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Como usar Whatsapp para Negócios? Realmente traz resultado?

By 1 de dezembro de 2020 No Comments

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Se você quer aprender como usar WhatsApp para negócios, já deve ter uma noção dos benefícios dessa ferramenta, não é mesmo?! Mas será que você tem ideia de todo o potencial que ela pode trazer para o seu negócio?

Em fevereiro de 2020 a empresa anunciou ter ultrapassado a marca de 2 bilhões de usuário no mundo todo. No entanto, muitas empresas ainda não usam o WhatsApp para negócios por pensar que a ferramenta é “pouco profissional”. O que talvez elas não saibam, é que há uma versão do app voltada justamente para empresas, o WhatsApp Business.

Mas será que realmente dá pra usar o WhatsApp para negócios? A resposta é sim! E neste artigo vamos te dar algumas dicas de como fazer isso da melhor forma possível.

O que é WhatsApp Business?

Lançado em janeiro de 2018 e disponível para Android e iOS, o WhatsApp Business é a versão empresarial do maior e mais famoso aplicativo de troca de mensagens, desenvolvida especificamente para otimizar o relacionamento entre empreendedores e seus clientes.

Suas funções extras permitem melhorar o desempenho dessas empresas em setores como marketing, vendas, atendimento ao cliente, etc. Algumas dessas funcionalidades são: 

  • criação de um perfil empresarial, com informações sobre o negócio;
  • programação de mensagens de boas-vindas e avisos quando ausente;
  • criação de listas de transmissão, permitindo a segmentação de campanhas de marketing, de acordo com interesse ou estágio do funil;
  • uso de tags para organização das conversas;
  • criação de catálogos de produtos e serviços;
  • acesso a métricas e indicadores de performance que permitem o acompanhamento e análise das ações desenvolvidas no app;

Confira a seguir algumas dicas de como usar o WhatsApp para negócios para potencializar os resultados da sua empresa.

Como usar WhatsApp para negócios de maneira eficiente?

Anteriormente comentamos que muitas empresas ainda não utilizam o WhatsApp para negócios por correlacionarem o app a um uso mais casual. 

É claro que usar essa ferramenta para se comunicar com seus clientes da mesma forma que você fala com amigos pode não ser uma boa estratégia, afinal, estamos falando de um contexto profissional, não é mesmo? 

O fato é que o WhatsApp é uma ferramenta extremamente útil para otimizar o relacionamento entre uma empresa e seus clientes. Confira abaixo algumas das possibilidades que ele pode oferecer para o seu negócio.

1 – Esteja presente onde seus clientes estão

Por muito tempo as redes sociais foram o principal meio utilizado pelos consumidores para ter um contato mais direto com as empresas. 

Com a crescimento do uso do WhatsApp para negócios, os consumidores passaram a ter mais um canal de contato, permitindo um relacionamento ainda mais próximo e rápido.

Por já fazer parte do dia a dia das pessoas, a comunicação via WhatsApp é praticamente instantânea. Diferente por exemplo, da comunicação via e-mail, uma vez que são poucos os que verificam sua caixa de mensagens a todo instante.

Por conta disso, muitos consumidores encontram nesta ferramenta a maneira mais prática e rápida de tirar dúvidas e fazer solicitações, o que nos leva ao nosso próximo tópico.

2 – Ganhe mais agilidade no atendimento ao cliente

Muitos consumidores não têm paciência ou nem sempre conseguem resolver suas questões ao lidar com chatbots. Ao oferecer um serviço de SAC via WhatsApp, essas pessoas passam a contar com um atendimento mais direto e pessoal, o que pode gerar maior confiança e melhorar a reputação da sua empresa.

A possibilidade de programar mensagens automáticas para o início do contato contribui para a redução do tempo de espera. Além disso, a função de salvar respostas padronizadas para perguntas comuns confere maior agilidade ao atendimento, aumentando a produtividade da sua equipe.

3 – Potencialize sua estratégia de Marketing 

Ao usar o WhatsApp para negócios como ferramenta de divulgação de produtos e serviços, você consegue desenvolver uma comunicação muito mais próxima e persuasiva. Por exemplo, o WhatsApp Business permite que você crie listas de transmissão entre os contatos que tenham seu número adicionado na agenda. 

Este recurso é ainda melhor do que os grupos, uma vez que permite um relacionamento mais direto e pessoal com cada consumidor, sem expor os envolvidos, como ocorre nos grupos, onde todos têm acesso a lista de participantes.

Crie lista de contatos de acordo com interesses ou com o estágio do funil de vendas, e mantenha-os atualizados em relação a ofertas e promoções. Envie fotos e vídeos demonstrando a eficiência do seu serviço ou produto e coloque-se à disposição para esclarecer dúvidas.

Vale destacar que o apelo visual de suas mensagens pode fazer toda a diferença, por isso, capriche na qualidade das imagens. Para isso, você pode utilizar plataformas de edição online, como a Trakto, uma ferramenta super simples e fácil de usar, que permite criar imagens incríveis e profissionais para WhatsApp em poucos minutos.

4 – WhatsApp como canal de vendas

Mais do que um canal de comunicação e divulgação do seu negócio, você também pode usar o WhatsApp empresarial como um canal de vendas, uma vez que a ferramenta permite a criação de catálogos de produtos e serviços. 

Dessa forma você pode utilizar a plataforma como uma vitrine para o seu negócio, enviar links de cobrança e receber pagamentos diretamente pelo app, graças ao recurso de pagamentos do WhatsApp, anunciado pela empresa em junho de 2020.

Aprimore a experiência de seus cliente usando o WhatsApp para negócios

Entender como usar WhatsApp para negócios é o primeiro passo para estreitar a relação da sua empresa com seus clientes. 

Com as dicas deste post, você já tem tudo para começar a oferecer uma experiência de compra e atendimento muito mais rica, aumentando os índices de satisfação e atraindo novos consumidores. 

O que você está esperando para integrar o WhatsApp na estratégia do seu negócio?

Este post foi escrito pela Trakto, uma poderosa plataforma de edição de imagens online, que conta com diversos recursos e templates prontos para uso.

Flavia Secaf

Author Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

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