos, mais experiência poderá adquirir para se arriscar em inovações de produtos ou até mesmo em modelos de negócios.

Desde usar uma tecnologia de videoconferência até criar painéis de vendas compartilháveis entre equipes de uma mesma fábrica pelos diferentes países do mundo em que está presente: a ideia é que a inovação de processo inclua o máximo de pessoas possível, facilitando os processos internos e incentivando outras possíveis inovações.

Afinal, antes de mudar o que há por fora temos que mexer no interior, não é mesmo?

O acesso rápido às informações, a menor complexidade de processos, a facilidade em entregas e os menores custos e tempos de produção estão entre os principais benefícios desse tipo de inovação.

Se você também concorda, compartilhe o conteúdo e continue acompanhando todos os nossos conteúdos sobre inovação empresarial!

Saiba mais: O que é inovação disruptiva e como ela é capaz de transformar pequenas e grandes empresas

A Setting é uma consultoria empresarial que pratica a gestão baseada em resultados, com foco na satisfação do cliente e valorizando a ética e as pessoas.

Se você busca inovar em seu negócio, pode contar com a ajuda da Setting.

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook