P&R: Governança e Estratégia

By | Governança | No Comments
Governança e Estratégia

 

01. Governança: Os sócios da empresa fazem parte da força de trabalho, e apesar de possuírem o mesmo número de cotas da sociedade (limitada), cada um deles dedica um determinado número de horas em atividades operacionais. É possível separar a remuneração do capital e do trabalho, de forma que cada um receba a parte do trabalho de acordo com o número de horas trabalhadas?

Sim, é possível separar a remuneração do capital e do trabalho. Em uma sociedade limitada, os sócios recebem uma remuneração chamada Pró-Labore, que tem como fato gerador a prestação de serviços. Além do pró-labore, existe a Distribuição de Lucro, que é a remuneração do capital distribuída aos sócios, independente de trabalhar ou não na empresa. Read More

Precificação – Como precificar seu produto ou serviço?

By | Gestão Empresarial | No Comments
precificação

Complementando o artigo do mês anterior, vamos abordar nesta edição:

Porque é imprescindível considerar concorrência, o mercado, as características dos clientes, o tipo de produto ou serviço ofertado, o negócio e o ambiente em que está inserido, para estabelecer o preço de uma oferta.

Concorrência

Se você não for o líder de mercado na sua indústria, preços da concorrência vão influenciar a precificação de seu produto ou serviço. Líderes de mercado freqüentemente criam um “preço padrão” com o qual os preços dos demais produtos / serviços são comparados. Se o seu produto / serviço é razoavelmente competitivo em relação ao líder de mercado, você pode estabelecer um preço próximo do “padrão”. Read More

Dica: Missão, Visão e Valores – quando tirá-las do mural?

By | Gestão Empresarial | No Comments
Missão, Visão e Valores

Não deixe que a Missão, Visão e Valores de sua empresa virem paisagem – A divulgação da Missão, Visão e Valores é imprescindível para que todas as partes interessadas possam conhecer e compreender seu significado, ou seja, saber exatamente o que a empresa faz e o que ela não faz (declaração da Missão), que tipo de cultura, comportamento e valores são praticados e disseminados (Valores e Crenças) e onde ela quer chegar em um determinado intervalo de tempo (a Visão de Futuro).  Read More