Skip to main content

Compartilhe isso!

Trabalhar em prol do crescimento dos lucros e do aumento do potencial produtivo de todos os envolvidos em um negócio, aumentar a carteira de clientes e operar gastando o mínimo possível, diz respeito apenas à algumas funções do empreendedor. A gestão de um negócio prescinde de treinamentos, compromisso, foco em planejamento e, mais do que isso, uma estratégia de mercado que funcione bem nos períodos de alta e de baixa.

Trabalhar seguindo uma “receita de bolo” pode até dar certo, mas é fundamental entender que os casos de sucesso são sim bons exemplos a serem seguidos, mas nunca em forma literal. Cada empreendimento possui a sua própria realidade e particularidades, e com a dinâmica do mercado, novas necessidades e variáveis sempre acabam surgindo. Na tentativa de manter o nome da empresa sempre forte, melhorar continuamente a gestão de processos é uma excelente forma de driblar toda esta inconstância que o empreendedor sempre há de enfrentar.

Neste post abordaremos alguns aspectos que devem ser observados durante a produção de melhoria dos processos de gestão, pois tais melhorias podem também aumentar a agilidade do empreendimento em toda a sua cadeia produtiva, bem como diminuir gastos e identificar os problemas que possam aparecer. Acompanhe conosco e descubra como usufruir desses benefícios em sua empresa:

Trabalhe com um sistema informatizado

A informatização facilita a integração dos processos e permite que todos os envolvidos no trabalho desenvolvido tenham foco nos resultados em função da economia de tempo e de trabalho que os sistemas informatizados proporcionam.  Constantemente são lançadas novas ferramentas de gestão cada vez mais modernas, e vale o investimento em algumas delas, por conta da agilidade e praticidade trazida aos procedimentos, e também pelo motivo da armazenagem de documentos que fica muito mais organizada e, consequentemente, todo o trabalho se torna mais eficaz.

Elimine métodos pouco produtivos

Uma metodologia de trabalho que acompanhe os atuais contextos e que atenda as exigências mercadológicas mais modernas tende a facilitar o funcionamento cotidiano de um empreendimento, pois estar alinhado com os padrões atualizados e fazer a adequação destes à realidade do negócio norteia todos os envolvidos a um caminho de progressos e de maiores rendimentos das tarefas desempenhadas, podendo inclusive melhorar a aplicação de mais tempo em funções que necessitem de maior cuidado e atenção.

Comunicar-se é preciso

Nos tempos atuais onde tudo pode mudar em questão de minutos, manter-se em destaque é praticamente impossível para quem não possui um eficiente sistema de comunicação externa e interna. É através deste meio que o empreendimento consegue otimizar seus processos, tanto em função do alinhamento de informações entre as pessoas envolvidas no processo produtivo, quanto pelo feedback do cliente. Enfim, bons sistemas de comunicação são fundamentais para que a empresa, os clientes e todo o mercado estejam sempre alinhados.

Saiba da importância do aprendizado contínuo

A sua empresa, assim como os processos que você julga serem os melhores, podem até chegar a ser referência de mercado, mas jamais terão o status de “centro do universo”. Esteja sempre por dentro das novidades, adquira conteúdo relevante, estude, assista à seminários e palestras, faça pesquisas, etc. O grande trunfo dos seres humanos é o conhecimento e a capacidade de aplicação deste. Com sabedoria, as melhores soluções para o progresso constante da gestão dos processos do seu empreendimento certamente virão. Além do aprendizado individual, é necessário estimular também a aprendizagem da equipe. Lembre-se sempre de buscar crescimentos em grupo!

Flexibilizar o modo de produção ao gerir a sua empresa pode gerar insatisfações, falta de compreensão de colaboradores, ou até mesmo de sócios no início. Mas o fato é que as aplicações de novas práticas fazem toda a diferença em relação à posição que o seu negócio pode ocupar no mercado.

O seu negócio ainda possui a necessidade de melhorias no aspecto da gestão de processos? Conseguiu avistar alguma oportunidade nas dicas dadas nesse post para suprir essas necessidades apontadas? Deixe seu comentário e conte pra gente! Participe da conversa!

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook