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Para melhorar processos de trabalho, obtendo insights que gerem decisões estratégicas para os negócios, gestores têm investido em soluções tecnológicas que permitem alta concentração de informações, extinguindo-se, assim, os “achismos” ou tomadas de decisão com base apenas em “feelings” ou “percepções pessoais”.

Não é raro empreendedores tomarem decisões e definirem estratégias utilizando apenas critérios subjetivos que, muitas vezes, revelam cenários incompletos.

Porém, a cultura de mensuração, monitoramento e análise de informações têm mudado e exigido novas aplicações que possam prever os movimentos de mercado e contar com dados reais e completos das operações da empresa, como é o caso do Big Data.

Big data e tomada de decisão: quais as vantagens de agregar novas ferramentas nos processos de trabalho? Entenda como isso pode funcionar!

Tratamento de dados de forma automatizada

O erro de muitos empreendedores é acreditar que apenas “gerar” uma grande quantidade de dados é suficiente para a tomada de decisão. Muitas vezes, gestores nos processos de trabalho se posicionam de determinadas maneiras em função do próprio estilo de gestão ou levados a interesses pessoais.

O fato é que quando os dados são coletados, eles ainda são neutros, ou melhor, não passam de números sem qualquer tipo de informação. Cabe ao gestor aplicar ferramentas e métodos para tratá-los, de forma a evitar a contaminação da subjetividade durante a interpretação.

Compartilhamento de dados

Uma das grandes vantagens de sistemas voltados para Big Data é a estruturação das informações e o compartilhamento entre as diversas áreas da empresa. Assim, com fontes relevantes integradas, a organização passa a entregar o que realmente o mercado precisa.

Se antes os dados ficam centralizados, com o Big Data é possível reter, cruzar e analisar as informações mantendo um sincronismo ao longo da execução dos processos, o que evita que a empresa siga por caminhos inadequados por muito tempo.

Transformação de dados em informações

O Big Data é uma importante ferramenta no processo de mensuração e tratamento dos dados gerados pela organização. Se antes o gestor se valia de centenas de papéis e planilhas para chegar a uma conclusão “aproximada” sobre o desempenho dos negócios, com o Big Data é possível captar um grande volume de dados e gerar análises e relatórios reais sobre a empresa.

Vale destacar que o Big Data possibilita refinar a utilização das informações que realmente são importantes para o negócio. Isso significa que filtrar e gerar análises de forma automatizada faz uma enorme diferença no dia a dia, tornando-se um diferencial competitivo.

Otimização de tempo e redução de custos

Com a velocidade e variedade de informações geradas diariamente pelas organizações, torna-se inviável que gestores ainda utilizem de métodos manuais e arcaicos para coleta, tratamento e monitoramento de dados. Com a adoção do Big Data gestores podem contar com a identificação de gargalos que, muitas vezes, estão gerando desperdícios desnecessariamente.

Ainda, na falta de registros ou erros que possam levar a interpretações incorretas relativas a cada um dos setores da organização, estratégias podem estar sendo definidas inadequadamente, uma vez que não há uma diferenciação clara do que está sendo bem aproveitado e o que está representando gasto.

Aplicação do Big Data no processo de tomada de decisão

A aplicação do Big Data está condicionada ao entendimento de que a tomada de decisão deve ser amparada nos dados e não mais no feeling individual ou achismos. A partir do momento que houver esta mudança na postura organizacional as vantagens da aplicação do Big Data passam a ser mais eficientes e de maior impacto.

Isso significa que toda a empresa deve estar na mesma sinergia, compartilhando informações, relatórios de vendas, cadastros de CRM e demais dados que todos os departamentos possam ter acesso, afinal, ninguém consegue montar um quebra-cabeça com apenas uma peça.

Além disso, é preciso implementar indicadores de desempenho que possam atender a empresa como um todo. Ou seja, os departamentos devem juntos definir seus KPIs e montar uma estratégia para perseguir a melhoria contínua, só assim será possível entender o quanto um número pode influenciar o outro.

Agora que você já sabe mais sobre Big Data e tomada de decisão, complemente seu conhecimento lendo mais um de nossos posts: “11 erros que podem estar atrapalhando o crescimento de sua empresa”!

Flavia Secaf

Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

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